Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14930
Title: Relações entre o desempenho cognitivo e o reconhecimento de emoções em crianças com dificuldades de aprendizagem.
Other Titles: Relationships between cognitive performance and recognition of emotions in children with learning difficulties.
Relaciones entre el rendimiento cognitivo y el reconocimiento de emociones en niños con problemas de aprendizaje.
???metadata.dc.creator???: RODRIGUES, Nalyson Almeida.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: MELO, Monilly Ramos Araujo.
???metadata.dc.contributor.referee1???: AZEVEDO, Regina Lígia Wanderlei de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: BATISTA, José Roniere Morais.
Keywords: Reconhecimento de emoções em crianças;Desempenho cognitivo - crianças;Psicologia da criança;Dificuldades de aprendizagem - crianças;Crianças com dificuldades de aprendizagem;Competência emocional;Expressões faciais - reconhecimento;Organização papel marchê;Teste de compreensão das emoções - TEC;Questionário sociodemográfico;Desenho da figura humana - DFH - III;Reconhecimento de expressões faciais - psicologia;Comunicação não-verbal - expressões faciais;Emoções em crianças;Emotion recognition in children;Cognitive performance - children;Child psychology;Learning difficulties - children;Children with learning difficulties;Emotional competence;Facial expressions - recognition;Recognition of facial expressions - psychology;Non-verbal communication - facial expressions;Emotions in children;Sociodemographic questionnaire - psychology;Emotions Understanding Test;Human figure drawing - psychology;El reconocimiento de las emociones en los niños;Rendimiento cognitivo - niños;Problemas de aprendizaje: niños;Niños con dificultades de aprendizaje;Expresiones faciales - reconocimiento;Organización paper marchê;Test de comprensión de emociones - TEC;Cuestionario sociodemográfico;Dibujo de la figura humana - DFH - III;Reconocimiento de expresiones faciales - psicología;Comunicación no verbal - expresiones faciales;Emociones en los niños
Issue Date: 31-Jul-2018
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: RODRIGUES, Nalyson Almeida. Relações entre o desempenho cognitivo e o reconhecimento de emoções em crianças com dificuldades de aprendizagem. 2018. 42f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Bacharelado em Psicologia, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Campus Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14930
???metadata.dc.description.resumo???: O reconhecimento das expressões faciais é considerado uma das formas de comunicação não-verbal, pertencente às habilidades da competência emocional. Este por sua vez, pode ser compreendido como o conjunto de capacidades que possibilitam não somente reconhecer, compreender e responder de forma coerente às emoções dos outros, como também de regular e fazer uso das expressões das próprias emoções. Nesse sentido, o reconhecimento das expressões faciais fornece informações interpessoais importantes, ao permitir a tentativa de predizer comportamentos e intenções de outras pessoas e, assim, adaptar as próprias ações. Porquanto, déficits nesta função estão associados à impulsividade, ao comportamento agressivo, ao transtorno de ansiedade, ao espectro do autismo, ao transtorno de déficit de atenção e hiperatividade, dentre outros. Dessa forma, o presente estudo teve por objetivo analisar o desenvolvimento cognitivo e da competência emocional, em crianças com dificuldades de aprendizagem. Para tanto, realizou-se um estudo empírico com 52 crianças entre 7 e 11 anos, de ambos os sexos, que são atendidas na Organização Papel Marchê (centro especializado no atendimento de crianças com necessidades educativas especiais). Os instrumentos utilizados foram o questionário sociodemográfico, o Desenho da Figura Humana (DFH- III) e o Teste de Compreensão das Emoções (TEC). Verificou-se que a maior parte dos participantes obteve o conceito médio nos dois instrumentos. Além disso, observou-se que as crianças que obtiveram um bom desempenho no DFH- III, também apresentaram um bom escore final no TEC, e aqueles que tiveram um baixo desempenho no DFH - III, apresentaram dificuldades no uso da competência emocional. Portanto, salienta-se para a importância de serem utilizadas intervenções clínicas e educacionais que abordem esses construtos, a fim de que suas práticas sejam mais efetivas no auxílio ao desenvolvimento infantil.
