Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14736
Title: Avanços baseados na teoria do capital humano: uma análise da obtenção de título de Mestre pelos docentes do CCJS/UFCG no período de 2006 à 2017.
Other Titles: Advances based on the theory of human capital: an analysis of the CCJS / UFCG professors obtaining a Master's degree from 2006 to 2017.
???metadata.dc.creator???: BATISTA, Jeomar Golberg Alves.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: CIRNE, Gianinni Martins Pereira.
???metadata.dc.contributor.referee1???: REIS, Cristiane Queiroz.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SIDRALLE, Adriana.
Keywords: Avanços pessoais e profissionais;Docentes;Titulação de Mestre;Prestígio profissional;Aumento na remuneração;Personal and professional advances;Faculty;Master's Degree;Professional prestige;Increase in remuneration
Issue Date: 15-Aug-2017
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: BATISTA, Jeomar Golberg Alves. Avanços baseados na teoria do capital humano: uma análise da obtenção de título de Mestre pelos docentes do CCJS/UFCG no período de 2006 à 2017. 2017. 44fl. – Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. – Sousa/PB – Brasil, 2017.
???metadata.dc.description.resumo???: A pesquisa se desenvolveu com o objetivo de identificar os avanços pessoais e profissionais dos docentes no CCJS relacionados à obtenção do título de Mestre. Para tanto, utilizou-se do proceder metodológico de caráter exploratório, com abordagem qualitativa, no qual buscou-se identificar os avanços pessoais e profissionais dos docentes no CCJS relacionados à obtenção do título de Mestre. A investigação foi executada ainda por meio de um estudo de caso, de forma descritiva, no qual se aplicou um questionário semiestruturado, composto por 22 assertivas. Desse modo, o tratamento dos dados foi feito sobre as principais características, ideias, percepções quanto aos benefícios adquiridos pelos docentes após a titulação de Mestre. Na análise foi identificado os diversos fatores que motivaram esses docentes ao ingresso do mestrado, sendo confirmado que os interesses iam além das conquistas e desenvolvimento profissional, buscando-se ainda garantir a satisfação pessoal bem como o prestígio profissional. No entanto, verificou-se que a maioria buscou aprimorar seus conhecimentos e, consequentemente obter uma diferenciação profissional, garantindo um melhor nível de renda e oportunidade de trabalho. Quanto as conquistas individuais, identificou-se entre elas o aumento na remuneração, no qual a maioria deles passaram a receber acima de 3 salários mínimos. Além de conquistarem novos postos administrativos, bem como de serem reconhecidos dentro da instituição como um profissional habilitado e competente. Constatou-se de forma geral, que o mestrado contribuiu para o amadurecimento pessoal e profissional dos mesmos, proporcionando melhorias profissionais na área em que atuam, com qualidade de vida.
Abstract: The research was developed with the objective of identifying the personal and professional advances of the teachers in the CCJS related to obtaining the title of Master. To do so, we used the methodological method of exploratory character, with a qualitative approach, in which we sought to identify the personal and professional advances of the teachers in the CCJS related to obtaining the Master's degree. The research was also performed through a case study, in a descriptive way, in which a semi-structured questionnaire was applied, consisting of 22 assertions. Thus, the treatment of the data was made on the main characteristics, ideas, and perceptions about the benefits acquired by the teachers after the Master's degree. In the analysis was identified the various factors that motivated these teachers at the entrance of the master's degree, being confirmed that the interests went beyond the achievements and professional development, seeking also to guarantee personal satisfaction as well as professional prestige. However, it was verified that the majority sought to improve their knowledge and, consequently, to obtain a professional differentiation, guaranteeing a better level of income and job opportunity. Regarding the individual achievements, one identified among them the increase in remuneration, in which the majority of them began to receive above 3 minimum wages. In addition to conquer new administrative posts, as well as being recognized within the institution as a qualified and competent professional. It was found in general that the master's degree contributed to the personal and professional maturation of the same, providing professional improvements in the area in which they work, with quality of life.
Keywords: Avanços pessoais e profissionais
Docentes
Titulação de Mestre
Prestígio profissional
Aumento na remuneração
Personal and professional advances
Faculty
Master's Degree
Professional prestige
Increase in remuneration
???metadata.dc.subject.cnpq???: Contabilidade
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14736
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Ciências Contábeis - CCJS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JEOMAR GOLBERG ALVES BATISTA - TCC C. CONTÁBEIS 2017.pdfJeomar Golberg Alves Batista - TCC Ciências Contábeis 2017242.71 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.