Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14869
Title: Treinamento, desenvolvimento de educação de professores no Município de São Francisco - PB.
Other Titles: Training, development of teacher education in the city of São Francisco - PB.
???metadata.dc.creator???: VIEIRA, Francisca Regina Queiroga.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: MELO, Wellington Ferreira de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: BARBOSA, Maria de Fátima Nóbrega.
???metadata.dc.contributor.referee2???: DELFINO, Islania Andrade de Lira.
Keywords: Educação continuada;Gestão de pessoas;Capacitação profissional;Continuing education;People management;Professional training;Especialização;Specialization
Issue Date: 2017
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: VIEIRA, Francisca Regina Queiroga. Treinamento, desenvolvimento de educação de professores no Município de São Francisco - PB. 2017. 60fl. – Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. – Sousa/PB – Brasil, 2017.
???metadata.dc.description.resumo???: Desde os primeiros passos do período republicano no Brasil, as questões relacionadas à educação pública nasceram com a força opressora da elite dominante sobre a massa de trabalhadores. Nos dias atuais, embora com avanços significativos dos direitos constitucionais, temas relacionados a educação, a exemplo da capacitação continuada de professores, ainda é gerador de controvérsias e discussões. Esta pesquisa teve como objetivo geral conhecer as percepções dos professores da rede municipal de ensino do município de São Francisco - PB em relação às políticas de treinamento, desenvolvimento e educação (TD&E) de pessoas. A revisão bibliográfica tratou da evolução da Administração de Recursos Humanos, dos processos de TD&E e ainda da Gestão de Pessoas no Serviço Público. Os procedimentos metodológicos foram classificados em exploratório, descritivo, quantitativo, de campo e documental. Os dados foram coletados em junho de 2017 através de um questionário adaptado do INEP, com 30 questões de múltipla escolha, escalonado e dividido em seis dimensões. Dentre as principais conclusões, destaca-se que a maioria dos professores declarou necessidade de especializações, principalmente na área de estudantes com deficiências e necessidades especiais.
Abstract: From the earliest steps of the republican period in Brasil, issues related to public education were born with the oppressive force of the ruling elite over the mass of workers. Nowadays, although with significant advances in constitutional rights, issues related to education, such as continuing teacher training, still generate controversy and discussion. This research had as general objective to know the perceptions of the teachers of the municipal network of education of the municipality of São Francisco-PB in relation to the policies of training, development and education (TD & E) of people. The bibliographic review dealt with the evolution of the Human Resources Administration, the TD & E processes and the People Management in the Public Service. The methodological procedures were classified in exploratory, descriptive, quantitative, field and documentary. Data were collected in June 2017 through a questionnaire adapted from the INEP, with 30 multiple choice questions, scaled and divided into six dimensions. Among the main conclusions, it is highlighted that the majority of teachers declared a need for specializations, especially in the area of students with disabilities and special needs.
Keywords: Educação continuada
Gestão de pessoas
Capacitação profissional
Continuing education
People management
Professional training
Especialização
Specialization
???metadata.dc.subject.cnpq???: Administração
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14869
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Administração - CCJS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FRANCISCA REGINA QUEIROGA VIEIRA - TCC ADMINISTRAÇÃO 2017.pdfFrancisca Regina Queiroga Vieira -TCC Administração 2017350.64 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.