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Title: Terapia cognitivo-comportamental para o transtorno de ansiedade generalizada: o caso Beth.
Other Titles: Cognitive-behavioral therapy for generalized anxiety disorder: the Beth case.
Terapia cognitivo-conductual para el trastorno de ansiedad generalizada: el caso de Beth.
???metadata.dc.creator???: MORAIS, Daniela de Almeida.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: AZEVEDO, Regina Lígia Wanderlei de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: LIMA, Flávio Lúcio Almeida.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SANTOS, Jacqueline Matias dos.
Keywords: Terapia cognitivo-comportamental;Transtorno de Ansiedade Generalizada;Psicologia clínica;Psicoeducação do modelo cognitivo;Empirismo colaborativo - Psicologia;Transtornos de ansiedade;Conceituação cognitiva;Torta da responsabilidade - Psicologia;Questionário Socrático;Reestruturação cognitiva;Ressignificação cognitiva;Evocação de pensamentos automáticos;Dessensibilização sistemática;Cognitive-behavioral therapy;Psychoeducation of the cognitive model;Anxiety disorders;Construction of an therapeutic relationship;Collaborative empiricism;Cognitive restructuring;Cognitive resignification;Evocation of automatic thoughts;Socratic questioning;Systematic desensitization;Daily Record of Thoughts;Evidence exams;Responsibility Pie;Cognitive conceptualization;Clinical psychology;Terapia de conducta cognitiva;Psicoeducación del modelo cognitivo;Desórdenes de ansiedad;Conceptualización cognitiva;Pastel de responsabilidad - Psicología;Cuestionario socrático
Issue Date: 12-Mar-2018
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: MORAIS, Daniela de Almeida. Terapia cognitivo-comportamental para o transtorno de ansiedade generalizada: o caso Beth. 2018. 26 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Bacharelado em Psicologia, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Campus Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14847
???metadata.dc.description.resumo???: O presente trabalho teve como objetivo apresentar um caso clínico de uma paciente do sexo feminino que foi diagnosticada com Transtorno de Ansiedade Generalizada, tendo como base a abordagem cognitivo-comportamental. A paciente Beth (nome fictício) é uma jovem de 25 anos de idade, estudante de pós-graduação de uma universidade pública localizada no interior da Paraíba e esteve em acompanhamento psicoterápico individual, tendo vivenciado 15 sessões. Os atendimentos ocorreram no Serviço Escola de uma Universidade Federal do Estado supracitado, tendo como responsável uma estagiária de Psicologia que era semanalmente orientada por uma professora com formação em terapia cognitivo-comportamental. Como técnicas interventivas foram utilizadas a Psicoeducação do modelo cognitivo, da ansiedade e dos transtornos de ansiedade, construção da relação terapêutica, empirismo colaborativo, reestruturação/ressignificação cognitiva, evocação de pensamentos automáticos através do questionamento socrático, dessensibilização sistemática, Registro Diário de Pensamentos, exames de evidências, torta da responsabilidade, conceitualização cognitiva, dentre outras. Percebeu-se que em 15 sessões a paciente evoluiu no que se refere a lidar com os sintomas fisiológicos da ansiedade, a compreender seu modelo cognitivo e a ressignificação das suas crenças centrais. Tal percepção foi possível pelo discurso da paciente assim como pela observação de comportamentos assertivos que antes não existiam.
Abstract: The present study aimed to present a clinical case of a female patient who was diagnosed with Generalized Anxiety Disorder, based on the cognitive-behavioral approach. The patient Beth (fictitious name) is a 25-year-old female graduate student from a public university located in the interior of Paraíba/Brazil and was undergoing individual psychotherapy, having had 15 sessions. Attendance occurred at the School Service of a Federal University of the State mentioned above, with a psychology trainee who was weekly guided by a teacher with training in cognitive-behavioral therapy. Interventional techniques included psychoeducation of the cognitive model, anxiety and anxiety disorders, construction of an therapeutic relationship, collaborative empiricism, cognitive restructuring/resignification, evocation of automatic thoughts through socratic questioning, systematic desensitization, Daily Record of Thoughts, evidence exams, Responsibility Pie, cognitive conceptualization, among others. It was noticed that in 15 sessions the patient evolved to deal with the physiological symptoms of anxiety, to understand her cognitive model and the resignification of her central beliefs. Such perception was made possible by the patient's discourse as well as the observation of assertive behaviors that did not exist before.
???metadata.dc.description.resumen???: El presente trabajo tuvo como objetivo presentar un caso clínico de una paciente a quien se le diagnosticó Trastorno de Ansiedad Generalizada, basado en el enfoque cognitivo-conductual. La paciente Beth (nombre ficticio) es una estudiante de posgrado de una universidad pública ubicada en el interior de Paraíba, de 25 años, que se sometió a un seguimiento psicoterapéutico individual, habiendo experimentado 15 sesiones. Las consultas se realizaron en el Servicio Escolar de una Universidad Federal del mencionado Estado, con un interno a cargo de Psicología quien semanalmente era guiado por un docente capacitado en terapia cognitivo-conductual. Se utilizaron como técnicas de intervención psicoeducación del modelo cognitivo, ansiedad y trastornos de ansiedad, construcción de la relación terapéutica, empirismo colaborativo, reestructuración/resignificación cognitiva, evocación de pensamientos automáticos a través del cuestionamiento socrático, desensibilización sistemática, Registro Diario de Pensamientos, exámenes. , pastel de responsabilidad, conceptualización cognitiva, entre otros. Se notó que en 15 sesiones la paciente evolucionó en el manejo de los síntomas fisiológicos de la ansiedad, comprendiendo su modelo cognitivo y redefiniendo sus creencias fundamentales. Esta percepción fue posible tanto por el habla del paciente como por la observación de comportamientos asertivos que antes no existían.
Keywords: Terapia cognitivo-comportamental
Transtorno de Ansiedade Generalizada
Psicologia clínica
Psicoeducação do modelo cognitivo
Empirismo colaborativo - Psicologia
Transtornos de ansiedade
Conceituação cognitiva
Torta da responsabilidade - Psicologia
Questionário Socrático
Reestruturação cognitiva
Ressignificação cognitiva
Evocação de pensamentos automáticos
Dessensibilização sistemática
Cognitive-behavioral therapy
Psychoeducation of the cognitive model
Anxiety disorders
Construction of an therapeutic relationship
Collaborative empiricism
Cognitive restructuring
Cognitive resignification
Evocation of automatic thoughts
Socratic questioning
Systematic desensitization
Daily Record of Thoughts
Evidence exams
Responsibility Pie
Cognitive conceptualization
Clinical psychology
Terapia de conducta cognitiva
Psicoeducación del modelo cognitivo
Desórdenes de ansiedad
Conceptualización cognitiva
Pastel de responsabilidad - Psicología
Cuestionario socrático
???metadata.dc.subject.cnpq???: Psicologia
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14847
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