Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14934
Title: A leitura e a escrita na 1ª série do 1º grau na Escola Estadual de 1º e 2º Grau Professor Manoel Mangueira de Lima - Cajazeiras - PB.
Other Titles: Reading and writing in the 1st grade of the 1st grade at the State School of 1st and 2nd Degrees Professor Manoel Mangueira de Lima - Cajazeiras - PB.
???metadata.dc.creator???: OLIVEIRA, Maria Eunice de.
LINS, Maria do Socorro V.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: LIMA, Maria Alves de Sousa.
???metadata.dc.contributor.advisor2???: ROLIM NETO, Modesto Leite.
Keywords: Educação;Supervisão Escolar;Leitura - escrita;Ensino - aprendizagem;Crianças - séries iniciais;Education;School Supervision;Reading - Writing;Teaching - Learning;Children - Initial Series
Issue Date: Jan-1995
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: OLIVEIRA, Maria Eunice de; LINS, Maria do Socorro V. A leitura e a escrita na 1ª série do 1º grau na Escola Estadual de 1º e 2º Grau Professor Manoel Mangueira de Lima - Cajazeiras - PB.1995. 43f. Relatório de Estágio (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 1995.
???metadata.dc.description.resumo???: O presente trabalho analisa as dificuldades enfrentadas pela maioria dos alunos e professores o processo de ensino-aprendizagem da leitura e escrita, nas séries iniciais, especialmente na 1ª série. O referencial teórico utilizado para este estudo situado na área educacional, tem como suporte as teorias das obras de: (Piaget, 1980; Ferreiro, 1993; Silva, 1985; Milharezi, 1987; Ramer, 1989; Grossi, 1986, 1987, 1988; Micotti, 1980; Silva 1980). Contemplamos como campo de estágio a Escola Estadual de 1º e 2º Grau Professor Manoel Mangueira de Lima da cidade de Cajazeiras - PB, por constar nesta, através de observação sistematizadas as visitas ao campo de estágio, um grande número de crianças de área periférica. Interrogamo-nos sobre as causas que leva a criança a reprovar-se na 1ª série inicial e que relação tem com a leitura e a escrita mecânica.
Abstract: The present work analyzes the difficulties faced by the majority of students and teachers in the teaching-learning process of reading and writing, in the initial grades, especially in the 1st grade. The theoretical framework used for this study located in the educational area, is supported by the theories of the works of: (Piaget, 1980; Ferreiro, 1993; Silva, 1985; Milharezi, 1987; Ramer, 1989; Grossi, 1986, 1987, 1988; Micotti, 1980; Silva 1980). We contemplate, as an internship field, the State School of 1st and 2nd Grade Professor Manoel Mangueira de Lima from the city of Cajazeiras - PB, because in this, through systematic observation visits to the internship field, a large number of children from the peripheral area. We ask ourselves about the causes that lead the child to fail in the first grade and what relationship it has with reading and mechanical writing.
Keywords: Educação
Supervisão Escolar
Leitura - escrita
Ensino - aprendizagem
Crianças - séries iniciais
Education
School Supervision
Reading - Writing
Teaching - Learning
Children - Initial Series
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14934
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Relatórios de Estágio

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA EUNICE DE OLIVEIRA. RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGOGIA. CFP 1995.pdfMaria Eunice de Oliveira; Maria do Socorro V. Lins. Relatório de Estágio Pedagogia. CFP 1995.10.21 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.