Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14912
Title: | Avaliação adaptativa informatizada do controle inibitório de adolescentes em conflito com a lei: perspectivas de interface entre a neuropsicologia cognitiva e a tecnologia da informação. |
Other Titles: | Computerized adaptive assessment of the inhibitory control of adolescents in conflict with the law: perspectives of interface between cognitive neuropsychology and information technology. Evaluación adaptativa computarizada del control inhibitorio en adolescentes en conflicto con la ley: perspectivas de interfaz entre la neuropsicología cognitiva y la tecnología de la información. |
???metadata.dc.creator???: | MOREIRA, Jessica Daniele Silva. |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | MELO, Monilly Ramos Araujo. |
???metadata.dc.contributor.referee1???: | BATISTA, José Roniere Morais. |
???metadata.dc.contributor.referee2???: | ALBUQUERQUE , Emily Souza Gaião e. |
Keywords: | Adolescentes em conflito com a lei;Funções executivas - psicologia;Processos cognitivos;Memória de trabalho - psicologia;Controle inibitório - psicologia;Flexibilidade cognitiva;Avaliação neuropsicológica - adolescentes;Testagem adaptativa informatizada - psicologia;Teoria de resposta ao Item - psicologia;Adolescentes em medida socioeducativa;Alfa de Cronbach - valores;Modelo logístico - ML3 - psicologia;Psicologia e tecnologia da informação;Teste informatizado - psicologia;Análise de requistos - software - psicologia;Informatização em Psicologia;Teens in conflict with the law;Executive functions - Psychology;Cognitive processes - adolescents;Working memory - psychology;Inhibitory control - psychology;Cognitive flexibility;Neuropsychological assessment - adolescents;Computerized adaptive testing - psychology;Item Response theory -psychology;Adolescents in socio-educational measure;Psychology and information technology;Computerized test - psychology;Requirements analysis - software - Psychology;Computerization in psychology;Construção de software - psicologia;Software construction - psychology;Tecnologia aplicada à psicologia;Technology applied to psychology;Adolescentes en conflicto con la ley;Funciones ejecutivas - psicología;Evaluación neuropsicológica - adolescentes;Pruebas adaptativas informatizadas - psicología;Teoría de la respuesta al Ítem - psicología;Psicología y tecnología de la información. |
Issue Date: | 27-Jun-2018 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | MOREIRA, Jessica Daniele Silva. Avaliação adaptativa informatizada do controle inibitório de adolescentes em conflito com a lei: perspectivas de interface entre a neuropsicologia cognitiva e a tecnologia da informação. 2018. 52f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Bacharelado em Psicologia, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Campus Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14912 |
???metadata.dc.description.resumo???: | As funções executivas se referem a um conjunto de processos cognitivos integrados que permitem ao indivíduo, planejar, iniciar, e monitorar comportamentos dirigidos à determinada finalidade. No que concerne aos seus componentes, apesar de não haver consenso na literatura grande parte dos estudos apontam para a existência de uma tríade principal composta pela Memória de Trabalho, Controle Inibitório e Flexibilidade Cognitiva. O desenvolvimento dessas funções se inicia ainda na infância e é estendido durante o período da adolescência, com a ocorrência de grande especialização destas funções nessa fase. Acredita-se que alterações nessas habilidades podem implicar em comportamentos desadaptativos, dessa maneira, observa-se que a ocorrência de atos de impulsividade nessa faixa etária está diretamente relacionada ao desenvolvimento ainda incompleto do controle inibitório. Partindo disto, cada vez mais frequentemente esta demanda acarreta uma preocupação para aqueles que trabalham com a avaliação neuropsicológica de adolescentes, principalmente pela escassez de instrumentos adequados, atrativos, validados e normatizados para essa faixa etária. Assim, este trabalho objetivou a construção um instrumento de testagem Adaptativa Informatizada, fundamentado na Teoria de Resposta ao Item (TRI) para avaliação do componente controle inibitório em adolescentes considerados em conflito com a lei. Para tanto realizou-se um estudo empírico com 70 adolescentes entre 14 e 18 anos que atualmente cumprem medida socioeducativa em regime de internação no Complexo Padre Otavio dos Santos – Lar do Garoto. A análise via TRI foi empreendida por meio da constatação do modelo logístico ML3, a partir do qual os itens foram ajustados, apresentando confiabilidade conforme apontam os valores do Alfa de Cronbach. Por sua vez, como procedimento para verificação de indícios de validade da tarefa, utilizou-se a validação convergente a partir da qual verificou-se a relação entre os escores da tarefa construída e os de um teste já validado para avaliação de construtos similares, o Five Digit Test. Os resultados apontaram que a tarefa é capaz de avaliar o controle inibitório, tendo em vista que a correlação dos escores de erro entre os instrumentos obteve níveis consideráveis de significância. Verificou-se ainda que o uso da tecnologia da informação (TI) no processo de avaliação neuropsicológica torna o processo mais dinâmico e atrativo para o avaliado, além de mais prático e econômico para o avaliador. Executive functions refer to a set of integrated cognitive processes that allow the individual to plan, initiate, and monitor behaviors directed toward a particular goal. With regard to its components, although there is no consensus in the literature most studies point to the existence of a main triad composed of Working Memory, Inhibitory Control and Cognitive Flexibility. The development of these functions begins in childhood and is extended during adolescence, with the occurrence of great specialization of these functions in this phase. It is believed that changes in these skills may imply maladaptive behaviors, in this way, it is observed that the occurrence of acts of impulsiveness in this