Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14975
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDQUEIROGA, Y. M.pt_BR
dc.contributor.advisor1BARBOSA, Maria de Fátima Nóbrega.-
dc.contributor.advisor1IDBARBOSA, M. F. N.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8262057016878547pt_BR
dc.contributor.referee1DELFINO, Islania Andrade de Lira.-
dc.contributor.referee1IDDELFINO, I. A. L.pt_BR
dc.contributor.referee2MELO, Wellington Ferreira de.-
dc.contributor.referee2IDMELO, W. F.pt_BR
dc.description.resumoA gestão de pessoas incide através da participação, capacitação, envolvimento e desenvolvimento dos funcionários, ocasionando resultados positivos para a empresa. Para tanto, as organizações precisam buscar ferramentas e métodos eficazes que auxiliem no controle e monitoramento de desempenho dos seus colaboradores, com a finalidade de contribuir para o gerenciamento eficaz, por meio de atitudes motivacionais que gerem comprometimentos e crescimento profissional. Nesse sentido, essa pesquisa teve como objetivo investigar a forma como as práticas de gestão de pessoas são aplicados nas distribuidoras de bebidas (revendedoras de fábrica) quanto à formação dos colaboradores. Utilizou-se o proceder metodológico bibliográfico e descritivo, com abordagem qualitativa. Sendo realizado um estudo de campo, através de uma entrevista por meio de formulário, que verificou o nível de conscientização da equipe de Recursos Humanos (RH) quanto à importância da capacitação do seu colaborador. Diante do exposto, pode-se afirmar que a Empresa A realiza de forma detalhada e específica todas as seis categorias, citadas nesse estudo, na sua gestão estratégica de pessoas. No entanto, a Empresa B deixa a desejar em suas ações estratégicas na gestão de pessoas, já que em muitos questionamentos não foi possível identificar os métodos utilizados pela mesma na busca do desenvolvimento de sua equipe. É nesse sentido, que se reconhece a relevância em elaborar estratégias de comunicação bem como buscar um desenvolvimento contínuo de sua equipe, para que possam utilizar de uma forma mais eficaz o potencial de cada um, proporcionando o desenvolvimento e a satisfação de forma recíproca entre as partes envolvidas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJSpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqAdministraçãopt_BR
dc.titlePráticas de gestão de pessoas: um estudo no setor de bebidas do Município de Sousa/PB.pt_BR
dc.date.issued2017-08-14-
dc.description.abstractPersonnel management focuses on the participation, training, involvement and development of employees, resulting in positive results for the company. In order to do so, organizations need to seek effective tools and methods that help control and monitor the performance of their employees, in order to contribute to effective management through motivational attitudes that generate commitment and professional growth. In this sense, this research had as objective to investigate how the practices of people management are applied in the beverage distributors (factory resellers) regarding the training of employees. The bibliographic and descriptive method was used, with a qualitative approach. A field study was carried out through an interview through a form that verified the level of awareness of the Human Resources (HR) team regarding the importance of the training of its collaborator. In view of the above, it can be stated that Company A performs in a detailed and specific manner all the six dimensions mentioned in this study in its strategic management of people. However, Company B is unsatisfactory in its strategic actions in people management, since in many questions it was not possible to identify the methods used by it in the search for the development of its team. It is in this sense that we recognize the relevance of developing communication strategies as well as seek a continuous development of our team, so that they can use the potential of each one of them more effectively, providing the development and satisfaction of each other in a reciprocal way. related parties.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14975-
dc.date.accessioned2020-09-05T22:27:52Z-
dc.date.available2020-09-05-
dc.date.available2020-09-05T22:27:52Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectGestão de pessoaspt_BR
dc.subjectDesenvolvimento profissionalpt_BR
dc.subjectSetor de bebidaspt_BR
dc.subjectPeople managementpt_BR
dc.subjectProfessional developmentpt_BR
dc.subjectBeverage industrypt_BR
dc.subjectCapacitação dos colaboradores-
dc.subjectFerramentas e métodos eficaz-
dc.subjectTraining of employees-
dc.subjectEffective tools and methods-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorQUEIROGA, Yarlane Marques de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativePeople management practices: a study in the beverage sector in the Municipality of Sousa / PB.pt_BR
dc.identifier.citationQUEIROGA, Yarlane Marques de. Práticas de gestão de pessoas: um estudo no setor de bebidas do Município de Sousa/PB. 2017. 51fl. – Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. – Sousa/PB – Brasil, 2017.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Administração - CCJS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
YRLANE MARQUES DE QUEIROGA - TCC ADMINISTRAÇÃO 2017.pdfYarlane Marques de Queiroga -TCC Administração 2017278.72 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.