Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14927
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSILVA, L. A. P.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1818680782230239pt_BR
dc.contributor.advisor1CARNEIRO, Virginia Teles.-
dc.contributor.advisor1IDCARNEIRO, V. T.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9632590679008170pt_BR
dc.description.resumoOs desafios da vida universitária estão para além do ingresso nas universidades. Não apenas a passagem do ensino médio para o ensino superior, como também a permanência e conclusão bem-sucedida na graduação constam entre os principais desafios que o estudante universitário pode vir a enfrentar. No caso de estudantes de origem popular, os desafios são ainda maiores. Para eles, a adaptação e permanência no Ensino Superior dependem não apenas da oferta de bolsas, do acesso à moradia, alimentação e transporte, por exemplo, mas também de acesso a apoio psicopedagógico e psicológico que contemplem as dimensões subjetiva, interpessoal, educacional, institucional e de carreira. Objetiva-se, assim, compreender as possibilidades de inserção da psicologia na assistência estudantil universitária procurando identificar se essa atuação dialoga com as ações afirmativas que visam promover a permanência dos estudantes cotistas. Trata-se de um estudo explicativo, pois intenciona explicar a ocorrência de um fenômeno e qualitativo porque se propõe a alcançar um levantamento mais denso dos dados do problema que objetiva investigar. Para tanto, optou-se pela revisão sistemática da literatura intencionando-se investigar o que vem sendo feito e/ou estudado por psicólogos que trabalham no contexto da assistência estudantil universitária. A interpretação dos dados se deu por meio da Análise de Conteúdo. Merece destaque a baixa quantidade de estudos que focalizaram este tema, bem como a prevalência de atuações pautadas em práticas individualizantes, em especial, voltadas para a clínica e a psicologia escolar e educacional focando a atuação apenas nos alunos de modo a isentar outros atores sociais envolvidos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Biológicas e da Saúde - CCBSpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqPsicologia.-
dc.titlePossibilidade de atuação do psicólogo na assistência estudantil universitária: interface entre as ações afirmativas e a promoção da permanência dos estudantes.pt_BR
dc.date.issued2018-
dc.description.abstractThe challenges of university life are beyond entry into universities. Not only the transition from high school to higher education, but also the permanence and successful completion of graduation are among the main challenges the university student can face. In the case of students of popular origin, the challenges are even greater. For them, adaptation and permanence in Higher Education depend not only on the provision of scholarships, access to housing, food and transportation, for example, but also of support psycho-pedagogic and psychological access that encompassing dimensions subjective interpersonal, educational, institutional dimensions. and of career. The objective is to understand the possibilities of insertion of psychology in the social assistance to the university student, trying to identify if this action dialogues with the affirmative actions that aim to promote the permanence of the quotaholders. This is an explanatory study, because it intends to explain the occurrence of a phenomenon and qualitative, since it proposes to carry out a denser survey of the data of the problem that is intended to investigate. Therefore, we opted for the systematic review of the literature in order to investigate what was done and / or studied by psychologists working in the context of the assistance of university students. The interpretation of the data was done through Content Analysis. It is worth noting the low number of studies found that focus on this theme, as well as the prevalence of actions based on individualizing practices, especially focused on clinical, school and educational psychology, focusing only on students,exemptingother social actors involved.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14927-
dc.date.accessioned2020-09-03T18:47:34Z-
dc.date.available2020-09-03-
dc.date.available2020-09-03T18:47:34Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectAssistência estudantil - psicologia-
dc.subjectPsicologia - assistência estudantil universitária-
dc.subjectAções afirmativas-
dc.subjectPermanência de estudantes - universidade-
dc.subjectAssistência psicológica - estudantes-
dc.subjectPsicólogo e assistência estudantil-
dc.subjectAtuação do Psicólogo - assistência estudantil-
dc.subjectEstudantes cotistas-
dc.subjectAssistência estudantil universitária-
dc.subjectAnálise de Conteúdo - Bardin-
dc.subjectEducação superior - assistência estudantil - psicologia-
dc.subjectEstudantes universitários - assistência psicológica-
dc.subjectStudent assistance - psychology-
dc.subjectStudent attendance-
dc.subjectPractice of psychologist-
dc.subjectPsychology - university student assistance-
dc.subjectAffirmative actions - college students-
dc.subjectStudent residence - university-
dc.subjectPsychological assistance - students-
dc.subjectPsychological support - students-
dc.subjectPsychologist and student assistance-
dc.subjectPsychologist performance - student assistance-
dc.subjectQuota students-
dc.subjectUniversity student assistance-
dc.subjectContent Analysis - Bardin-
dc.subjectPsicología - atención al estudiante universitario-
dc.subjectAcciones afirmativas-
dc.subjectEstancia de estudiantes - universidad-
dc.subjectPsicólogo y asistencia al estudiante-
dc.subjectRol del psicólogo - asistencia al estudiante-
dc.subjectEstudiantes cuota-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Leonídia Aparecida Pereira da.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativePossibility of the psychologist's performance in university student assistance: interface between affirmative actions and the promotion of students' permanence.  pt_BR
dc.title.alternativePosibilidad de actuación del psicólogo en la asistencia a estudiantes universitarios: interfaz entre las acciones afirmativas y la promoción de la permanencia estudiantil.-
dc.identifier.citationSILVA, Leonídia Aparecida Pereira da. Possibilidade de atuação do psicólogo na assistência estudantil universitária: interface entre as ações afirmativas e a promoção da permanência dos estudantes. 2018. 53f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Bacharelado em Psicologia, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Campus Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14927pt_BR
dc.description.resumenLos retos de la vida universitaria van más allá de ingresar a las universidades. No solo el paso del bachillerato a la educación superior, sino también la permanencia y culminación exitosa de la graduación se encuentran entre los principales desafíos que pueden enfrentar los estudiantes universitarios. En el caso de los estudiantes de origen popular, los desafíos son aún mayores. Para ellos, la adaptación y permanencia en la Educación Superior depende no solo de la oferta de becas, acceso a vivienda, alimentación y transporte, por ejemplo, sino también del acceso a apoyos psicopedagógicos y psicológicos que aborden las dimensiones subjetiva, interpersonal, educativa, institucional. y carrera Por lo tanto, el objetivo es comprender las posibilidades de incluir la psicología en la atención de estudiantes universitarios, buscando identificar si esta acción dialoga con acciones afirmativas que tienen como objetivo promover la permanencia de los estudiantes de cuota. Este es un estudio explicativo, ya que pretende explicar la ocurrencia de un fenómeno y cualitativo, ya que se propone lograr un levantamiento más denso de los datos del problema que pretende investigar. Por lo tanto, optamos por una revisión sistemática de la literatura, con la intención de investigar lo que ha sido hecho y/o estudiado por psicólogos que actúan en el contexto de la asistencia a estudiantes universitarios. La interpretación de los datos se realizó a través del Análisis de Contenido. Vale la pena mencionar el bajo número de estudios que se centraron en este tema, así como la prevalencia de acciones basadas en prácticas individualizadoras, en particular, centradas en la psicología clínica y escolar y educativa, centrándose solo en los estudiantes con el fin de eximir a otros actores sociales. involucrado. .-
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Psicologia CCBS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LEONÍDIA APARECIDA PEREIRA DA SILVA - TCC PSICOLOGIA CCBS 2018.pdfLeonídia Aparecida Pereira da Silva - TCC Psicologia CCBS 2018606.66 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.