Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14965
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDVASCONCELOS, M. E. C.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1534894210913958pt_BR
dc.contributor.advisor1CARNEIRO, Virgínia Teles.-
dc.contributor.advisor1IDCARNEIRO, V. T.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9632590679008170pt_BR
dc.description.resumoAtualmente, a questão do sofrimento universitário vem ganhando cada vez mais visibilidade. Diante das demandas da contemporaneidade e das recentes notícias de suicídios e tentativas atribuídos a causas acadêmicas, se faz cada vez mais necessário pensarmos espaços de atenção e suporte estudantil, para que se possa articular a resistência coletiva num ambiente que dissemina todos os dias o individualismo e a competitividade. A presente pesquisa visou compreender como os grupos de apoio se constituem como espaços de promoção da afiliação estudantil para estudantes de ensino superior através da realização de Oficinas de Criatividade no Serviço Escola de Psicologia da Universidade Federal de Campina Grande. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com seis estudantes que participaram de um grupo de apoio realizado no referido Serviço. O material coletado foi analisado através da Análise Temática, uma modalidade da Análise de Conteúdo. As categorias encontradas nos resultados foram: Obstáculos à Permanência, Consequências das Adversidades, Oficinas como Resiliência e Mudanças e Potencialidades. Os resultados mostraram uma melhora na forma com que os estudantes lidam com questões da universidade e as oficinas se mostraram como estratégias promissoras para esse objetivo. Acredita-se que o estudo permitirá novos direcionamentos em busca de estratégias para se lidar com o sofrimento universitário. Entende-se que a vivência na universidade não precisa ser inevitavelmente uma trajetória tortuosa, desgastante e desestimulante. Existem outras formas de pensar a universidade e esse trabalho é um convite a explorar essa alternativa.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Biológicas e da Saúde - CCBSpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqPsicologia.-
dc.titleExistindo na universidade: um estudo da vida acadêmica a partir de oficinas de criatividade.pt_BR
dc.date.issued2018-
dc.description.abstractNowadays, the matter of university suffering is gaining more and more visibility. Faced with the demands of contemporaneity and the recent news of suicides and attempts attributed to academic causes, it is increasingly necessary to conceive spaces to promove attention and support to students, so that collective endurance can be articulated, in an environment that disseminates individualism and competitiveness every day. The present research aims to understand how the support groups constitute themselves as spaces of promotion of affiliation for students of higher education through the implementation of creativity workshops in the Clinical School of Psychology of the Federal University of Campina Grande. Semi-structured interviews were conducted out with six students who participated in a support group led in said service. The collected material was analyzed through the Thematic Analysis, a modality of Content Analysis. The categories found in the results were: Obstacles to Permanence, Consequences of Adversities, Workshops for Resilience and Changes and Potentialities. The results showed an improvement in the way students dealt with university issues and the creative workshops proved to be promising strategies for this purpose. It is believed that the study will allow new directions of strategies to deal with university suffering. It is understood that the university experience does not have to be a tortuous, exhausting and discouraging trajectory. There are other ways of thinking about the university and this research is an invitation to explore this alternative.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14965-
dc.date.accessioned2020-09-04T18:40:20Z-
dc.date.available2020-09-04-
dc.date.available2020-09-04T18:40:20Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectVida acadêmica-
dc.subjectOficina de criatividade-
dc.subjectSofrimento universitário-
dc.subjectTentativa de suicídio - causa acadêmica-
dc.subjectAssistência psicológica - estudantes universitários-
dc.subjectAfiliação estudantil-
dc.subjectAfiliação universitária-
dc.subjectServiço escola de psicologia da UFCG-
dc.subjectAnálise temática-
dc.subjectAnálise de conteúdo-
dc.subjectPermanência universitária - estudantes-
dc.subjectObstáculos à permanência universitária-
dc.subjectEvasão estudantil - universidade-
dc.subjectAlain Coulon - afiliação estudantil-
dc.subjectAdaptação à vida universitária - estudantes-
dc.subjectEtnometodologia-
dc.subjectGrupos de apoio - universidade-
dc.subjectAcademic life-
dc.subjectCreativity workshops-
dc.subjectUniversity suffering-
dc.subjectSuicide attempt - academic cause-
dc.subjectPsychological assistance - university students-
dc.subjectStudent affiliation-
dc.subjectContent analysis-
dc.subjectThematic analysis-
dc.subjectUniversity permanence - students-
dc.subjectObstacles to university permanence-
dc.subjectStudent dropout - university-
dc.subjectAlain Coulon - student affiliation-
dc.subjectAdaptation to university life - students-
dc.subjectTaller de creatividad-
dc.subjectIntento de suicidio - causa académica-
dc.subjectAfiliación estudiantil-
dc.subjectAfiliación universitaria-
dc.subjectServicio facultad de psicología de la UFCG-
dc.subjectAnálisis temático-
dc.subjectEstancia universitaria - estudiantes-
dc.subjectObstáculos para permanecer en la universidad-
dc.subjectAbandono estudiantil - universidad-
dc.subjectAdaptación a la vida universitaria - estudiantes-
dc.subjectGrupos de apoyo - universidad-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorVASCONCELOS, Melissa Ellen Colaço de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThere is a study of academic life at the university based on creativity workshops.pt_BR
dc.title.alternativeEl existir en la universidad: un estudio de la vida académica desde los talleres de la creatividad-
dc.identifier.citationVASCONCELOS, Melissa Ellen Colaço de. Existindo na universidade: um estudo da vida acadêmica a partir de oficinas de criatividade.2018. 31f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Bacharelado em Psicologia, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Campus Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14965pt_BR
dc.description.resumenEn la actualidad, el tema del sufrimiento universitario gana cada vez más visibilidad. Ante las demandas contemporáneas y las noticias recientes de suicidios e intentos atribuidos a causas académicas, es cada vez más necesario pensar en espacios de atención y acompañamiento estudiantil, para que pueda ser articular la resistencia colectiva en un ambiente que difunde cada día la Individualismo y competitividad. Esta investigación tuvo como objetivo comprender cómo el los grupos de apoyo constituyen espacios para promover la afiliación estudiantil para estudiantes de educación superior a través de Talleres de Creatividad en el Servicio de la Escuela de Psicología de la Universidad Federal de Campina Grande. Se realizaron entrevistas semiestructuradas a seis estudiantes que participó en un grupo de apoyo realizado en el citado Servicio. El material recogido fue analizado a través del Análisis Temático, una modalidad de Análisis de Contenido. Las categorías encontradas en los resultados fueron: Obstáculos a la permanencia, Consecuencias de la Adversidad, Talleres de Resiliencia y Cambio y Potencialidades. Los resultados mostraron una mejora en la forma en que estudiantes tratan temas universitarios y los talleres demostraron ser estrategias prometedoras para este propósito. Se cree que el estudio permitirá nuevos rumbos en busca de estrategias para afrontar el sufrimiento universidad. Se entiende que la experiencia en la universidad no necesita ser inevitablemente una trayectoria tortuosa, agotadora y desalentadora. Ellos existen otras formas de pensar la universidad y esta obra es una invitación a explorar esta alternativa.-
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Psicologia CCBS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MELISSA ELLEN COLAÇO DE VASCONCELOS - TCC PSICOLOGIA CCBS 2018.pdfMelissa Ellen Colaço de Vasconcelos -TCC Psicologia CCBS 2018506.91 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.