Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14811
Title: Documento Final do Estágio de Supervisão Escolar.
Other Titles: Final Document of the School Supervision Internship.
???metadata.dc.creator???: SOBRAL, Maria Iva Vieira.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: GOMES, Maria Ilbaniza.
Keywords: Educação;Supervisão Escolar;Ensino - aprendizagem;Alfabetização;Pré-escolar;Education;School Supervision;Teaching - Learning;Literacy;Preschool
Issue Date: Jan-1988
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SOBRAL, Maria Iva Vieira. Documento Final do Estágio de Supervisão Escolar.1988. 19f. Relatório (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 1988.
???metadata.dc.description.resumo???: A Educação Brasileira passa por uma fase precária e porque não dizer caótica, haja visto o descaso com que nossos governantes a tratam. Sabemos, pois, que num país onde o povo não se educa, torna-se difícil e lento o seu desenvolvimento, por isto nós, enquanto educadores, não podemos ficar alheios a tudo, precisamos noa movimentar, denunciar os erros, apontar os culpados e, acima de tudo, tentar fazer algo para mudar, o atual sistema de ensino. Na escola em que atuei, a situação não é muito diferente, principalmente no que se refere à atualização de conhecimentos por parte do corpo docente afetando, mais ainda, a carência advinda do processo ensino-aprendizagem. Como proposta de trabalho julguei ser necessário que se atenda às necessidades básicas das professoras em Comunicação e Expressão, assim sendo, trabalhos através de sessão de estudo, fixas de leitura, especificamente em alfabetização no pré-escolar visando a melhoria da orientação pedagógica a ser desenvolvida de acordo com às necessidades do educando adequando, assim, as tarefas ao objetivo previsto. Deste modo, o trabalho revesteu-se de esforço no sentido de transmitir uma realidade sócio-cultural e educacional vivenciada por nós.
Abstract: Brazilian education is going through a precarious phase and why not say chaotic, having seen the disregard with which our leaders treat it. We know, therefore, that in a country where the people are not educated, their development becomes difficult and slow, that is why we, as educators, cannot be oblivious to everything, we need to move, denounce mistakes, point out the culprits and above all, try to do something to change the current education system. In the school where I worked, the situation is not very different, especially with regard to the updating of knowledge on the part of the teaching staff, affecting even more the lack arising from the teaching-learning process. As a work proposal, I found it necessary to meet the basic needs of teachers in Communication and Expression, therefore, work through study session, fixed reading, specifically in pre-school literacy aimed at improving the pedagogical orientation to be developed according to the needs of the student, thus adapting the tasks to the intended objective. In this way, the work took on an effort to convey a socio-cultural and educational reality experienced by us.
Keywords: Educação
Supervisão Escolar
Ensino - aprendizagem
Alfabetização
Pré-escolar
Education
School Supervision
Teaching - Learning
Literacy
Preschool
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14811
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA IVA VIEIRA SOBRAL. TCC. LICENCIATRA EM PEAGOGIA. 1988.pdfMaria Iva Vieira Sobral. TCC. Licenciatura em Pedagogia. 1988.6.35 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.