Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14930
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDRODRIGUES, N. A.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6721985602858649pt_BR
dc.contributor.advisor1MELO, Monilly Ramos Araujo.-
dc.contributor.advisor1IDMELO, M. R. A.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3029090915971102pt_BR
dc.contributor.referee1AZEVEDO, Regina Lígia Wanderlei de.-
dc.contributor.referee2BATISTA, José Roniere Morais.-
dc.description.resumoO reconhecimento das expressões faciais é considerado uma das formas de comunicação não-verbal, pertencente às habilidades da competência emocional. Este por sua vez, pode ser compreendido como o conjunto de capacidades que possibilitam não somente reconhecer, compreender e responder de forma coerente às emoções dos outros, como também de regular e fazer uso das expressões das próprias emoções. Nesse sentido, o reconhecimento das expressões faciais fornece informações interpessoais importantes, ao permitir a tentativa de predizer comportamentos e intenções de outras pessoas e, assim, adaptar as próprias ações. Porquanto, déficits nesta função estão associados à impulsividade, ao comportamento agressivo, ao transtorno de ansiedade, ao espectro do autismo, ao transtorno de déficit de atenção e hiperatividade, dentre outros. Dessa forma, o presente estudo teve por objetivo analisar o desenvolvimento cognitivo e da competência emocional, em crianças com dificuldades de aprendizagem. Para tanto, realizou-se um estudo empírico com 52 crianças entre 7 e 11 anos, de ambos os sexos, que são atendidas na Organização Papel Marchê (centro especializado no atendimento de crianças com necessidades educativas especiais). Os instrumentos utilizados foram o questionário sociodemográfico, o Desenho da Figura Humana (DFH- III) e o Teste de Compreensão das Emoções (TEC). Verificou-se que a maior parte dos participantes obteve o conceito médio nos dois instrumentos. Além disso, observou-se que as crianças que obtiveram um bom desempenho no DFH- III, também apresentaram um bom escore final no TEC, e aqueles que tiveram um baixo desempenho no DFH - III, apresentaram dificuldades no uso da competência emocional. Portanto, salienta-se para a importância de serem utilizadas intervenções clínicas e educacionais que abordem esses construtos, a fim de que suas práticas sejam mais efetivas no auxílio ao desenvolvimento infantil.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Biológicas e da Saúde - CCBSpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqPsicologia.-
dc.titleRelações entre o desempenho cognitivo e o reconhecimento de emoções em crianças com dificuldades de aprendizagem.pt_BR
dc.date.issued2018-07-31-
dc.description.abstractRecognition of facial expressions is considered a form of nonverbal communication, belonging to the skills of emotional competence. This construct can be understood as the set of capabilities that make it possible not only to recognize, understand and respond coherently to the emotions of others, but also to regulate and make use of expressions of their emotions. In this sense, recognition of facial expressions provides important interpersonal information by allowing the attempt to predict other people's behavior and intentions, and thus, adapt their own actions. Because of that, deficits in this function are associated with impulsivity, aggressive behavior, anxiety disorder, autism spectrum, attention deficit hyperactivity disorder, among others. Thus, the present study aimed to analyze cognitive development and emotional competence in children with learning disabilities. Therefore, an empirical study was carried out with 52 children between 7 and 11 years old, of both sexes, which are assisted in the Organization Paper Marchê (center specialized in the care of children with special educational needs). The instruments used were the sociodemographic questionnaire, the Human Figure Drawing (HFD-III) and the Test of Emotion Comprehension (TEC). It was found that the majority of the participants obtained the average concept in both instruments. In addition, it was observed that children who performed well on the HFD-III also had a good final score in the TEC, and those who had a low performance on the HFD-III presented difficulties in the use of emotional competence. Therefore, it is important to have clinical and educational interventions that address these constructs in order to make their practices more effective in helping children develop.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14930-
dc.date.accessioned2020-09-03T19:21:46Z-
dc.date.available2020-09-03-
