Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14921
Title: "Eles trazem remédios bons para curar os cristãos": uma análise da representação de cura em hinários do Santo Daime.
Other Titles: "They bring good medicines to heal Christians": an analysis of the healing representation in Snto Daime hymnals.
"Traen buena medicina para curar a los cristianos": un análisis de la representación de la curación en Santo Daime hinários.
???metadata.dc.creator???: GUSMÃO, Joyce Raílla de Araújo Silva.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: OLIVEIRA FILHO, Pedro de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: MORAES, Maristela de Melo.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SÁ, Lorena Bandera Melo de.
Keywords: Representação de cura;Santo Daime;Hinários do Santo Daime;Doutrina do Santo Daime;Fenômeno da cura - Santo Daime;Análise discursiva - hinários;Representação discursiva - cura;Análise de Conteúdo - Bardin;Análise de discurso;Doutrina Daimista;Fenômeno da cura - Daimismo;Música e cura - Daimismo;Hinos religiosos - cura;Healing representation;Religião amazônica - Santo Daime;Discursive representation - healing;Representación de la curación;Doctrina del Santo Daime;Fenómeno de curación - Santo Daime;Análisis del habla;Doctrina Daimista;Fenómeno de curación - Daimismo;Análisis del habla Doctrina Daimista;Música y Sanación - Daimismo;Himnos religiosos - sanación
Issue Date: 10-Dec-2018
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: GUSMÃO, Joyce Raílla de Araújo Silva. "Eles trazem remédios bons para curar os cristãos": uma análise da representação de cura em hinários do Santo Daime. 2018. 36f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Bacharelado em Psicologia, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Campus Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14921
???metadata.dc.description.resumo???: Neste trabalho foi realizado um estudo documental qualitativo que teve como objeto de análise as representações do fenômeno da cura em três hinários da doutrina do Santo Daime: “O Cruzeiro”, “O Justiceiro” e “Nova Jerusalém”. O objetivo geral do trabalho foi analisar de que forma representa-se discursivamente a cura nestes hinários. Os objetivos específicos foram: Identificar e classificar os agentes da cura na doutrina e seus níveis; identificar e classificar as fontes do mal e as estratégias usadas para combatê-lo; identificar e classificar os hinos que apresentam essa temática; identificar e classificar as enfermidades presentes; e delimitar o papel e a relevância dos hinários para a doutrina. Foi utilizada a técnica de análise de conteúdo de Bardin (2011) de tipo categorial, que consiste em um leque de apetrechos cuja flexibilidade permite dar conta do campo comunicativo sobre o qual se estenda a análise, de modo a buscar o conteúdo implícito das mensagens. Foram considerados os dois principais expoentes da doutrina na seleção dos hinários: Irineu Serra e Sebastião Mota de Melo. Fez-se uso dos seguintes descritores: sofrer, bem/mal, cura, saúde, doença e variantes. Foram selecionados 28 hinos para compor o corpus de análise. A posteriori, criaram-se três categorias: Hino-Instrução, Sofrimento-Salvação e Entidades Curadoras. Percebeu-se que certos hinos demonstraram clara tendência a externalizar mensagens que exprimem o sentido de uma instrução, um conselho, trazem ensinamentos para orientar os adeptos (“Hino- Instrução”); a ideia de que o sofrimento é uma consequência de nossos próprios atos como uma resposta à desobediência dos ensinamentos (“Sofrimento e Salvação”), ou a apresentação de seres do panteão daimista que se mostram como seres de cura (Entidades Curadoras). Ao final, aporta-se a conclusão de que a dimensão da cura nos hinos do Santo Daime é fundamental para alimentar discursivamente a ritualística empregada e a doutrina construída. Compreende-se o “trabalho” na sua totalidade, mas também nos seus detalhes, como veículo de tratamento físico e espiritual. Tal fenômeno, a cura, apresenta-se no nascimento da doutrina daimista, na sua maioridade e nos seus desdobramentos, e se traduz na história e no conteúdo dos hinos que compões as suas compilações cardeais: O Cruzeiro, O Justiceiro e a Nova Jerusalém.
