Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14843
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator.ID | SILVA, C. M. M. | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3536622085134473 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | GALVÃO, Lilian Kelly de Sousa. | - |
dc.contributor.advisor1ID | GALVÃO, L. K. S. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1813864142204954 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | AMORIM, Betânia Maria Oliveira de. | - |
dc.contributor.referee2 | ALENCAR, Thalita Lays Fernandes de. | - |
dc.description.resumo | A compreensão e o reconhecimento das emoções são fundamentais para o aprimoramento de um harmonioso e saudável desenvolvimento infantil. Esse Relato de Experiência tem como objetivo principal discutir a inserção da educação emocional no contexto escolar durante o estágio em Psicologia do Desenvolvimento. O público alvo foram crianças entre 4 e 5 anos de idade, que, no decorrer de um semestre letivo, foram estimuladas a participar de vivências em grupo que tinham como foco principal a educação de competências emocionais. Mais precisamente, foram promovidas atividades voltadas para o reconhecimento das emoções e para o desenvolvimento de habilidades sociais (empatia, assertividade, resolução de conflitos). As experiências vividas foram registradas em um diário de campo e analisadas por meio de análises qualitativas de conteúdo. Depois da realização das intervenções, observou-se que foi construído um espaço de liberdade de expressão de emoções, bem como se constatou o desenvolvimento de diferentes habilidades sociais. Com base na experiência relatada, propõe-se que as escolas se apropriem de projetos como esse, não apenas de forma pontual e esporádica, mas, de modo contínuo e persistente. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Centro de Ciências Biológicas e da Saúde - CCBS | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Psicologia. | - |
dc.title | Educação emocional na educação infantil: estágio em psicologia do desenvolvimento. | pt_BR |
dc.date.issued | 2018-02-26 | - |
dc.description.abstract | Emotional comprehension and recognition are prime understandings in the development of emotional competencies, for they are critical in ensuring a healthy and harmonious child development. It is through these competencies that a child percieves and evaluates experiences provided by their medium in a positive and autonomous manner. This article's goal is to report the importance of Emotional Education in the school context through intervention activities carried out during a Psychology of Socio-emotional Development internship by a group of Psychology students, in a Early Childhood Education facility. Thus, based on theorical and methodological assumptions of Emotional Education, activities aimed at socio-emotional development were carried out, promoting the formation of citizens with a critical and autonomous conscience, as well as emotional recognition faculty. As a result of the applied activities, it is intended to lead the children to: 1) Recognize emotions; 2) Develop social abilities; 3) Manage conflict scenarios. It is concluded that the promotion of these activities in the early childhood education efficiently promotes necessary changes in the emotional recognition of each child in the school environment. However, continuity of interventions based on Emotional Education is necessary in school environments so that it can promote children's emotional understanding and recognition in the face of the possibility of constructing positive strategies for conflict management. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14843 | - |
dc.date.accessioned | 2020-09-02T16:18:39Z | - |
dc.date.available | 2020-09-02 | - |
dc.date.available | 2020-09-02T16:18:39Z | - |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil - emoções | - |
dc.subject | Educação emocional - educação infantil | - |
dc.subject | Psicologia do desenvolvimento | - |
dc.subject | Competência emocional | - |
dc.subject | Desenvolvimento infantil | - |
dc.subject | Educação de competências emocionais | - |
dc.subject | Desenvolvimento de habilidades sociais - crianças | - |
dc.subject | Desenvolvimento da criança - psicologia | - |
dc.subject | Socialização infantil | - |
dc.subject | Early childhood education - emotions | - |
dc.subject | Emotional education - early childhood education | - |
dc.subject | Emotional comprehension and recognition | - |
dc.subject | Educación de la primera infancia - emociones | - |
dc.subject | Psicología del desarrollo | - |
dc.subject | Desarrollo infantil | - |
dc.subject | Educación en habilidades emocionales | - |
dc.subject | Desarrollo de habilidades sociales - niños | - |
dc.subject | Desarrollo Infantil -psicología | - |
dc.subject | Socialización infantil | - |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | SILVA, Camilla Mendes de Melo. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Emotional education in early childhood education: developmental psychology stage. | pt_BR |
dc.title.alternative | La educación emocional en la educación infantil: pasantía en psicología del desarrollo. | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Camila Mendes de Melo. Educação emocional na educação infantil: estágio em psicologia do desenvolvimento. 2018. 23fl. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Bacharelado em Psicologia, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Campus Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14843 | pt_BR |
dc.description.resumen | La comprensión y el reconocimiento de las emociones son fundamentales para la mejora de un desarrollo infantil armónico y saludable. Este Informe de Experiencia tiene como principal objetivo discutir la inserción de la educación emocional en el contexto escolar durante la pasantía en Psicología del Desarrollo. El público objetivo fueron niños entre 4 y 5 años, quienes, durante un semestre escolar, fueron incentivados a participar de experiencias grupales que tuvieron como eje principal la educación de habilidades emocionales. En concreto, se impulsaron actividades dirigidas al reconocimiento de emociones y al desarrollo de habilidades sociales (empatía, asertividad, resolución de conflictos). Las experiencias vividas fueron registradas en un diario de campo y analizadas a través del análisis de contenido cualitativo. Luego de realizar las intervenciones se observó que se construyó un espacio para la libertad de expresión de las emociones, así como el desarrollo de diferentes habilidades sociales. Con base en la experiencia reportada, se propone que las escuelas se apropien de proyectos como este, no solo de manera puntual y esporádica, sino de manera continua y persistente. | - |
Appears in Collections: | Curso de Bacharelado em Psicologia CCBS |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
CAMILLA MENDES DE MELO SILVA - TCC PSICOLOGIA CCBS 2018.pdf | Camila Mendes de Melo Silva - TCC Psicologia CCBS 2018 | 230.51 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.