Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14878
Title: Análise das representações sociais dos jovens nos livros didáticos de sociologia.
Other Titles: Analysis of social representations of young people in sociology textbooks
???metadata.dc.creator???: ARRUDA, Tiago de Melo.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: LIMA, Severino José de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: PAULO, Maria De Assunção Lima de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: MEUCCI, Simone.
Keywords: Representação Social;Social Representation;Representacion Social;Jovens;Joven;Young;Livro Didático;Textbook
Issue Date: 10-Mar-2020
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: ARRUDA, T. de M. Análise das representações sociais dos jovens nos livros didáticos de sociologia. 2020. 98 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia), Programa de Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional, Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2020.
???metadata.dc.description.resumo???: Esta dissertação tem por objetivo analisar as representações sociais de juventude presentes nos livros didáticos de Sociologia aprovados no PNLD 2018, problematizando como o jovem da zona rural ou de pequenas cidades, especificamente do semiárido brasileiro, é, ou não, representado nestes materiais. Dessa forma, o que chama a atenção no momento é o tratamento que os autores dos livros didáticos (e as editoras responsáveis por estes livros) dão às diferentes representações, ou mesmo aos diferentes tipos de jovens e expressões da juventude, reforçando posições sociais e mecanismos simbólicos de exclusão.
Abstract: This dissertation aims to analyze the social representations of youth present in the Sociology textbooks approved in PNLD 2018, questioning how young people from rural areas or small cities, specifically from the Brazilian semiarid region, are or are not represented in these materials. Thus, what calls our attention at the moment is the treatment that textbook authors (and the publishers responsible for these books) give to different representations, or eve n todifferent types of young people and youth expressions, reinforcing social positi ons andsymbolic mechanisms of exclusion
Keywords: Representação Social
Social Representation
Representacion Social
Jovens
Joven
Young
Livro Didático
Textbook
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação
Sociologia
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14878
Appears in Collections:Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional - Campus de Campina Grande

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TIAGO DE MELO ARRUDA – DISSERTAÇÃO (PROFSOCIO) 2020.pdf1.22 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.