Abstract: In this work, a qualitative documental study was carried out whose object of analysis was the representations of the phenomenon of healing in three hinários of the Santo Daime doctrine: “O Cruzeiro”, “O Punisher” and “Nova Jerusalem”. The general objective of the work was to analyze how healing is discursively represented in these hymnals. The specific objectives were: To identify and classify the healing agents in the doctrine and their levels; identify and classify the sources of evil and the strategies used to combat it; identify and classify the hymns that present this theme; identify and classify the diseases present; and to delimit the role and relevance of hymnals for the doctrine. Bardin's (2011) categorical content analysis technique was used, which consists of a range of devices whose flexibility allows to account for the communicative field over which the analysis extends, in order to seek the implicit content of the messages. The two main exponents of the doctrine were considered in the selection of hinários: Irineu Serra and Sebastião Mota de Melo. The following descriptors were used: suffering, good/bad, cure, health, disease and variants. 28 hymns were selected to compose the analysis corpus. Subsequently, three categories were created: Hymn-Instruction, Suffering-Salvation and Healing Entities. It was noticed that certain hymns showed a clear tendency to externalize messages that express the meaning of an instruction, advice, bring teachings to guide the adepts (“Hymn-Instruction”); the idea that suffering is a consequence of our own acts as a response to disobeying the teachings (“Suffering and Salvation”), or the presentation of beings from the daimist pantheon who show themselves as healing beings (Healing Entities). In the end, the conclusion is reached that the dimension of healing in the Santo Daime hymns is fundamental to discursively feed the rituals employed and the doctrine constructed. “Work” is understood in its entirety, but also in its details, as a vehicle for physical and spiritual treatment. This phenomenon, the cure, appears in the birth of the Daimist doctrine, in its coming of age and in its developments, and is reflected in the history and content of the hymns that make up its cardinal compilations: O Cruzeiro, O Justiceiro and a Nova Jerusalem.
???metadata.dc.description.resumen???: En este trabajo, se realizó un estudio documental cualitativo cuyo objeto de análisis fueron las representaciones del fenómeno de la curación en tres hinários de la doctrina del Santo Daime: “O Cruzeiro”, “O Punisher” y “Nova Jerusalem”. El objetivo general del trabajo fue analizar cómo se representa discursivamente la sanación en estos himnarios. Los objetivos específicos fueron: Identificar y clasificar los agentes curativos en la doctrina y sus niveles; identificar y clasificar las fuentes del mal y las estrategias utilizadas para combatirlo; identificar y clasificar los himnos que presentan este tema; identificar y clasificar las enfermedades presentes; y delimitar el papel y la relevancia de los himnarios para la doctrina. Se utilizó la técnica de análisis de contenido categórico de Bardin (2011), que consiste en una serie de dispositivos cuya flexibilidad permite dar cuenta del campo comunicativo sobre el que se extiende el análisis, con el fin de buscar el contenido implícito de los mensajes. Los dos principales exponentes de la doctrina fueron considerados en la selección de hinários: Irineu Serra y Sebastião Mota de Melo. Se utilizaron los siguientes descriptores: sufrimiento, bueno/malo, cura, salud, enfermedad y variantes. Se seleccionaron 28 himnos para componer el corpus de análisis. Posteriormente, se crearon tres categorías: Entidades Himno-Instrucción, Sufrimiento-Salvación y Sanación. Se notó que ciertos himnos mostraron una clara tendencia a exteriorizar mensajes que expresan el sentido de una instrucción, consejo, traer enseñanzas para orientar a los adeptos (“Himno-Instrucción”); la idea de que el sufrimiento es consecuencia de nuestros propios actos como respuesta a la desobediencia de las enseñanzas (“Sufrimiento y Salvación”), o la presentación de seres del panteón daimista que se muestran como seres sanadores (Entidades Sanadoras). Al final, se llega a la conclusión de que la dimensión de sanación en los himnos del Santo Daime es fundamental para alimentar discursivamente los rituales empleados y la doctrina construida. “Obra” se entiende en su totalidad, pero también en sus detalles, como vehículo de tratamiento físico y espiritual. Este fenómeno, la cura, aparece en el nacimiento de la doctrina daimista, en su madurez y en sus desarrollos, y se refleja en la historia y el contenido de los himnos que componen sus compilaciones cardinales: O Cruzeiro, O Justiceiro y un Nueva Jerusalén.
Keywords: Representação de cura
Santo Daime
Hinários do Santo Daime
Doutrina do Santo Daime
Fenômeno da cura - Santo Daime
Análise discursiva - hinários
Representação discursiva - cura
Análise de Conteúdo - Bardin
Análise de discurso
Doutrina Daimista
Fenômeno da cura - Daimismo
Música e cura - Daimismo
Hinos religiosos - cura
Healing representation
Religião amazônica - Santo Daime
Discursive representation - healing
Representación de la curación
Doctrina del Santo Daime
Fenómeno de curación - Santo Daime
Análisis del habla
Doctrina Daimista
Fenómeno de curación - Daimismo
Análisis del habla Doctrina Daimista
Música y Sanación - Daimismo
Himnos religiosos - sanación
???metadata.dc.subject.cnpq???: Psicologia.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14921
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Psicologia CCBS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JOYCE RAÍLLA DE ARAÚJO SILVA GUSMÃO - TCC PSICOLOGIA CCBS 2018.PDF Joyce Raílla de Araújo Silva Gusmão -TCC Psicologia CCBC 2018341.97 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.