Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14928
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSOARES, M. P.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9048246079047178pt_BR
dc.contributor.advisor1CARNEIRO, Virginia Teles.-
dc.contributor.advisor1IDCARNEIRO, V. T.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9632590679008170pt_BR
dc.contributor.referee1MORAES, Maristela de Melo.-
dc.contributor.referee2LIMA, Flávio Lúcio Almeida.-
dc.description.resumoA entrada na universidade provoca rupturas na vida afetiva, familiar e acadêmica dos estudantes. Pesquisas realizadas nos últimos três anos sobre aspectos da afiliação estudantil apontaram para a necessidade de uma intervenção. O estudo se orientou pela metodologia da pesquisa-ação, a partir da criação de um grupo de apoio acadêmico, utilizando a Oficina de Criatividade como ferramenta de intervenção e entrevistas semiestruturadas para avaliação do grupo. Os resultados obtidos através da Análise Temática, geraram temas e categorias que revelaram ameaças à afiliação, bem como denotaram a oficina como facilitadora para permanência. O grupo foi descrito como local de acolhimento, escuta e autonomia, permitindo expressão subjetiva, percepção do coletivo e incentivo à afiliação. Conclui-se que o grupo de apoio é uma ferramenta necessária para as políticas institucionais de assistência estudantil. Foi possível observar a relevância da pesquisa-ação e das oficinas para um aprofundamento nas formas de intervenção junto aos estudantes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Biológicas e da Saúde - CCBSpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqPsicologia.-
dc.titleOficina de criatividade como recurso para permanência: uma pesquisa-ação com estudantes universitários.pt_BR
dc.advisor1Intervención - permanencia de estudiantes universitarios-
dc.date.issued2018-03-16-
dc.description.abstractThe entrance in the university causes ruptures in the affective, familiar and academic life. Initiation researches in the last three years about aspects of affiliation pointed to the need for an intervention. The research was guided by the action-research methodology, from the creation of an academic support group, using Creativity Workshops as an intervention tool and semistructured interviews for group evaluation. The results obtained through the Thematic Analysis, generated themes and categories that revealed threats to the affiliation, as well as denoting the workshop workshop as a facilitador for permanence. The group was described as a place of welcome, listening and autonomy, allowing subjective expression, perception of collective and incentive to affiliation. It is concluded that the support group is a necessary tool for the institutional politics of student assistance. It was possible to observe the relevance of action-research and workshops for a deepening of the forms of intervention with the students.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14928-
dc.date.accessioned2020-09-03T18:55:23Z-
dc.date.available2020-09-03-
dc.date.available2020-09-03T18:55:23Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectOficina de criatividade - estudantes universitários-
dc.subjectPermanência na universidade - estudantes-
dc.subjectPesquisa-ação-
dc.subjectAfiliação universitária-
dc.subjectEvasão universitária-
dc.subjectAssistência estudantil universitária - permanência-
dc.subjectIntervenção - permanência estudantil universitária-
dc.subjectUniversity stay - students-
dc.subjectAction research-
dc.subjectUniversity affiliation-
dc.subjectUniversity dropout-
dc.subjectUniversity student assistance - permanence-
dc.subjectIntervention - university student stay-
dc.subjectEnsino superior-
dc.subjectEstilo pedagógico - professores universitários-
dc.subjectMotivação no ambiente acadêmico - estudantes-
dc.subjectUniversity education-
dc.subjectPedagogical style - university professors-
dc.subjectMotivation in the academic environment - students-
dc.subjectTaller de creatividad - estudiantes universitarios-
dc.subjectEstancia en la universidad - estudiantes-
dc.subjectInvestigación para la acción-
dc.subjectAfiliación universitaria-
dc.subjectAbandono universitario-
dc.subjectAsistencia a estudiantes universitarios - permanencia-
dc.subjectEnseñanza superior-
dc.subjectMotivación en el ambiente académico - estudiantes-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSOARES, Monalisa Peixoto.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeCreativity workshop as a resource for permanence: an action research with university students.pt_BR
dc.title.alternativeTaller de creatividad como recurso para la permanencia: una investigación acción con estudiantes universitarios.-
dc.identifier.citationSOARES, Monalisa Peixoto. Oficina de criatividade como recurso para permanência: uma pesquisa-ação com estudantes universitários. 2018. 31f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Bacharelado em Psicologia, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Campus Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em:http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14928pt_BR
dc.description.resumenLa entrada en la universidad provoca rupturas en la vida afectiva, familiar y académica. Las investigaciones de iniciación científica realizadas en los últimos tres años sobre aspectos de la afiliación apunta a la necesidad de una intervención. La investigación se orientó por la metodología de la investigación-acción, a partir de la creación de un grupo de apoyo académico, utilizando los Talleres de Creatividad como herramienta de intervención y entrevistas semiestructuradas para evaluación del grupo. Los resultados obtenidos a través del Análisis Temático, generaron temas y categorías que revelaron amenazas a la afiliación, así como denotaron el taller como facilitador de permanencia. El grupo fue descrito como lugar de acogida, escucha y autonomía, permitiendo expresión subjetiva, percepción del colectivo e incentivo a la afiliación. Se concluye que el grupo de apoyo es una herramienta necesaria para las políticas institucionales de asistencia estudiantil. Fue posible observar la relevancia de la investigación-acción y de los talleres para una profundización en las formas de intervención junto a los estudiantes.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Psicologia CCBS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MONALISA PEIXOTO SOARES - TCC PSICOLOGIA CCBS 2018.pdfMonalisa Peixoto Soares - TCC Psicologia CCBS 2018448.28 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.