Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14967
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDOLIVEIRA, M. L. A.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8872741343920154pt_BR
dc.contributor.advisor1NASCIMENTO, Maria Valquíria Nogueira do .-
dc.contributor.advisor1IDNASCIMENTO, M. V. N.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6832534027323796pt_BR
dc.contributor.referee1AMORIM, Betânia Maria de Oliveira.-
dc.contributor.referee2CHAVES, Kadígina Alves de Oliveira.-
dc.description.resumoAs Práticas Integrativas e Complementares Grupais (PIC’s Grupais) são sistemas médicos e terapêuticos de cuidado em saúde voltados para o desenvolvimento do vínculo e da integração do ser humano com o ambiente e a sociedade. Nesse universo, identificamos algumas orientadas pela perspectiva participativa, cuja intenção é fomentar um trabalho pedagógico a partir das vivências e experiências de cada sujeito, quais sejam: Círculo da Cultura, Tenda do Conto, Teatro do Oprimido, Terapia Comunitária Integrativa, Arteterapia, Danças Circulares, Biodança, dentre outras. Tais práticas fundamentam-se nas dimensões dialógica, participativa e emancipadora e buscam integrar os diversos saberes, vivências e práticas dos participantes. Nesse sentido, a educação popular pode ser orientadora das referidas ações, haja vista que, baseada numa relação dialógica, pressupõe que as pessoas são, ao mesmo tempo, participantes e construtoras da realidade. Assim, tenta promover diálogos entre as/os profissionais e as/os usuárias/os dos serviços da atenção básica, de modo que tenham autonomia sobre o seu processo de saúde-doença. Nessa direção, este trabalho objetiva relatar a experiência da Tenda do Conto no contexto de formação de Agentes Comunitárias/os de saúde (ACS’s), nas metodologias participativas, bem como os sentidos e narrativas produzidos no processo grupal. A Tenda do Conto é uma metodologia participativa na qual as pessoas contam histórias de vida e experiências a partir de um objeto biográfico, que as remete a alguma lembrança de dor ou de alegria. Participaram desse estudo ACS’s que trabalham nas equipes de atenção básica da Estratégia de Saúde da Família (ESF), no distrito de São José da Mata, na cidade de Campina Grande (PB). Em termos de orientação teórico- metodológica optamos pela pesquisa participante, por meio da estratégia da pesquisa-ação, e, como estratégia de análise utilizamos as práticas discursivas e a produção de sentidos. Desse modo, sistematizamos eixos de análise e categorias, que foram articulados com o referencial teórico discutido ao longo deste trabalho. Observamos que a Tenda do Conto é uma ferramenta bastante útil tanto para o trabalho com as equipes de ACS’s, pois é uma oportunidade de narrarem e ressignificarem as suas experiências de vida, ao mesmo tempo em que podem ser utilizadas nas ações de educação em saúde, no âmbito comunitário, em direção a práticas que estimulam a autonomia dos sujeitos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Biológicas e da Saúde - CCBSpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqPsicologia.-
dc.titleDê licença pra minha história contar: narrativas produzidas na tenda do conto.pt_BR
dc.date.issued2018-03-16-
dc.description.abstractIntegrative and Complementary Group Practices (Group PICs) are medical and therapeutic systems of health care aimed at developing the bond and integration of the human being with the environment and society. In this universe, we identify some guided by the participatory perspective, whose intention is to foster a pedagogical work based on the vivences and experiences of each person, such as: Circle of Culture, Tent of Tale, Theater of the Oppressed, Integrative Community Therapy, Art Therapy, Circular Dances, Biodanza, among others. These practices are based on the dialogic, participatory and emancipatory dimensions and seek to integrate the different knowledge, vivences and practices of the participants. In this sense, popular education can be guiding these actions, since, based on a dialogic relationship, it presupposes that people are both participants and constructors of reality. Thus, itryes to promote dialogues between professionals and / or users of basic health care services, so that they have autonomy over their health-disease process. In this direction, this work aims to report an experience of the Tent of Tale in the context of the formation of Community Agents / health workers (ACS's), in participatory methodologies, as well as the senses and narratives produced in the group process. The Tent of Tale is a participatory methodology in which people tell life histories and experiences based on a biographical object, which refers them to some memory of pain or joy. Participated in this study are ACS's who work in the primary care teams of the Family Health Strategy (ESF), in the district of São José da Mata, in the city of Campina Grande (PB). In terms of theoretical-methodological orientation, we opted for participant research through the action-research strategy, as a strategy of analysis, we use discursive practices and the production of meanings. In this way, we systematized axes of analysis and categories, which were articulated with the theoretical referential discussed throughout this work. We note that the Tent of Tale is a very useful tool for working ACS teams, as it is an opportunity to narrate and re-signify their life experiences, at the same time that they can be used in actions of health education at the community level, towards practices that stimulate the autonomy of the subjects.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14967-
