Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14944
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDMENDES, P. F. R.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8766987253305951pt_BR
dc.contributor.advisor1ALVES, Vorster Queiroga.-
dc.contributor.advisor1IDALVES, V. Q.pt_BR
dc.contributor.referee1MELO, Wellington Ferreira de.-
dc.contributor.referee1IDMELO, W. F.pt_BR
dc.contributor.referee2LEMENHE, Flávio.-
dc.contributor.referee2IDLEMENHE. F.pt_BR
dc.description.resumoOs órgãos de segurança pública utilizam em sua gestão práticas conceituais do marketing, no intuito de garantir melhores desempenhos nos serviços prestados à população. No entanto, a sociedade vem se mostrando menos confiante quanto aos serviços prestado pela PM, devido a fatores como a agressividade associada as suas ações, ou seja, abordagem ao cidadão. Dessa forma, quanto mais eficaz os serviços prestados à sociedade, maior será o nível de confiança da população. Nesse sentido, o marketing institucional deve ser utilizado para que esses órgãos possam instruir e preparar sua força de trabalho, tornando-se capacitados a prestar serviços de forma eficiente. É nesse sentido, este estudo teve como objetivo geral o de estudar a percepção do cidadão em relação a atuação da Policia Militar do 14º BPM na Região da cidade de Sousa – PB. Utilizando do proceder metodológico bibliográfico e de uma pesquisa de campo, no qual se aplicou um questionário junto aos cidadãos de 9 cidades da região sousense, sendo a amostra composta por 953 respondentes. Assim, observa-se que os cidadãos sempre questionam sobre a necessidade de se ter a presença de policiais nas ruas, realizando rondas, uma vez que, na maioria das cidades, existe a necessidade de garantir segurança pública. No decorrer da análise verifica-se que os resultados sempre são bem parecidos quanto ao nível de percepção desses respondentes, evidenciando opiniões que mostram insatisfação dos serviços prestados. Como exemplo, a qualidade e confiança, que afirmam ser ruim, bem como a agilidade no atendimento e o trabalho feito com postura ética, que na visão deles é regular. Dessa forma, espera-se que tal instituição busque ações que proporcione uma maior interação e um melhor convívio social entre as partes. Pois, como visto nesse resultado, impera dentro dessas comunidades um grande descontentamento relacionado aos serviços prestados pelos policiais para com a sociedade, uma vez que, reconhece que a atual forma de gestão faz com que a população se sinta insegura e desconfiada.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJSpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqAdministraçãopt_BR
dc.titleA recepção social quanto aos serviços da Polícia Militar nos Municípios da microrregião de Sousa-PB que são aforados pelo 14° Batalhão da Polícia Militar.pt_BR
dc.contributor.advisor1ILatteshttp://lattes.cnpq.br/4754499535748686-
dc.date.issued2017-08-14-
dc.description.abstractThe public security organs use in their management conceptual marketing practices, in order to guarantee better performances in the services provided to the population. However, society has been less confident about the services provided by the PM, due to factors such as the aggressiveness associated with its actions, that is, approach to the citizen. In this way, the more effective the services provided to society, the greater the level of trust of the population. In this sense, institutional marketing should be used so that these bodies can instruct and prepare their workforce, becoming able to provide services efficiently. In this sense, this study had as its general objective to study the perception of the citizen in relation to the performance of the Military Police of the 14th BPM in the Region of the city of Sousa - PB. Using a bibliographic methodological procedure and a field survey, in which a questionnaire was applied to the citizens of 9 cities in the Sousense region, and the sample was composed of 953 respondents. Thus, it is observed that citizens always question the need to have police presence on the streets, making rounds, since, in most cities, there is a need to guarantee public safety. In the course of the analysis, the results are always very similar regarding the level of perception of these respondents, evidencing opinions that show dissatisfaction with the services provided. As an example, quality and trust, which they claim to be bad, as well as agility in care and work done with ethical stance, which in their view is regular. Thus, it is expected that such institution will seek actions that will provide greater interaction and better social interaction between the parties. For, as seen in this result, there is a great discontent within these communities related to the services rendered by the police to society, since it recognizes that the present form of management makes the population feel insecure and suspicious.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14944-
dc.date.accessioned2020-09-04T01:01:29Z-
dc.date.available2020-09-03-
dc.date.available2020-09-04T01:01:29Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectMarketing institucionalpt_BR
dc.subjectSegurança públicapt_BR
dc.subjectFormação policialpt_BR
dc.subjectPercepção socialpt_BR
dc.subjectInstitutional marketingpt_BR
dc.subjectPublic securitypt_BR
dc.subjectPolice trainingpt_BR
dc.subjectSocial perceptionpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorMENDES, Pedro Filipe Rolim.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe social reception regarding the services of the Military Police in the Municipalities of the Sousa-PB microregion which are supported by the 14th Battalion of the Military Police.pt_BR
dc.identifier.citationMENDES, Pedro Filipe Rolim. A recepção social quanto aos serviços da Polícia Militar nos Municípios da microrregião de Sousa-PB que são aforados pelo 14° Batalhão da Polícia Militar. 2017. 55fl. – Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. – Sousa/PB – Brasil, 2017.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Administração - CCJS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PEDRO FILIPE ROLIM MENDES - TCC ADMINISTRAÇÃO 2017.pdfPedro Filipe Rolim Mendes -TCC Administração 2017501.66 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.