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Title: Desdobramentos do sistema de avaliação municipal da aprendizagem (SAMA) no trabalho docente na rede municipal de ensino de Campina Grande/PB (2015-2019).
Other Titles: Developments of the municipal learning assessment system (SAMA) in teaching work in the municipal school system in Campina Grande / PB (2015-2019).
???metadata.dc.creator???: COSTA, Renally Vital da.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SILVA, Luciana Leandro da.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SILVA, Andréia Ferreira da.
???metadata.dc.contributor.referee2???: HYPOLITO, Álvaro Luiz Moreira.
Keywords: Educação básica;basic education;Educación básica;Políticas de avaliação externa;Políticas de evaluación externa;External evaluation policies;Gerencialismo;Managerialism;Neoconservadorismo;Neoconservadurismo;Neoconservatism;Sama;Trabalho docente;Teaching work;Trabajo docente
Issue Date: 31-Jul-2020
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: COSTA, R. V. da. Desdobramentos do sistema de avaliação municipal da aprendizagem (SAMA) no trabalho docente na rede municipal de ensino de Campina Grande/PB (2015-2019). 2020. 168 f. (Dissertação de Mestrado em Educação), Programa de Pós-graduação em Educação, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2020. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14821
???metadata.dc.description.resumo???: O presente estudo teve como objetivo geral analisar desdobramentos do Sistema de Avaliação Municipal da Aprendizagem (Sama) no trabalho de docentes da rede municipal de ensino de Campina Grande/PB; especificamente, buscou-se discutir as políticas de avaliação externa da educação básica implantadas no Brasil a partir da década de 1990, no âmbito federal, procurando entender suas intencionalidades e relações com as políticas adotadas no município; compreender como o Sistema de Avaliação Municipal da Aprendizagem (Sama) vem se desenvolvendo na rede e a percepção das professoras acerca dos desdobramentos desse instrumento avaliativo no seu trabalho e, por fim, refletir acerca das possibilidades e desafios dessa política para o trabalho docente na rede municipal de ensino de Campina Grande/PB. Em termos metodológicos, o trabalho transita entre elementos da teoria crítica e do pós-estruturalismo, buscando compreender de forma ampla as contradições e complexas relações de poder presentes na realidade. Algumas categorias analíticas como autonomia, regulação, responsabilização, autorresponsabilização e intensificação foram adotadas conforme as leituras que basearam nossa análise. Adotou-se a análise documental, baseada em documentos publicados pela Seduc e em notícias divulgadas em sítios oficiais sobre o tema, observações e entrevistas realizadas com a gerente de avaliação e com sete docentes que atuavam no 5º ano da rede municipal de ensino. Constatou-se que o Sama não foi devidamente regulamentado na rede, o que permite afirmar que se trata de um projeto de governo, que não conta com a participação direta das professoras na elaboração e aplicação do mesmo. Isso pressiona as escolas e profissionais a adotarem práticas de treinamento e preparação para as avaliações externas a nível nacional, de modo a melhorar os indicadores. Por meio dessa política, o poder público municipal tem feito algumas premiações, acirrando o clima de competição na rede e tem permitido maior atuação do empresariado na educação pública municipal (especialmente a Fundação Lemann); ao mesmo tempo, observa-se o avanço de medidas neoconservadoras na rede. Tudo isso tem servido para regular e restringir a autonomia do trabalho das professoras da rede municipal de ensino, de modo que muitas delas se autorresponsabilizam pelos resultados, devido a um processo de colonização das subjetividades promovido pelo conjunto de políticas neoliberais e neoconservadoras existentes no município. Ainda assim, algumas professoras problematizam tal realidade, não aceitando de forma passiva e demonstram ter um posicionamento crítico e propositivo frente a essa política.
Abstract: The present study had as its general objective to analyze developments of the Municipal Learning Assessment System (Sama) in the work of teachers from the municipal teaching network of Campina Grande / PB; specifically, it sought to discuss the external evaluation policies of basic education implemented in Brazil since the 1990s, at the federal level, seeking to understand their intentions and relations with the policies adopted in the municipality; understand how the Municipal Learning Assessment System (Sama) has been developing in the network and the teachers' perception about the consequences of this evaluative instrument in their work and, finally, reflect about the possibilities and challenges of this policy for teaching work in the network municipal education system of Campina Grande / PB. In methodological terms, the work moves between elements of critical theory and poststructuralism, seeking to comprehensively understand the contradictions and complex power relations present in reality. Some analytical categories such as autonomy, regulation, accountability, self-responsibility and intensification were adopted according to the readings that based our analysis. Documentary analysis was adopted, based on documents published by Seduc and on news published on official websites on the subject, observations and interviews conducted with the evaluation manager and with seven teachers who worked in the 5th year of the municipal school system. It was found that Sama was not properly regulated in the network, which allows us to affirm that it is a government project, which does not have the direct participation of teachers in the elaboration and application of it. This puts pressure on schools and professionals to adopt training and preparation practices for external evaluations at the national level, in order to improve the indicators. Through this policy, the municipal government has made some awards, increasing the climate of competition in the network and allowing greater participation by businessmen in municipal public education (especially the Lemann Foundation); at the same time, neoconservative measures are advancing in the network. All of this has served to regulate and restrict the autonomy of the work of teachers in the municipal school system, so that many of them take responsibility for the results, due to a process of colonization of subjectivities promoted by the set of neoliberal and neoconservative policies existing in the municipality. Even so, some teachers problematize this reality, not passively accepting it and showing that they have a critical and purposeful position in relation to this policy.
Keywords: Educação básica
basic education
Educación básica
Políticas de avaliação externa
Políticas de evaluación externa
External evaluation policies
Gerencialismo
Managerialism
Neoconservadorismo
Neoconservadurismo
Neoconservatism
Sama
Trabalho docente
Teaching work
Trabajo docente
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14821
Appears in Collections:Mestrado Acadêmico em Educação

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