Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14973
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDCELESTE, T. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7013910676491206pt_BR
dc.contributor.advisor1OLIVERA, Marcos Macri.-
dc.contributor.advisor1IDOLIVERA, M. M.pt_BR
dc.description.resumoA universidade tem um papel imprescindível no desenvolvimento da região onde atua. O ensino superior surgiu no Brasil, com cursos isolados de forma meramente profissionalizante,voltados unicamente ao sexo masculino. No entanto, devido o desenvolvimento econômico foi necessária uma expansão desse ensino que ainda assim, não atingia as mulheres, que acabaram conseguindo adentrar a esta modalidade apenas 70 anos após seu surgimento. Além de expandir, é necessário que a instituição ofereça conhecimento de qualidade para o reconhecimento dos profissionais. A averiguação desse conhecimento pode ser medida mediante o nível de aprendizagem absorvido pelos estudantes, considerando que fatores externos podem vir a influenciar ou não na absorção desses conhecimentos. Sendo assim, de forma específica, esse trabalho tem como objetivo evidenciar quais variáveis estão associadas ao rendimento acadêmico das alunas do curso de administração da UFCG/CCJS. A pesquisa torna-se relevante devido aos cuidados que a universidade deve ter em relação aos elementos que possam vir a interferir no aprendizado de suas alunas e como lidar com eles. O referencial teórico ficou dividido em três quesitos: contexto histórico do ensino superior no Brasil, relatando de forma sucinta como este surgiu no País; o ensino de Administração no Brasil,inicialmente voltados a atender unicamente as necessidades do Estado; e a Presença Feminina na Universidade, relatando o difícil processo de conquista das mulheres ao ensino superior. A pesquisa caracteriza-se de forma exploratória e descritiva, procurando constatar evidências de associação entre as variáveis estudadas, classificando-se como pesquisa de campo, já que o levantamento dos dados foi realizado junto às alunas investigadas. Para realização da pesquisa foi utilizada a forma quantitativa. Em conclusão, pode-se observar que entre todas as variáveis estudadas, duas delas apontaram evidências de associação em relação ao nível de rendimento atingido, sendo estas, a variável relacionada à forma de ingresso no curso e a variável relacionada à educação familiar recebida, as demais variáveis estudadas não apresentaram nenhuma evidência de associação. Contudo, através do presente trabalho é possível o desenvolvimento de novos estudos que venham a possibilitar conhecimentos mais específicos acerca do assunto.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJSpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqAdministraçãopt_BR
dc.titleVariáveis condicionantes do rendimento acadêmico das alunas do curso de Administração.pt_BR
dc.date.issued2017-
dc.description.abstractThe university has an essential role in the development of the region where it operates. Higher education emerged in Brazil, with isolated courses of purely vocational training, focused solely on the male sex. However, due to the economic development, it was necessary to expand this teaching, which, however, did not reach women, who managed to enter into this modality only 70 years after its emergence. In addition to expanding, it is necessary for the institution to provide quality knowledge for the recognition of professionals. The investigation of this knowledge can be measured by the level of learning absorbed by the students, considering that external factors may influence or not the absorption of this knowledge. Thus, in a specific way, this work aims to show which variables are associated with the academic performance of the students of the administration course of the UFCG / CCJS. The research becomes relevant due to the care that the university must have in relation to the elements that may interfere in the learning of its students and how to deal with them. The theoretical framework was divided into three categories: historical context of higher education in Brazil, briefly describing how this emerged in the country; The teaching of Administration in Brazil, initially aimed at meeting only the needs of the State; And the Women's Presence at the University, reporting the difficult process of women's conquest to higher education. The research is characterized in an exploratory and descriptive way, trying to verify evidence of association between the variables studied, being classified as field research, since the data collection was carried out with the students investigated. For the accomplishment of the research the quantitative form was used. In conclusion, it can be observed that among all the studied variables, two of them showed evidence of association in relation to the income level reached, being these, the variable related to the form of entrance in the course and the variable related to the family education received, the Other variables studied did not present any evidence of association. However, through the present work it is possible to develop new studies that will enable more specific knowledge about the subject.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14973-
dc.date.accessioned2020-09-05T21:25:03Z-
dc.date.available2020-09-05-
dc.date.available2020-09-05T21:25:03Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectExpansão do ensino superiorpt_BR
dc.subjectDesenvolvimento econômicopt_BR
dc.subjectCurso de Administraçãopt_BR
dc.subjectPresença femininapt_BR
dc.subjectAbsorção de conhecimentospt_BR
dc.subjectExpansion of higher educationpt_BR
dc.subjectEconomic developmentpt_BR
dc.subjectAdministration coursept_BR
dc.subjectFemale presencept_BR
dc.subjectKnowledge absorptionpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorCELESTE, Tayane Silva.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeConditioning variables on the academic performance of students in the Administration course.pt_BR
dc.identifier.citationCELESTE, Tayane Silva. Variáveis condicionantes do rendimento acadêmico das alunas do curso de Administração. 2017. 78fl. – Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. – Sousa/PB – Brasil, 2017.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Administração - CCJS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TAYANE SILVA CELESTE - TCC ADMINISTRAÇÃO 2017.pdfTayane Silva Celeste -TCC Administração 2017887.05 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.