Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14961
Title: Estresse, síndrome de Burnout e docência: uma revisão sistemática da produção acadêmico-científica brasileira.
Other Titles: Stress, Burnout syndrome and teaching: a systematic review of Brazilian academic-scientific production.
Estrés, síndrome de burnout y docencia: una revisión sistemática de la producción académico-científica brasileña.
???metadata.dc.creator???: SOUZA, Luciana Luiz de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: NUNES, Aline Vieira de Lima.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SERAFIM, Roseane Christina da Nova Sá
???metadata.dc.contributor.referee2???: BEZERRA, Eduardo Breno Nascimento.
Keywords: Estresse - docência;Síndrome de Burnout;Adoecimento psíquico - sintomas;Adoecimento mental - sintomas;Docentes universitários - saúde mental;Professores universitários - adoecimento mental;Docentes de nível superior - adoecimento mental;Sobrecarga laboral de professores;Esgotamento profissional - docentes;Ambiente acadêmico - adoecimento mental;Trabalho docente - estresse;Ensino superior e saúde mental;Precarização do trabalho docente - ensino superior;Relações socioprofissionais - docentes;Stress - teaching;Burnout syndrome;Psychic illness - symptoms;Mental illness - symptoms;University teachers - mental health;University teachers - mental illness;Higher education teachers - mental illness;Teacher overload;Professional exhaustion - teachers;Academic environment - mental illness;Teaching work - stress;Higher education and mental health;Precarious teaching work - higher education;Socio-professional relations - teachers;Estrés - enseñanza;Enfermedad psíquica - síntomas;Enfermedad mental - síntomas;Profesores universitarios - salud mental;Profesores universitarios - enfermedad mental;Carga de trabajo de los profesores;Agotamiento profesional - profesores;Trabajo docente - estrés;Educación superior y salud mental;Precariedad del trabajo docente - educación superior;Relaciones socioprofesionales - docentes
Issue Date: 6-Dec-2018
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SOUZA, Luciana Luiz de. Estresse, síndrome de Burnout e docência: uma revisão sistemática da produção acadêmico-científica brasileira. 2018. 39f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Bacharelado em Psicologia, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Campus Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14961
???metadata.dc.description.resumo???: O presente estudo teve como objetivo identificar os principais sintomas e/ou sinais de adoecimentos psíquicos/mental entre docentes de nível superior brasileiros, citados na produção acadêmico-científica dos últimos cinco anos (2013-2018) no Brasil. Realizou-se uma busca na base de dados ScIELO e LILACS utilizando os descritores em pares: “burnout AND docentes”, “burnout AND professores”, “estresse AND docentes” e “estresse AND professores”. A presente revisão sistemática possibilitou identificar que a sobrecarga laboral, a precarização das condições de trabalho e as relações socioprofissionais são os principais fatores geradores de adoecimento, estresse e esgotamento profissional no ambiente acadêmico. Consequentemente, esses fatores afetam as diferentes esferas da vida do trabalhador, os vínculos afetivos e sociais, limitando o tempo para o lazer e para o cuidado à saúde. Apesar do sofrimento presente no contexto de trabalho do docente universitário, viu-se que os profissionais conseguem vivenciar experiências de prazer e satisfação pelo trabalho. Ademais, espera-se que este estudo possa contribuir para o direcionamento de implementação de ações de prevenção e promoção saúde, e de estratégias de intervenção na saúde docente do ensino superior.
Abstract: The present study aimed to identify the main symptoms and / or signs of psychic / mental illness among Brazilian professor mentioned in the academic-scientific production of the last five years (2013-2018) in Brazil. A search was done in the ScIELO and LILACS database using the descriptors in pairs: "burnout AND professor", "burnout AND professor", "stress AND professor" and "stress AND professor". The present systematic review made it possible to identify that work overload, precariousness of work conditions and socio-professional relations are the main factors generating illness, stress and professional exhaustion in the academic environment. Consequently, these factors affect the different spheres of the worker's life, affective and social bonds, limiting leisure time and health care. Despite the suffering present in the work context of the university professor, it was seen that the professionals can experience experiences of pleasure and satisfaction for the work. In addition, it is expected that this study may contribute to the implementation of health prevention and promotion actions, and intervention strategies in teaching health in higher education.
???metadata.dc.description.resumen???: El presente estudio tuvo como objetivo identificar los principales síntomas y/o signos de enfermedad psíquica/mental entre profesores brasileños de educación superior, citados en la producción académico-científica de los últimos cinco años (2013-2018) en Brasil. Se realizó una búsqueda en las bases de datos ScIELO y LILACS utilizando los descriptores por pares: “burnout AND professors”, “burnout AND professors”, “stress AND professors” y “stress AND professors”. Esta revisión sistemática permitió identificar que la sobrecarga de trabajo, las condiciones de trabajo precarias y las relaciones socioprofesionales son los principales factores que generan enfermedad, estrés y agotamiento profesional en el ámbito académico. En consecuencia, estos factores afectan las diferentes esferas de la vida del trabajador, los vínculos afectivos y sociales, limitando el tiempo para el ocio y el cuidado de la salud. A pesar del sufrimiento presente en el contexto de trabajo de los profesores universitarios, se constató que los profesionales son capaces de vivir experiencias de placer y satisfacción en el trabajo. Además, se espera que este estudio pueda contribuir a la implementación de acciones de prevención y promoción de la salud, y estrategias de intervención en la salud de los docentes de educación superior.
Keywords: Estresse - docência
Síndrome de Burnout
Adoecimento psíquico - sintomas
Adoecimento mental - sintomas
Docentes universitários - saúde mental
Professores universitários - adoecimento mental
Docentes de nível superior - adoecimento mental
Sobrecarga laboral de professores
Esgotamento profissional - docentes
Ambiente acadêmico - adoecimento mental
Trabalho docente - estresse
Ensino superior e saúde mental
Precarização do trabalho docente - ensino superior
Relações socioprofissionais - docentes
Stress - teaching
Burnout syndrome
Psychic illness - symptoms
Mental illness - symptoms
University teachers - mental health
University teachers - mental illness
Higher education teachers - mental illness
Teacher overload
Professional exhaustion - teachers
Academic environment - mental illness
Teaching work - stress
Higher education and mental health
Precarious teaching work - higher education
Socio-professional relations - teachers
Estrés - enseñanza
Enfermedad psíquica - síntomas
Enfermedad mental - síntomas
Profesores universitarios - salud mental
Profesores universitarios - enfermedad mental
Carga de trabajo de los profesores
Agotamiento profesional - profesores
Trabajo docente - estrés
Educación superior y salud mental
Precariedad del trabajo docente - educación superior
Relaciones socioprofesionales - docentes
???metadata.dc.subject.cnpq???: Psicologia.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14961
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Psicologia CCBS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LUCIANA LUIZ DE SOUZA - TCC PSICOLOGIA CCBS 2018.pdfLuciana Luiz de Souza - TCC Psicologia CCBS 2018404.62 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.