dc.date.accessioned2020-09-04T18:51:57Z-
dc.date.available2020-09-04-
dc.date.available2020-09-04T18:51:57Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectTenda do conto-
dc.subjectEducação popular em saúde-
dc.subjectPráticas Integrativas e complementares grupais-
dc.subjectDesenvolvimento de vínculo - psicologia-
dc.subjectIntegração ser humano sociedade-
dc.subjectDinâmica de grupo-
dc.subjectAgentes comunitários de saúde - tenda do conto-
dc.subjectMetodologias participativas-
dc.subjectPesquisa participante-
dc.subjectPesquisa-ação-
dc.subjectPráticas discursivas-
dc.subjectProdução de sentido-
dc.subjectNovas práticas em saúde-
dc.subjectNarrativas - tenda do conto-
dc.subjectModelo hegemônico em saúde-
dc.subjectPopular health education-
dc.subjectIntegrative and complementary group practices-
dc.subjectBond development - psychology-
dc.subjectIntegration of human society-
dc.subjectParticipatory methodologies-
dc.subjectParticipating research-
dc.subjectDiscursive practices-
dc.subjectNew health practices-
dc.subjectNarratives - tale tent-
dc.subjectHegemonic model in health-
dc.subjectCarpa de cuento-
dc.subjectEducación popular en salud-
dc.subjectPrácticas grupales Integrativas y complementarias-
dc.subjectDesarrollo de la vinculación - psicología-
dc.subjectIntegración ser humano sociedad-
dc.subjectAgentes comunitarios de salud - tent do conto-
dc.subjectInvestigación participante-
dc.subjectInvestigación para la acción-
dc.subjectPrácticas discursivas-
dc.subjectProducción de significado-
dc.subjectNuevas practicas de salud-
dc.subjectNarrativas - carpa de cuentos-
dc.subjectModelo hegemónico en salud-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorOLIVEIRA, Monalisa Lucena de Almeida.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeExcuse my story to tell: narratives produced in the story tent.pt_BR
dc.title.alternativeDar permiso para que mi historia cuente: narrativas producidas en la tienda de la historia.-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Monalisa Lucena de Almeida. Dê licença pra minha história contar: narrativas produzidas na tenda do conto. 2018. 31f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Bacharelado em Psicologia, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Campus Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14967pt_BR
dc.description.resumenLas Prácticas Integrativas y Complementarias de Grupo (Grupo PIC) son sistemas médicos y terapias asistenciales dirigidas al desarrollo del vínculo y la integración ser humano con el medio ambiente y la sociedad. En este universo, identificamos algunos guiada por la perspectiva participativa, cuya intención es promover un trabajo pedagógico para a partir de las experiencias de cada sujeto, a saber: Círculo de Cultura, Carpa de Cuentacuentos, Teatro del Oprimido, Terapia Comunitaria Integrativa, Arteterapia, Danzas en Círculo, Biodanza, entre otros. Tales prácticas se basan en criterios dialógicos, participativos y y emancipatorias y buscan integrar los diversos saberes, experiencias y prácticas de los participantes. En este sentido, la educación popular puede orientar estas acciones, dado que, basada en una relación dialógica, presupone que las personas son, al mismo tiempo, partícipes y constructores de la realidad. Así, trata de promover diálogos entre profesionales y usuarios de los servicios de atención primaria, para que tengan autonomía sobre sus proceso salud-enfermedad. En esa dirección, este trabajo tiene como objetivo relatar la experiencia de Tenda del Cuento en el marco de la formación de Agentes Comunitarios de Salud (ACS's), en el metodologías participativas, así como los significados y narrativas producidos en el proceso grupo. Tenda do Conto es una metodología participativa en la que las personas cuentan historias de vida y vivencias a partir de un objeto biográfico, que las remite a recuerdo de dolor o alegría. ACS que trabajan en equipos participaron en este estudio. de atención primaria de la Estrategia Salud de la Familia (ESF), en el distrito de São José da Mata, en la ciudad de Campina Grande (PB). En cuanto a la orientación teórico-metodológica, optamos por a través de la investigación participante, a través de la estrategia de investigación-acción y, como Para el análisis utilizamos prácticas discursivas y de producción de significados. De ese modo, sistematizamos ejes de análisis y categorías, que se articularon con el marco teórico discutido a lo largo de este trabajo. Observamos que la Carpa del Cuento es una herramienta muy útil tanto para trabajar con los equipos de CHA, como es una oportunidad para narrar y dar un nuevo sentido a sus experiencias de vida, al mismo tiempo que pueden ser utilizados en acciones de educación en salud, a nivel comunitario, hacia prácticas que estimulan la autonomía de los sujetos.-
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Psicologia CCBS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MONALISA LUCENA DE ALMEIDA OLIVEIRA - TCC PSICOLOGIA CCBS 2018.pdfMonalisa Lucena de Almeida Oliveira -TCC Psicologia CCBS 2018227.96 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.