dc.date.available2020-09-03T19:21:46Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectReconhecimento de emoções em crianças-
dc.subjectDesempenho cognitivo - crianças-
dc.subjectPsicologia da criança-
dc.subjectDificuldades de aprendizagem - crianças-
dc.subjectCrianças com dificuldades de aprendizagem-
dc.subjectCompetência emocional-
dc.subjectExpressões faciais - reconhecimento-
dc.subjectOrganização papel marchê-
dc.subjectTeste de compreensão das emoções - TEC-
dc.subjectQuestionário sociodemográfico-
dc.subjectDesenho da figura humana - DFH - III-
dc.subjectReconhecimento de expressões faciais - psicologia-
dc.subjectComunicação não-verbal - expressões faciais-
dc.subjectEmoções em crianças-
dc.subjectEmotion recognition in children-
dc.subjectCognitive performance - children-
dc.subjectChild psychology-
dc.subjectLearning difficulties - children-
dc.subjectChildren with learning difficulties-
dc.subjectEmotional competence-
dc.subjectFacial expressions - recognition-
dc.subjectRecognition of facial expressions - psychology-
dc.subjectNon-verbal communication - facial expressions-
dc.subjectEmotions in children-
dc.subjectSociodemographic questionnaire - psychology-
dc.subjectEmotions Understanding Test-
dc.subjectHuman figure drawing - psychology-
dc.subjectEl reconocimiento de las emociones en los niños-
dc.subjectRendimiento cognitivo - niños-
dc.subjectProblemas de aprendizaje: niños-
dc.subjectNiños con dificultades de aprendizaje-
dc.subjectExpresiones faciales - reconocimiento-
dc.subjectOrganización paper marchê-
dc.subjectTest de comprensión de emociones - TEC-
dc.subjectCuestionario sociodemográfico-
dc.subjectDibujo de la figura humana - DFH - III-
dc.subjectReconocimiento de expresiones faciales - psicología-
dc.subjectComunicación no verbal - expresiones faciales-
dc.subjectEmociones en los niños-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorRODRIGUES, Nalyson Almeida.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeRelationships between cognitive performance and recognition of emotions in children with learning difficulties.pt_BR
dc.title.alternativeRelaciones entre el rendimiento cognitivo y el reconocimiento de emociones en niños con problemas de aprendizaje.-
dc.identifier.citationRODRIGUES, Nalyson Almeida. Relações entre o desempenho cognitivo e o reconhecimento de emoções em crianças com dificuldades de aprendizagem. 2018. 42f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Bacharelado em Psicologia, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Campus Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14930pt_BR
dc.description.resumenEl reconocimiento de expresiones faciales se considera una de las formas de comunicación no verbal, perteneciente a las habilidades de la competencia emocional. Ésta, a su vez, puede entenderse como el conjunto de capacidades que hacen posible no sólo reconocer, comprender y responder coherentemente a las emociones de los demás, sino también regular y hacer uso de las expresiones de las propias emociones. En este sentido, el reconocimiento de expresiones faciales proporciona importante información interpersonal, al permitir intentar predecir comportamientos e intenciones de otras personas y, por tanto, adaptar las propias acciones. Porque los déficits en esta función están asociados a la impulsividad, conducta agresiva, trastorno de ansiedad, espectro autista, trastorno por déficit de atención con hiperactividad, entre otros. Así, el presente estudio tuvo como objetivo analizar el desarrollo cognitivo y la competencia emocional en niños con dificultades de aprendizaje. Para ello, se realizó un estudio empírico con 52 niños entre 7 y 11 años, de ambos sexos, que son atendidos en la Organización Papel Marchê (centro especializado en la atención de niños con necesidades educativas especiales). Los instrumentos utilizados fueron el cuestionario sociodemográfico, el Dibujo de la Figura Humana (DFH-III) y el Test de Comprensión de Emociones (TEC). Se encontró que la mayoría de los participantes obtuvo el puntaje promedio en ambos instrumentos. Además, se observó que los niños que rendían bien en el DFH-III también tenían una buena puntuación final en el TEC, y los que rendían mal en el DFH-III presentaban dificultades en el uso de la competencia emocional. Por lo tanto, es importante utilizar intervenciones clínicas y educativas que aborden estos constructos, para que sus prácticas sean más efectivas para ayudar al desarrollo infantil.-
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Psicologia CCBS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
NALYSON ALMEIDA RODRIGUES - TCC PSICOLOGIA CCBS 2018.pdfNalyson Almeida Rodrigues - TCC Psicologia CCBS 2018374.45 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.