Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14928
Title: Oficina de criatividade como recurso para permanência: uma pesquisa-ação com estudantes universitários.
Other Titles: Creativity workshop as a resource for permanence: an action research with university students.
Taller de creatividad como recurso para la permanencia: una investigación acción con estudiantes universitarios.
???metadata.dc.creator???: SOARES, Monalisa Peixoto.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: CARNEIRO, Virginia Teles.
???metadata.dc.contributor.referee1???: MORAES, Maristela de Melo.
???metadata.dc.contributor.referee2???: LIMA, Flávio Lúcio Almeida.
Keywords: Oficina de criatividade - estudantes universitários;Permanência na universidade - estudantes;Pesquisa-ação;Afiliação universitária;Evasão universitária;Assistência estudantil universitária - permanência;Intervenção - permanência estudantil universitária;University stay - students;Action research;University affiliation;University dropout;University student assistance - permanence;Intervention - university student stay;Ensino superior;Estilo pedagógico - professores universitários;Motivação no ambiente acadêmico - estudantes;University education;Pedagogical style - university professors;Motivation in the academic environment - students;Taller de creatividad - estudiantes universitarios;Estancia en la universidad - estudiantes;Investigación para la acción;Afiliación universitaria;Abandono universitario;Asistencia a estudiantes universitarios - permanencia;Enseñanza superior;Motivación en el ambiente académico - estudiantes
Issue Date: 16-Mar-2018
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SOARES, Monalisa Peixoto. Oficina de criatividade como recurso para permanência: uma pesquisa-ação com estudantes universitários. 2018. 31f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Bacharelado em Psicologia, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Campus Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em:http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14928
???metadata.dc.description.resumo???: A entrada na universidade provoca rupturas na vida afetiva, familiar e acadêmica dos estudantes. Pesquisas realizadas nos últimos três anos sobre aspectos da afiliação estudantil apontaram para a necessidade de uma intervenção. O estudo se orientou pela metodologia da pesquisa-ação, a partir da criação de um grupo de apoio acadêmico, utilizando a Oficina de Criatividade como ferramenta de intervenção e entrevistas semiestruturadas para avaliação do grupo. Os resultados obtidos através da Análise Temática, geraram temas e categorias que revelaram ameaças à afiliação, bem como denotaram a oficina como facilitadora para permanência. O grupo foi descrito como local de acolhimento, escuta e autonomia, permitindo expressão subjetiva, percepção do coletivo e incentivo à afiliação. Conclui-se que o grupo de apoio é uma ferramenta necessária para as políticas institucionais de assistência estudantil. Foi possível observar a relevância da pesquisa-ação e das oficinas para um aprofundamento nas formas de intervenção junto aos estudantes.
Abstract: The entrance in the university causes ruptures in the affective, familiar and academic life. Initiation researches in the last three years about aspects of affiliation pointed to the need for an intervention. The research was guided by the action-research methodology, from the creation of an academic support group, using Creativity Workshops as an intervention tool and semistructured interviews for group evaluation. The results obtained through the Thematic Analysis, generated themes and categories that revealed threats to the affiliation, as well as denoting the workshop workshop as a facilitador for permanence. The group was described as a place of welcome, listening and autonomy, allowing subjective expression, perception of collective and incentive to affiliation. It is concluded that the support group is a necessary tool for the institutional politics of student assistance. It was possible to observe the relevance of action-research and workshops for a deepening of the forms of intervention with the students.
???metadata.dc.description.resumen???: La entrada en la universidad provoca rupturas en la vida afectiva, familiar y académica. Las investigaciones de iniciación científica realizadas en los últimos tres años sobre aspectos de la afiliación apunta a la necesidad de una intervención. La investigación se orientó por la metodología de la investigación-acción, a partir de la creación de un grupo de apoyo académico, utilizando los Talleres de Creatividad como herramienta de intervención y entrevistas semiestructuradas para evaluación del grupo. Los resultados obtenidos a través del Análisis Temático, generaron temas y categorías que revelaron amenazas a la afiliación, así como denotaron el taller como facilitador de permanencia. El grupo fue descrito como lugar de acogida, escucha y autonomía, permitiendo expresión subjetiva, percepción del colectivo e incentivo a la afiliación. Se concluye que el grupo de apoyo es una herramienta necesaria para las políticas institucionales de asistencia estudiantil. Fue posible observar la relevancia de la investigación-acción y de los talleres para una profundización en las formas de intervención junto a los estudiantes.
Keywords: Oficina de criatividade - estudantes universitários
Permanência na universidade - estudantes
Pesquisa-ação
Afiliação universitária
Evasão universitária
Assistência estudantil universitária - permanência
Intervenção - permanência estudantil universitária
University stay - students
Action research
University affiliation
University dropout
University student assistance - permanence
Intervention - university student stay
Ensino superior
Estilo pedagógico - professores universitários
Motivação no ambiente acadêmico - estudantes
University education
Pedagogical style - university professors
Motivation in the academic environment - students
Taller de creatividad - estudiantes universitarios
Estancia en la universidad - estudiantes
Investigación para la acción
Afiliación universitaria
Abandono universitario
Asistencia a estudiantes universitarios - permanencia
Enseñanza superior
Motivación en el ambiente académico - estudiantes
???metadata.dc.subject.cnpq???: Psicologia.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14928
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Psicologia CCBS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MONALISA PEIXOTO SOARES - TCC PSICOLOGIA CCBS 2018.pdfMonalisa Peixoto Soares - TCC Psicologia CCBS 2018448.28 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.