Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14873
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSILVA, I. B. M.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2443437503050358pt_BR
dc.contributor.advisor1SILVA, Gabriela Valle Dupim da.-
dc.contributor.advisor1IDSILVA, G. V. D.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6665862602062717pt_BR
dc.contributor.referee1NÓBREGA , karynna Magalhães Barros da.-
dc.contributor.referee2GARCIA, Glacy Gonzales Gorski.-
dc.description.resumoEste artigo é fruto da pesquisa em psicanálise de orientação lacaniana intitulada "As mulheres de Almodóvar: sobre os excessos do gozo feminino", realizada por meio do Programa de Iniciação Científica da Universidade Federal de Campina Grande. Historicamente, autores como Freud e Lacan utilizaram mitos na construção de suas teorias, como forma de ilustrar a transmissão de suas ideias. Utilizamos neste trabalho elementos dos filmes do diretor Pedro Almodóvar para elucidar pontos da teoria, acedendo a autores que produzem sobre o feminino no ponto de vista da psicanálise. Objetiva-se discorrer acerca do conceito lacaniano de gozo e como este se encontra retratado nos filmes de Pedro Almodóvar, realizando a leitura de textos psicanalíticos acerca do gozo não-todo fálico e do feminino. Foram trabalhados conceitos como A Mulher, o gozo feminino - aquele que não é totalmente drenado pela mediação fálica –, e a devastação, que acontece na relação da mulher com sua mãe e com suas parcerias amorosas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Biológicas e da Saúde - CCBSpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqPsicologia.-
dc.titleA mulher e a obra de Almodóvar: uma leitura desde a lente lacaniana acerca do gozo feminino.pt_BR
dc.date.issued2018-03-14-
dc.description.abstractThis article is the result of a research in lacanian psychoanalysis entitled as "The women of Almodóvar: about the excesses of the female jouissance", developed by the Scientific Initiation Program of the Universidade Federal de Campina Grande. Historically, authors such as Freud and Lacan have used myths in their theories as a way of illustrating the transmission of their ideas. In this text we use elements of the films of the director Pedro Almodóvar to elucidate points of the theory, acceding to authors who produce about the feminine in the point of view of the psychoanalysis. This work aims to discuss the lacanian concept of jouissance and how it is portrayed in the films of Pedro Almodóvar, through the reading of psychoanalytic texts about jouissance beyond phallus and feminine. We worked on concepts such as The Woman, feminine jouissance - that is not totally drained by phallic mediation - and the ravage, that happens in the woman's relationship with her mother and with her love partnerships.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14873-
dc.date.accessioned2020-09-02T19:33:54Z-
dc.date.available2020-09-02-
dc.date.available2020-09-02T19:33:54Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectGozo feminino-
dc.subjectPsicanálise Lacaniana-
dc.subjectAlmodóvar-
dc.subjectPedro Almodóvar - Análise psicanalítica-
dc.subjectGozo não-todo fálico - Psicnálise-
dc.subjectFeminine jouissance-
dc.subjectLacanian Psychoanalysis-
dc.subjectTudo dobre minha mãe - filme - Almodóvar-
dc.subjectFale com ela - filme - Almodóvar-
dc.subjectVolver - filme - Almodóvar-
dc.subjectMulheres à beira de um ataque de nervos - filme - Almodóvar-
dc.subjectDe salto alto - filme - Almodóvar-
dc.subjectMulheres e representação cinematográfica-
dc.subjectWomen and cinematographic representation-
dc.subjectDisfrute femenino-
dc.subjectNo-todo goce fálico - Psicoanálisis-
dc.subjectGoce femenino-
dc.subjectTodo sobre mi madre - película - Almodóvar-
dc.subjectHabla con ella - Cine - Almodóvar-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Ilana Barros de Medeiros.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe woman and almodóvar's work: a reading from the Lacanian lens on female enjoyment.pt_BR
dc.title.alternativeLa mujer y la obra de Almodóvar: una lectura desde la lente lacaniana sobre el goce femenino.-
dc.identifier.citationSILVA, Ilana Barros de Medeiros. A mulher e a obra de Almodóvar: uma leitura desde a lente lacaniana acerca do gozo feminino. 2018. 26 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Bacharelado em Psicologia, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Campus Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14873pt_BR
dc.description.resumenEste artículo es resultado de una investigación en psicoanálisis de orientación lacaniana titulada "Las mujeres de Almodóvar: sobre los excesos del goce femenino", realizada a través del Programa de Iniciación Científica de la Universidad Federal de Campina Grande. Históricamente, autores como Freud y Lacan utilizaron mitos en la construcción de sus teorías, como una forma de ilustrar la transmisión de sus ideas. En este trabajo utilizamos elementos del cine del director Pedro Almodóvar para dilucidar puntos de teoría, accediendo a autores que producen sobre lo femenino desde el punto de vista del psicoanálisis. El objetivo es discutir el concepto lacaniano de goce y cómo es retratado en las películas de Pedro Almodóvar, leyendo textos psicoanalíticos sobre el goce que no es del todo fálico y femenino. Se trabajaron conceptos como La Mujer, el goce femenino -aquel que no es vaciado del todo por la mediación fálica- y la devastación que se produce en la relación de la mujer con su madre y con sus relaciones amorosas.-
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Psicologia CCBS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ILANA BARROS DE MEDEIROS SILVA - TCC PSICOLOGIA CCBS 2018.pdfIlana Barros de Medeiros Silva - TCC Psicologia CCBS 2018341.16 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.