Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/1482
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDCAVALCANTI, C. S. V. C.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2531237708249588pt_BR
dc.contributor.advisor1GOMES, Herman Martins.-
dc.contributor.advisor1IDGOMES, H. M.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4223020694433271pt_BR
dc.contributor.referee1QUEIROZ, José Eustáquio Rangel de.-
dc.contributor.referee2CAVALCANTI, George Darmiton da Cunha.-
dc.description.resumoAlém de ser uma das mais populares formas de arte, a fotografia também é uma forma de lazer e ferramenta de trabalho. Com a redução dos preços e a conseqüente popularização dos equipamentos e acessórios necessários à fotografia, especialmente o preço das câmeras digitais, é crescente o interesse por novos algoritmos e ferramentas que favoreçam a captura de imagens com maior qualidade. Diante do exposto, a presente dissertação objetivou a proposição e desenvolvimento de algoritmos capazes de detectar e corrigir falhas na composição fotográfica. As regras de composição fotográfica, em geral, são heurísticas utilizadas por fotógrafos que se difundiram a ponto de serem denominadas de “regras”. Mesmo não sendo consenso entre os fotógrafos, é possível que a implementação destas regras possa levar um fotógrafo amador, sem conhecimento prévio de fotografia, a produzir fotografias de alta qualidade e teor profissional. Neste trabalho são propostas duas alternativas para a correção da composição: um método para correção on-line, no qual a foto final só é obtida após satisfeitas algumas condições de qualidade, e outro para a correção off-line, o qual classifica (ou modifica) a imagem a posteriori. Para tanto, são utilizados algoritmos destinados à detecção e correção de problemas no posicionamento do tema. Os resultados foram avaliados em dois experimentos. No primeiro experimento, os usuários concordaram em até 65% com os resultados obtidos pelo sistema, através de uma análise subjetiva. No segundo experimento,foi mostrado como é possível, utilizando-se apenas uma câmera Pan-Tilt-Zoom (câmera dotada de três graus de liberdade sendo dois de rotação e um do campo de visão),localizar e fotografar pessoas em um determinado ambiente a partir das regras de composição desenvolvidas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEIpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃOpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqCiência da Computação.pt_BR
dc.titleAlgoritmos para composição automática de fotografias.pt_BR
dc.date.issued2007-07-30-
dc.description.abstractBesides being one of the most popular forms of art, photography is often used for a wide variety of purposes, including professional and entertainment ones. Nowadays, since cameras (specially digital ones) are less expensive and more popular, there is an increasing need for tools to help photographers (both amateurs and professionals) to obtain photographs of better quality. Within this context, algorithms for detection and correction of errors on the composition of a photograph are proposed in this work. Photographic composition rules are heuristics used by photographers, which became so wides pread that they are now also known as“rules”. Photographers, however, are not unanimous about the use of some of those rules. Despite of that it is possible that the use of photographic composition rules can improve the quality of amateur photographs, leveling them to a professional standard. In this dissertation, two approaches are proposed to automate composition rules: an on-line method, in which a picture is only taken when a number of conditions is satisfied; and an off-line method,which classifiers or corrects the image after it has been acquired. Hence, algorithms for detecting and correcting problems on subject positioning are used. Two experiments were used to evaluate the performance of the system. The first one shows that users agree with the correction performed on 65% of the photographs, through a subjective analysis. By using only a Pan-Tilt-Zoom camera and the composition rules implemented in this work, the second experiment shows howto locate and photograph human subjects ina given environment.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/1482-
dc.date.accessioned2018-08-17T13:42:57Z-
dc.date.available2018-08-17-
dc.date.available2018-08-17T13:42:57Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectComposição Automática de Fotografiaspt_BR
dc.subjectFotografias Digitaispt_BR
dc.subjectFotos - Composição Automáticapt_BR
dc.subjectEnquadramento de Temaspt_BR
dc.subjectDetecção de Temaspt_BR
dc.subjectCâmera Pan-Tilt-Zoompt_BR
dc.subjectAlgoritmos para Composição Fotográficapt_BR
dc.subjectComposição Fotográficapt_BR
dc.subjectRegra do Zoompt_BR
dc.subjectRegra dos Terços - Fotografiapt_BR
dc.subjectRegra da Integridadept_BR
dc.subjectPhotographic Compositionpt_BR
dc.subjectAutomatic Photo Compositionpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorCAVALCANTI, Cláudio Sebastião Vasconcelos da Cunha.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeAlgorithms for automatic composition of photographs.pt_BR
dc.identifier.citationCAVALCANTI, Cláudio Sebastião Vasconcelos da Cunha. Algoritmos para composição automática de fotografias. 2007. 156 f. (Dissertação de Mestrado em Ciência da Computação) Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2007. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/1482pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Ciência da Computação.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CLÁUDIO SABASTIÃO VASCONCELOS DA CUNHA CAVALCANTI - DISSERTAÇÃO PPGCC 2007..pdfCláudio Sebastião Vasconcelos da Cunha Cavalcanti - Dissertação PPGCC 2007.10.26 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.