Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14961
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSOUZA, L. L.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3174428173663306pt_BR
dc.contributor.advisor1NUNES, Aline Vieira de Lima.-
dc.contributor.advisor1IDNUNES, A. V. L.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1290166719878724pt_BR
dc.contributor.referee1SERAFIM, Roseane Christina da Nova Sá-
dc.contributor.referee2BEZERRA, Eduardo Breno Nascimento.-
dc.description.resumoO presente estudo teve como objetivo identificar os principais sintomas e/ou sinais de adoecimentos psíquicos/mental entre docentes de nível superior brasileiros, citados na produção acadêmico-científica dos últimos cinco anos (2013-2018) no Brasil. Realizou-se uma busca na base de dados ScIELO e LILACS utilizando os descritores em pares: “burnout AND docentes”, “burnout AND professores”, “estresse AND docentes” e “estresse AND professores”. A presente revisão sistemática possibilitou identificar que a sobrecarga laboral, a precarização das condições de trabalho e as relações socioprofissionais são os principais fatores geradores de adoecimento, estresse e esgotamento profissional no ambiente acadêmico. Consequentemente, esses fatores afetam as diferentes esferas da vida do trabalhador, os vínculos afetivos e sociais, limitando o tempo para o lazer e para o cuidado à saúde. Apesar do sofrimento presente no contexto de trabalho do docente universitário, viu-se que os profissionais conseguem vivenciar experiências de prazer e satisfação pelo trabalho. Ademais, espera-se que este estudo possa contribuir para o direcionamento de implementação de ações de prevenção e promoção saúde, e de estratégias de intervenção na saúde docente do ensino superior.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Biológicas e da Saúde - CCBSpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqPsicologia.-
dc.titleEstresse, síndrome de Burnout e docência: uma revisão sistemática da produção acadêmico-científica brasileira.pt_BR
dc.date.issued2018-12-06-
dc.description.abstractThe present study aimed to identify the main symptoms and / or signs of psychic / mental illness among Brazilian professor mentioned in the academic-scientific production of the last five years (2013-2018) in Brazil. A search was done in the ScIELO and LILACS database using the descriptors in pairs: "burnout AND professor", "burnout AND professor", "stress AND professor" and "stress AND professor". The present systematic review made it possible to identify that work overload, precariousness of work conditions and socio-professional relations are the main factors generating illness, stress and professional exhaustion in the academic environment. Consequently, these factors affect the different spheres of the worker's life, affective and social bonds, limiting leisure time and health care. Despite the suffering present in the work context of the university professor, it was seen that the professionals can experience experiences of pleasure and satisfaction for the work. In addition, it is expected that this study may contribute to the implementation of health prevention and promotion actions, and intervention strategies in teaching health in higher education.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14961-
dc.date.accessioned2020-09-04T17:37:33Z-
dc.date.available2020-09-04-
dc.date.available2020-09-04T17:37:33Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEstresse - docência-
dc.subjectSíndrome de Burnout-
dc.subjectAdoecimento psíquico - sintomas-
dc.subjectAdoecimento mental - sintomas-
dc.subjectDocentes universitários - saúde mental-
dc.subjectProfessores universitários - adoecimento mental-
dc.subjectDocentes de nível superior - adoecimento mental-
dc.subjectSobrecarga laboral de professores-
dc.subjectEsgotamento profissional - docentes-
dc.subjectAmbiente acadêmico - adoecimento mental-
dc.subjectTrabalho docente - estresse-
dc.subjectEnsino superior e saúde mental-
dc.subjectPrecarização do trabalho docente - ensino superior-
dc.subjectRelações socioprofissionais - docentes-
dc.subjectStress - teaching-
dc.subjectBurnout syndrome-
dc.subjectPsychic illness - symptoms-
dc.subjectMental illness - symptoms-
dc.subjectUniversity teachers - mental health-
dc.subjectUniversity teachers - mental illness-
dc.subjectHigher education teachers - mental illness-
dc.subjectTeacher overload-
dc.subjectProfessional exhaustion - teachers-
dc.subjectAcademic environment - mental illness-
dc.subjectTeaching work - stress-
dc.subjectHigher education and mental health-
dc.subjectPrecarious teaching work - higher education-
dc.subjectSocio-professional relations - teachers-
dc.subjectEstrés - enseñanza-
dc.subjectEnfermedad psíquica - síntomas-
dc.subjectEnfermedad mental - síntomas-
dc.subjectProfesores universitarios - salud mental-
dc.subjectProfesores universitarios - enfermedad mental-
dc.subjectCarga de trabajo de los profesores-
dc.subjectAgotamiento profesional - profesores-
dc.subjectTrabajo docente - estrés-
dc.subjectEducación superior y salud mental-
dc.subjectPrecariedad del trabajo docente - educación superior-
dc.subjectRelaciones socioprofesionales - docentes-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSOUZA, Luciana Luiz de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeStress, Burnout syndrome and teaching: a systematic review of Brazilian academic-scientific production.pt_BR
dc.title.alternativeEstrés, síndrome de burnout y docencia: una revisión sistemática de la producción académico-científica brasileña.-
dc.identifier.citationSOUZA, Luciana Luiz de. Estresse, síndrome de Burnout e docência: uma revisão sistemática da produção acadêmico-científica brasileira. 2018. 39f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Bacharelado em Psicologia, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Campus Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14961pt_BR
dc.description.resumenEl presente estudio tuvo como objetivo identificar los principales síntomas y/o signos de enfermedad psíquica/mental entre profesores brasileños de educación superior, citados en la producción académico-científica de los últimos cinco años (2013-2018) en Brasil. Se realizó una búsqueda en las bases de datos ScIELO y LILACS utilizando los descriptores por pares: “burnout AND professors”, “burnout AND professors”, “stress AND professors” y “stress AND professors”. Esta revisión sistemática permitió identificar que la sobrecarga de trabajo, las condiciones de trabajo precarias y las relaciones socioprofesionales son los principales factores que generan enfermedad, estrés y agotamiento profesional en el ámbito académico. En consecuencia, estos factores afectan las diferentes esferas de la vida del trabajador, los vínculos afectivos y sociales, limitando el tiempo para el ocio y el cuidado de la salud. A pesar del sufrimiento presente en el contexto de trabajo de los profesores universitarios, se constató que los profesionales son capaces de vivir experiencias de placer y satisfacción en el trabajo. Además, se espera que este estudio pueda contribuir a la implementación de acciones de prevención y promoción de la salud, y estrategias de intervención en la salud de los docentes de educación superior.-
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Psicologia CCBS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LUCIANA LUIZ DE SOUZA - TCC PSICOLOGIA CCBS 2018.pdfLuciana Luiz de Souza - TCC Psicologia CCBS 2018404.62 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.