Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14921
Title: "Eles trazem remédios bons para curar os cristãos": uma análise da representação de cura em hinários do Santo Daime.
Other Titles: "They bring good medicines to heal Christians": an analysis of the healing representation in Snto Daime hymnals.
???metadata.dc.creator???: GUSMÃO, Joyce Raílla de Araújo Silva.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: OLIVEIRA FILHO, Pedro de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: MORAES, Maristela de Melo.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SÁ, Lorena Bandera Melo de.
Keywords: Representação de Cura;Santo Daime;Hinários do Santo Daime;Doutrina do Santo Daime;Fenômeno da Cura - Santo Daime;Análise Discursiva - Hinários;Representação Discursiva - Cura;Análise de Conteúdo - Bardin;Análise do Discurso;Doutrina Daimista;Fenômeno da Cura - Daimismo;Música e Cura - Daimismo;Hinos Religiosos - Cura;Healing Representation;Religião Amazônica - Santo Daime;Discursive Representation - Healing
Issue Date: 10-Dec-2018
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: GUSMÃO, Joyce Raílla de Araújo Silva. "Eles trazem remédios bons para curar os cristãos": uma análise da representação de cura em hinários do Santo Daime. 36f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Bacharelado em Psicologia, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Campus Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018.
???metadata.dc.description.resumo???: Neste trabalho foi realizado um estudo documental qualitativo que teve como objeto de análise as representações do fenômeno da cura em três hinários da doutrina do Santo Daime: “O Cruzeiro”, “O Justiceiro” e “Nova Jerusalém”. O objetivo geral do trabalho foi analisar de que forma representa-se discursivamente a cura nestes hinários. Os objetivos específicos foram: Identificar e classificar os agentes da cura na doutrina e seus níveis; identificar e classificar as fontes do mal e as estratégias usadas para combatê-lo; identificar e classificar os hinos que apresentam essa temática; identificar e classificar as enfermidades presentes; e delimitar o papel e a relevância dos hinários para a doutrina. Foi utilizada a técnica de análise de conteúdo de Bardin (2011) de tipo categorial, que consiste em um leque de apetrechos cuja flexibilidade permite dar conta do campo comunicativo sobre o qual se estenda a análise, de modo a buscar o conteúdo implícito das mensagens. Foram considerados os dois principais expoentes da doutrina na seleção dos hinários: Irineu Serra e Sebastião Mota de Melo. Fez-se uso dos seguintes descritores: sofrer, bem/mal, cura, saúde, doença e variantes. Foram selecionados 28 hinos para compor o corpus de análise. A posteriori, criaram-se três categorias: Hino-Instrução, Sofrimento-Salvação e Entidades Curadoras. Percebeu-se que certos hinos demonstraram clara tendência a externalizar mensagens que exprimem o sentido de uma instrução, um conselho, trazem ensinamentos para orientar os adeptos (“Hino- Instrução”); a ideia de que o sofrimento é uma consequência de nossos próprios atos como uma resposta à desobediência dos ensinamentos (“Sofrimento e Salvação”), ou a apresentação de seres do panteão daimista que se mostram como seres de cura (Entidades Curadoras). Ao final, aporta-se a conclusão de que a dimensão da cura nos hinos do Santo Daime é fundamental para alimentar discursivamente a ritualística empregada e a doutrina construída. Compreende-se o “trabalho” na sua totalidade, mas também nos seus detalhes, como veículo de tratamento físico e espiritual. Tal fenômeno, a cura, apresenta-se no nascimento da doutrina daimista, na sua maioridade e nos seus desdobramentos, e se traduz na história e no conteúdo dos hinos que compões as suas compilações cardeais: O Cruzeiro, O Justiceiro e a Nova Jerusalém.
Keywords: Representação de Cura
Santo Daime
Hinários do Santo Daime
Doutrina do Santo Daime
Fenômeno da Cura - Santo Daime
Análise Discursiva - Hinários
Representação Discursiva - Cura
Análise de Conteúdo - Bardin
Análise do Discurso
Doutrina Daimista
Fenômeno da Cura - Daimismo
Música e Cura - Daimismo
Hinos Religiosos - Cura
Healing Representation
Religião Amazônica - Santo Daime
Discursive Representation - Healing
???metadata.dc.subject.cnpq???: Psicologia.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14921
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Psicologia CCBS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JOYCE RAÍLLA DE ARAÚJO SILVA GUSMÃO - TCC PSICOLOGIA 2018.pdfJoyce Raílla de Araújo Silva Gusmão - TCC Psicologia - 2018.376.06 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.