age group is directly related to the still incomplete development of inhibitory control. Starting from this, each this demand is more and more often a concern for those who work with the neuropsychological assessment of adolescents, mainly due to the lack of adequate, attractive, validated and standardized instruments for this age group. so this The aim of this work was to build a Computerized Adaptive Testing Instrument, based on the Item Response Theory (IRT) to evaluate the control component inhibitory factor in adolescents considered to be in conflict with the law. For this purpose, a study was carried out empirical study with 70 adolescents between 14 and 18 years old who are currently serving a socio-educational internment in Complexo Padre Otavio dos Santos – Lar do Boy. The analysis via TRI was undertaken through the observation of the ML3 logistic model, from which the items were adjusted, presenting reliability as pointed out by the Cronbach's alpha values. In turn, as a procedure for verifying signs of validity of the task, convergent validation was used from which the relationship between between the scores of the constructed task and those of a test already validated for evaluating constructs similar tests, the Five Digit Test. The results showed that the task is able to assess the control inhibitory, considering that the correlation of error scores between the instruments obtained considerable levels of significance. It was also found that the use of information technology (TI) in the neuropsychological assessment process makes the process more dynamic and attractive to evaluated, in addition to being more practical and economical for the evaluator. |
???metadata.dc.description.resumen???: | Las funciones ejecutivas se refieren a un conjunto de procesos cognitivos integrados que Permitir que el individuo planifique, inicie y controle comportamientos dirigidos hacia un determinado meta. En cuanto a sus componentes, aunque no hay consenso en la literatura la mayoría de los estudios apuntan a la existencia de una tríada principal compuesta por Memoria de Trabajo, Control Inhibitorio y Flexibilidad Cognitiva. El desarrollo de estos funciones comienza en la niñez y se prolonga durante la adolescencia, con la ocurrencia de gran especialización de estas funciones en esta fase. Se cree que los cambios en estas habilidades puede implicar comportamientos desadaptativos, de esta manera, se observa que la ocurrencia de actos de impulsividad en este grupo etario está directamente relacionado con el desarrollo aún incompleto del control inhibitorio. A partir de esto, cada esta demanda es cada vez más una preocupación para quienes trabajan con la evaluación neuropsicológica de los adolescentes, principalmente por la falta de instrumentos adecuados, atractivos, validados y estandarizados para este grupo de edad. así que esto El objetivo de este trabajo fue construir un Instrumento Computarizado de Pruebas Adaptativas, basado en la Teoría de Respuesta al Ítem (IRT) para evaluar el componente de control factor inhibitorio en adolescentes considerados en conflicto con la ley. Para ello, se llevó a cabo un estudio estudio empírico con 70 adolescentes entre 14 y 18 años que actualmente se encuentran cumpliendo una internamiento socioeducativo en Complexo Padre Otavio dos Santos – Lar do Chico. El análisis vía TRI se realizó a través de la observación del modelo logístico ML3, a partir de la cual se ajustaron los ítems, presentando confiabilidad como lo señala el Valores alfa de Cronbach. A su vez, como procedimiento de verificación de signos de validez de la tarea, se utilizó la validación convergente a partir de la cual se entre las puntuaciones de la tarea construida y las de una prueba ya validada para evaluar constructos pruebas similares, la prueba de los cinco dígitos. Los resultados mostraron que la tarea es capaz de evaluar el control inhibitoria, considerando que la correlación de puntajes de error entre los instrumentos obtenidos niveles considerables de significación. También se encontró que el uso de las tecnologías de la información (TI) en el proceso de evaluación neuropsicológica hace que el proceso sea más dinámico y atractivo para evaluado, además de ser más práctico y económico para el evaluador. |
Keywords: | Adolescentes em conflito com a lei Funções executivas - psicologia Processos cognitivos Memória de trabalho - psicologia Controle inibitório - psicologia Flexibilidade cognitiva Avaliação neuropsicológica - adolescentes Testagem adaptativa informatizada - psicologia Teoria de resposta ao Item - psicologia Adolescentes em medida socioeducativa Alfa de Cronbach - valores Modelo logístico - ML3 - psicologia Psicologia e tecnologia da informação Teste informatizado - psicologia Análise de requistos - software - psicologia Informatização em Psicologia Teens in conflict with the law Executive functions - Psychology Cognitive processes - adolescents Working memory - psychology Inhibitory control - psychology Cognitive flexibility Neuropsychological assessment - adolescents Computerized adaptive testing - psychology Item Response theory -psychology Adolescents in socio-educational measure Psychology and information technology Computerized test - psychology Requirements analysis - software - Psychology Computerization in psychology Construção de software - psicologia Software construction - psychology Tecnologia aplicada à psicologia Technology applied to psychology Adolescentes en conflicto con la ley Funciones ejecutivas - psicología Evaluación neuropsicológica - adolescentes Pruebas adaptativas informatizadas - psicología Teoría de la respuesta al Ítem - psicología Psicología y tecnología de la información. |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | Psicologia. |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14912 |
Appears in Collections: | Curso de Bacharelado em Psicologia CCBS |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
JESSICA DANIELE SILVA MOREIRA - TCC PSICOLOGIA CCBS 2018.pdf | Jessica Daniele Silva Moreira - TCC Psicologia CCBS 2018 | 630.17 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.