Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14965
Title: Existindo na universidade: um estudo da vida acadêmica a partir de oficinas de criatividade.
Other Titles: There is a study of academic life at the university based on creativity workshops.
El existir en la universidad: un estudio de la vida académica desde los talleres de la creatividad
???metadata.dc.creator???: VASCONCELOS, Melissa Ellen Colaço de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: CARNEIRO, Virgínia Teles.
Keywords: Vida acadêmica;Oficina de criatividade;Sofrimento universitário;Tentativa de suicídio - causa acadêmica;Assistência psicológica - estudantes universitários;Afiliação estudantil;Afiliação universitária;Serviço escola de psicologia da UFCG;Análise temática;Análise de conteúdo;Permanência universitária - estudantes;Obstáculos à permanência universitária;Evasão estudantil - universidade;Alain Coulon - afiliação estudantil;Adaptação à vida universitária - estudantes;Etnometodologia;Grupos de apoio - universidade;Academic life;Creativity workshops;University suffering;Suicide attempt - academic cause;Psychological assistance - university students;Student affiliation;Content analysis;Thematic analysis;University permanence - students;Obstacles to university permanence;Student dropout - university;Alain Coulon - student affiliation;Adaptation to university life - students;Taller de creatividad;Intento de suicidio - causa académica;Afiliación estudiantil;Afiliación universitaria;Servicio facultad de psicología de la UFCG;Análisis temático;Estancia universitaria - estudiantes;Obstáculos para permanecer en la universidad;Abandono estudiantil - universidad;Adaptación a la vida universitaria - estudiantes;Grupos de apoyo - universidad
Issue Date: 2018
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: VASCONCELOS, Melissa Ellen Colaço de. Existindo na universidade: um estudo da vida acadêmica a partir de oficinas de criatividade.2018. 31f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Bacharelado em Psicologia, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Campus Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14965
???metadata.dc.description.resumo???: Atualmente, a questão do sofrimento universitário vem ganhando cada vez mais visibilidade. Diante das demandas da contemporaneidade e das recentes notícias de suicídios e tentativas atribuídos a causas acadêmicas, se faz cada vez mais necessário pensarmos espaços de atenção e suporte estudantil, para que se possa articular a resistência coletiva num ambiente que dissemina todos os dias o individualismo e a competitividade. A presente pesquisa visou compreender como os grupos de apoio se constituem como espaços de promoção da afiliação estudantil para estudantes de ensino superior através da realização de Oficinas de Criatividade no Serviço Escola de Psicologia da Universidade Federal de Campina Grande. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com seis estudantes que participaram de um grupo de apoio realizado no referido Serviço. O material coletado foi analisado através da Análise Temática, uma modalidade da Análise de Conteúdo. As categorias encontradas nos resultados foram: Obstáculos à Permanência, Consequências das Adversidades, Oficinas como Resiliência e Mudanças e Potencialidades. Os resultados mostraram uma melhora na forma com que os estudantes lidam com questões da universidade e as oficinas se mostraram como estratégias promissoras para esse objetivo. Acredita-se que o estudo permitirá novos direcionamentos em busca de estratégias para se lidar com o sofrimento universitário. Entende-se que a vivência na universidade não precisa ser inevitavelmente uma trajetória tortuosa, desgastante e desestimulante. Existem outras formas de pensar a universidade e esse trabalho é um convite a explorar essa alternativa.
Abstract: Nowadays, the matter of university suffering is gaining more and more visibility. Faced with the demands of contemporaneity and the recent news of suicides and attempts attributed to academic causes, it is increasingly necessary to conceive spaces to promove attention and support to students, so that collective endurance can be articulated, in an environment that disseminates individualism and competitiveness every day. The present research aims to understand how the support groups constitute themselves as spaces of promotion of affiliation for students of higher education through the implementation of creativity workshops in the Clinical School of Psychology of the Federal University of Campina Grande. Semi-structured interviews were conducted out with six students who participated in a support group led in said service. The collected material was analyzed through the Thematic Analysis, a modality of Content Analysis. The categories found in the results were: Obstacles to Permanence, Consequences of Adversities, Workshops for Resilience and Changes and Potentialities. The results showed an improvement in the way students dealt with university issues and the creative workshops proved to be promising strategies for this purpose. It is believed that the study will allow new directions of strategies to deal with university suffering. It is understood that the university experience does not have to be a tortuous, exhausting and discouraging trajectory. There are other ways of thinking about the university and this research is an invitation to explore this alternative.
???metadata.dc.description.resumen???: En la actualidad, el tema del sufrimiento universitario gana cada vez más visibilidad. Ante las demandas contemporáneas y las noticias recientes de suicidios e intentos atribuidos a causas académicas, es cada vez más necesario pensar en espacios de atención y acompañamiento estudiantil, para que pueda ser articular la resistencia colectiva en un ambiente que difunde cada día la Individualismo y competitividad. Esta investigación tuvo como objetivo comprender cómo el los grupos de apoyo constituyen espacios para promover la afiliación estudiantil para estudiantes de educación superior a través de Talleres de Creatividad en el Servicio de la Escuela de Psicología de la Universidad Federal de Campina Grande. Se realizaron entrevistas semiestructuradas a seis estudiantes que participó en un grupo de apoyo realizado en el citado Servicio. El material recogido fue analizado a través del Análisis Temático, una modalidad de Análisis de Contenido. Las categorías encontradas en los resultados fueron: Obstáculos a la permanencia, Consecuencias de la Adversidad, Talleres de Resiliencia y Cambio y Potencialidades. Los resultados mostraron una mejora en la forma en que estudiantes tratan temas universitarios y los talleres demostraron ser estrategias prometedoras para este propósito. Se cree que el estudio permitirá nuevos rumbos en busca de estrategias para afrontar el sufrimiento universidad. Se entiende que la experiencia en la universidad no necesita ser inevitablemente una trayectoria tortuosa, agotadora y desalentadora. Ellos existen otras formas de pensar la universidad y esta obra es una invitación a explorar esta alternativa.
Keywords: Vida acadêmica
Oficina de criatividade
Sofrimento universitário
Tentativa de suicídio - causa acadêmica
Assistência psicológica - estudantes universitários
Afiliação estudantil
Afiliação universitária
Serviço escola de psicologia da UFCG
Análise temática
Análise de conteúdo
Permanência universitária - estudantes
Obstáculos à permanência universitária
Evasão estudantil - universidade
Alain Coulon - afiliação estudantil
Adaptação à vida universitária - estudantes
Etnometodologia
Grupos de apoio - universidade
Academic life
Creativity workshops
University suffering
Suicide attempt - academic cause
Psychological assistance - university students
Student affiliation
Content analysis
Thematic analysis
University permanence - students
Obstacles to university permanence
Student dropout - university
Alain Coulon - student affiliation
Adaptation to university life - students
Taller de creatividad
Intento de suicidio - causa académica
Afiliación estudiantil
Afiliación universitaria
Servicio facultad de psicología de la UFCG
Análisis temático
Estancia universitaria - estudiantes
Obstáculos para permanecer en la universidad
Abandono estudiantil - universidad
Adaptación a la vida universitaria - estudiantes
Grupos de apoyo - universidad
???metadata.dc.subject.cnpq???: Psicologia.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14965
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Psicologia CCBS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MELISSA ELLEN COLAÇO DE VASCONCELOS - TCC PSICOLOGIA CCBS 2018.pdfMelissa Ellen Colaço de Vasconcelos -TCC Psicologia CCBS 2018506.91 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.