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Title: Censo socioeconômico dos alunos do curso de Administração - ano 2017.
Other Titles: Socioeconomic census of business Administration students - year 2017.
???metadata.dc.creator???: QUEIROGA, José Carlos Vieira de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: OLIVERA, Marcos Macri.
???metadata.dc.contributor.referee1???: PEREIRA, Alexandre Wallace Ramos.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SILVA, Orlando Gomes da.
Keywords: Administração;Perfil socioeconômico;Realidade social;Políticas estudantis;Planejamento didático;Administration;Socioeconomic profile;Social reality;Student policies;Didactic planning
Issue Date: 2017
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: QUEIROGA, José Carlos Vieira de. Censo socioeconômico dos alunos do curso de Administração - ano 2017. 2017. 65fl. – Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. – Sousa/PB – Brasil, 2017.
???metadata.dc.description.resumo???: O mundo vem passando por mudanças constantes, todas as áreas da Ciência vêm enfrentando transformações frequentemente, em frente ao grande número de informações inseridas ferozmente na sociedade. Com a Administração não é diferente, os métodos e técnicas vêm se adaptando conforme os anos. O aluno das instituições de ensino será o futuro administrador, ou seja, será uma agente social, capaz de promover mudanças no ambiente em que atua. Dada a sua importância, seria relevante conhecer o perfil desse futuro Administrador. A presente pesquisa teve o objetivo de traçar o perfil socioeconômico dos alunos do Curso de Administração do Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, da Universidade Federal de Campina Grande, buscando descobrir, também, aspectos da realidade social, cultural e acadêmica dos referidos discentes. A metodologia utilizada para este trabalho foi através de pesquisa descritiva e exploratória, de natureza quantitativa, por meio de um questionário estruturado. O universo da pesquisa constituiu de todos os alunos matriculados ativamente no Curso e que eram frequentes as aulas. Os dados foram organizados e tabulados com o auxílio do programa Excel, utilizando estatística descritiva, para a geração de gráficos e tabelas. Concluiu-se com esta pesquisa que a maior parte do universo é do sexo masculino, tem entre 16 e 27 anos, é considerada branca e parda, são solteiros, mora em casa ou apartamento, reside ainda com a família, estudou integralmente em escola pública e cursou pelo ensino regular. A maioria dos estudantes disse ter uma renda de menos de 1 a 2 salários mínimos, rendimento familiar entre 1 e 5 salários mínimos, trabalha em atividade na qual se preparou, exerce função no setor privado, e tem a área do comércio e outros serviços como ramo de trabalho. Os principais motivos pela escolha do curso foram: identificação e desejo de realizar o mesmo, falta de opção na localidade onde reside, a pretensão de obter um diploma e um emprego melhor. Entre os assuntos de maior interesse e preocupação por parte dos alunos, questões relativas a serviços públicos e a situação econômica do país, se destacaram. A pesquisa se mostra importante ao nível que seus resultados servem de base para uma análise ambiental, que proporcione a preparação de planejamentos didáticos, e construção de políticas estudantis que atraiam e incentivem a aluno na Universidade.
Abstract: The world has been undergoing constant changes, all areas of science have been facing transformations often, in front of the large number of information inserted fiercely in society. With the Administration is no different, the methods and techniques have been adapting according to the years. The student of educational institutions will be the future administrator, that is, will be a social agent, capable of promoting changes in the environment in which it operates. Given its importance, it would be relevant to know the profile of this future Administrator. The present research had the objective of tracing the socioeconomic profile of the students of the Administration Course of the Center of Juridical and Social Sciences of the Federal University of Campina Grande, seeking also to discover aspects of the social, cultural and academic reality of said students. The methodology used for this work was through descriptive and exploratory research, of a quantitative nature, through a structured questionnaire. The research universe consisted of all students actively enrolled in the Course and classes were frequent. The data were organized and tabulated with the aid of the Excel program, using descriptive statistics, for the generation of graphs and tables. It was concluded with this research that most of the universe is male, is between 16 and 27 years old, is considered white and brown, are single, live at home or apartment, still live with the family, studied fully in public school and attended regular education. The majority of the students said that they had an income of less than 1 to 2 minimum wages, family income between 1 and 5 minimum wages, worked in activity in which they prepared themselves, worked in the private sector, and had the area of commerce and other services as line of work. The main reasons for choosing the course were: identification and desire to do the same, lack of choice in the locality where you reside, the claim to obtain a diploma and a better job. Among the issues of greatest interest and concern on the part of the students, questions related to public services and the economic situation of the country, stood out. The research is important to the extent that its results serve as the basis for an environmental analysis, which provides for the preparation of didactic planning, and the construction of student policies that attract and encourage students at the University.
Keywords: Administração
Perfil socioeconômico
Realidade social
Políticas estudantis
Planejamento didático
Administration
Socioeconomic profile
Social reality
Student policies
Didactic planning
???metadata.dc.subject.cnpq???: Administração
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14882
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Administração - CCJS

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