Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14873
Title: A mulher e a obra de Almodóvar: uma leitura desde a lente lacaniana acerca do gozo feminino.
Other Titles: The woman and almodóvar's work: a reading from the Lacanian lens on female enjoyment.
La mujer y la obra de Almodóvar: una lectura desde la lente lacaniana sobre el goce femenino.
???metadata.dc.creator???: SILVA, Ilana Barros de Medeiros.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SILVA, Gabriela Valle Dupim da.
???metadata.dc.contributor.referee1???: NÓBREGA , karynna Magalhães Barros da.
???metadata.dc.contributor.referee2???: GARCIA, Glacy Gonzales Gorski.
Keywords: Gozo feminino;Psicanálise Lacaniana;Almodóvar;Pedro Almodóvar - Análise psicanalítica;Gozo não-todo fálico - Psicnálise;Feminine jouissance;Lacanian Psychoanalysis;Tudo dobre minha mãe - filme - Almodóvar;Fale com ela - filme - Almodóvar;Volver - filme - Almodóvar;Mulheres à beira de um ataque de nervos - filme - Almodóvar;De salto alto - filme - Almodóvar;Mulheres e representação cinematográfica;Women and cinematographic representation;Disfrute femenino;No-todo goce fálico - Psicoanálisis;Goce femenino;Todo sobre mi madre - película - Almodóvar;Habla con ella - Cine - Almodóvar
Issue Date: 14-Mar-2018
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVA, Ilana Barros de Medeiros. A mulher e a obra de Almodóvar: uma leitura desde a lente lacaniana acerca do gozo feminino. 2018. 26 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Bacharelado em Psicologia, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Campus Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14873
???metadata.dc.description.resumo???: Este artigo é fruto da pesquisa em psicanálise de orientação lacaniana intitulada "As mulheres de Almodóvar: sobre os excessos do gozo feminino", realizada por meio do Programa de Iniciação Científica da Universidade Federal de Campina Grande. Historicamente, autores como Freud e Lacan utilizaram mitos na construção de suas teorias, como forma de ilustrar a transmissão de suas ideias. Utilizamos neste trabalho elementos dos filmes do diretor Pedro Almodóvar para elucidar pontos da teoria, acedendo a autores que produzem sobre o feminino no ponto de vista da psicanálise. Objetiva-se discorrer acerca do conceito lacaniano de gozo e como este se encontra retratado nos filmes de Pedro Almodóvar, realizando a leitura de textos psicanalíticos acerca do gozo não-todo fálico e do feminino. Foram trabalhados conceitos como A Mulher, o gozo feminino - aquele que não é totalmente drenado pela mediação fálica –, e a devastação, que acontece na relação da mulher com sua mãe e com suas parcerias amorosas.
Abstract: This article is the result of a research in lacanian psychoanalysis entitled as "The women of Almodóvar: about the excesses of the female jouissance", developed by the Scientific Initiation Program of the Universidade Federal de Campina Grande. Historically, authors such as Freud and Lacan have used myths in their theories as a way of illustrating the transmission of their ideas. In this text we use elements of the films of the director Pedro Almodóvar to elucidate points of the theory, acceding to authors who produce about the feminine in the point of view of the psychoanalysis. This work aims to discuss the lacanian concept of jouissance and how it is portrayed in the films of Pedro Almodóvar, through the reading of psychoanalytic texts about jouissance beyond phallus and feminine. We worked on concepts such as The Woman, feminine jouissance - that is not totally drained by phallic mediation - and the ravage, that happens in the woman's relationship with her mother and with her love partnerships.
???metadata.dc.description.resumen???: Este artículo es resultado de una investigación en psicoanálisis de orientación lacaniana titulada "Las mujeres de Almodóvar: sobre los excesos del goce femenino", realizada a través del Programa de Iniciación Científica de la Universidad Federal de Campina Grande. Históricamente, autores como Freud y Lacan utilizaron mitos en la construcción de sus teorías, como una forma de ilustrar la transmisión de sus ideas. En este trabajo utilizamos elementos del cine del director Pedro Almodóvar para dilucidar puntos de teoría, accediendo a autores que producen sobre lo femenino desde el punto de vista del psicoanálisis. El objetivo es discutir el concepto lacaniano de goce y cómo es retratado en las películas de Pedro Almodóvar, leyendo textos psicoanalíticos sobre el goce que no es del todo fálico y femenino. Se trabajaron conceptos como La Mujer, el goce femenino -aquel que no es vaciado del todo por la mediación fálica- y la devastación que se produce en la relación de la mujer con su madre y con sus relaciones amorosas.
Keywords: Gozo feminino
Psicanálise Lacaniana
Almodóvar
Pedro Almodóvar - Análise psicanalítica
Gozo não-todo fálico - Psicnálise
Feminine jouissance
Lacanian Psychoanalysis
Tudo dobre minha mãe - filme - Almodóvar
Fale com ela - filme - Almodóvar
Volver - filme - Almodóvar
Mulheres à beira de um ataque de nervos - filme - Almodóvar
De salto alto - filme - Almodóvar
Mulheres e representação cinematográfica
Women and cinematographic representation
Disfrute femenino
No-todo goce fálico - Psicoanálisis
Goce femenino
Todo sobre mi madre - película - Almodóvar
Habla con ella - Cine - Almodóvar
???metadata.dc.subject.cnpq???: Psicologia.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14873
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Psicologia CCBS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ILANA BARROS DE MEDEIROS SILVA - TCC PSICOLOGIA CCBS 2018.pdfIlana Barros de Medeiros Silva - TCC Psicologia CCBS 2018341.16 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.