Abstract: Recognition of facial expressions is considered a form of nonverbal communication, belonging to the skills of emotional competence. This construct can be understood as the set of capabilities that make it possible not only to recognize, understand and respond coherently to the emotions of others, but also to regulate and make use of expressions of their emotions. In this sense, recognition of facial expressions provides important interpersonal information by allowing the attempt to predict other people's behavior and intentions, and thus, adapt their own actions. Because of that, deficits in this function are associated with impulsivity, aggressive behavior, anxiety disorder, autism spectrum, attention deficit hyperactivity disorder, among others. Thus, the present study aimed to analyze cognitive development and emotional competence in children with learning disabilities. Therefore, an empirical study was carried out with 52 children between 7 and 11 years old, of both sexes, which are assisted in the Organization Paper Marchê (center specialized in the care of children with special educational needs). The instruments used were the sociodemographic questionnaire, the Human Figure Drawing (HFD-III) and the Test of Emotion Comprehension (TEC). It was found that the majority of the participants obtained the average concept in both instruments. In addition, it was observed that children who performed well on the HFD-III also had a good final score in the TEC, and those who had a low performance on the HFD-III presented difficulties in the use of emotional competence. Therefore, it is important to have clinical and educational interventions that address these constructs in order to make their practices more effective in helping children develop.
???metadata.dc.description.resumen???: El reconocimiento de expresiones faciales se considera una de las formas de comunicación no verbal, perteneciente a las habilidades de la competencia emocional. Ésta, a su vez, puede entenderse como el conjunto de capacidades que hacen posible no sólo reconocer, comprender y responder coherentemente a las emociones de los demás, sino también regular y hacer uso de las expresiones de las propias emociones. En este sentido, el reconocimiento de expresiones faciales proporciona importante información interpersonal, al permitir intentar predecir comportamientos e intenciones de otras personas y, por tanto, adaptar las propias acciones. Porque los déficits en esta función están asociados a la impulsividad, conducta agresiva, trastorno de ansiedad, espectro autista, trastorno por déficit de atención con hiperactividad, entre otros. Así, el presente estudio tuvo como objetivo analizar el desarrollo cognitivo y la competencia emocional en niños con dificultades de aprendizaje. Para ello, se realizó un estudio empírico con 52 niños entre 7 y 11 años, de ambos sexos, que son atendidos en la Organización Papel Marchê (centro especializado en la atención de niños con necesidades educativas especiales). Los instrumentos utilizados fueron el cuestionario sociodemográfico, el Dibujo de la Figura Humana (DFH-III) y el Test de Comprensión de Emociones (TEC). Se encontró que la mayoría de los participantes obtuvo el puntaje promedio en ambos instrumentos. Además, se observó que los niños que rendían bien en el DFH-III también tenían una buena puntuación final en el TEC, y los que rendían mal en el DFH-III presentaban dificultades en el uso de la competencia emocional. Por lo tanto, es importante utilizar intervenciones clínicas y educativas que aborden estos constructos, para que sus prácticas sean más efectivas para ayudar al desarrollo infantil.
Keywords: Reconhecimento de emoções em crianças
Desempenho cognitivo - crianças
Psicologia da criança
Dificuldades de aprendizagem - crianças
Crianças com dificuldades de aprendizagem
Competência emocional
Expressões faciais - reconhecimento
Organização papel marchê
Teste de compreensão das emoções - TEC
Questionário sociodemográfico
Desenho da figura humana - DFH - III
Reconhecimento de expressões faciais - psicologia
Comunicação não-verbal - expressões faciais
Emoções em crianças
Emotion recognition in children
Cognitive performance - children
Child psychology
Learning difficulties - children
Children with learning difficulties
Emotional competence
Facial expressions - recognition
Recognition of facial expressions - psychology
Non-verbal communication - facial expressions
Emotions in children
Sociodemographic questionnaire - psychology
Emotions Understanding Test
Human figure drawing - psychology
El reconocimiento de las emociones en los niños
Rendimiento cognitivo - niños
Problemas de aprendizaje: niños
Niños con dificultades de aprendizaje
Expresiones faciales - reconocimiento
Organización paper marchê
Test de comprensión de emociones - TEC
Cuestionario sociodemográfico
Dibujo de la figura humana - DFH - III
Reconocimiento de expresiones faciales - psicología
Comunicación no verbal - expresiones faciales
Emociones en los niños
???metadata.dc.subject.cnpq???: Psicologia.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14930
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Psicologia CCBS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
NALYSON ALMEIDA RODRIGUES - TCC PSICOLOGIA CCBS 2018.pdfNalyson Almeida Rodrigues - TCC Psicologia CCBS 2018374.45 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.