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dc.creator.IDCABRAL, A. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1667187514538536pt_BR
dc.contributor.advisor1MARIBONDO, Juscelino de Farias.-
dc.contributor.advisor1IDMARIBONDO, Juscelino de Fariaspt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5177641988447089pt_BR
dc.contributor.referee1LIMA , Antonio Gilson Barbosa de.-
dc.contributor.referee2SOUTO, Cícero da Rocha.-
dc.description.resumoO objetivo desta pesquisa foi analisar se a Termografia pode auxiliar na detecção de falhas em elementos de máquinas, notadamente rolamentos autocompensadores com 2 carreiras de esferas. A motivação surgiu da necessidade de verificar os pontos de falhas existentes nestes elementos mecânicos visando minimizar e/ou eliminar paradas inesperadas que possam comprometer o bom funcionamento dos mesmos e consequentemente das máquinas às quais estão inseridos. A pesquisa é classificada como investigativa, documental, prescritiva, qualitativa e quantitativa. A metodologia utilizada fez uso de bancada de testes composta por elementos mecânicos diversos a citar: motor elétrico controlado por inversor de frequência, amortecedores de vibração (vibra-stop), polias e correias, mancais de rolamentos, carga em eixo, câmera térmica e rolamentos autocompensadores modificados com defeitos nas pistas interna e externa em cenário com condições de controle e não-controle de temperatura ambiente, umidade relativa, rotação do motor, velocidade do ar, temperatura refletida e emissividade. Como resultado, observou-se que houve alteração significativa de temperatura nas pistas interna e externa dos rolamentos com falha do tipo sulco. Por outro lado, não foram percebidas alterações significativas nas pistas interna e externa do rolamento com falha por desgaste por abrasão. Por fim, conclui-se, neste trabalho, que a hipótese inicial foi parcialmente confirmada, isto é, a Termografia pode sim auxiliar a detectar as falhas mecânicas, mas falhas do tipo sulco e não as falhas do tipo desgaste abrasivo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Ciências e Tecnologia - CCTpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEngenharia Mecânicapt_BR
dc.titleEstudo termográfico de auxílio à detecção de falhas por desgaste mecânico em rolamento autocompensador de esferas.pt_BR
dc.date.issued2017-07-26-
dc.description.abstractThe aim of this study was to verify if Thermography can help in the diagnosis of failures in machine elements, notably self-aligning bearings with 2 rows of balls. The motivation arose from the need to verify the fault points existing in these mechanical elements to minimize and / or eliminate unexpected stops that could compromise the proper functioning of themselves and consequently of the machines of which they are part of. This study is classified as investigative, documentary, prescriptive, qualitative and quantitative. The methodology made use of test bench composed of several mechanical elements: electric motor controlled by frequency inverter, vibration-stop buffers, pulleys and belts, house bearings, radial load, thermal camera and self-aligning bearings with inner and outer race fault in a scenario with control conditions and non-control of ambient temperature, relative humidity, engine speed, air velocity, reflected temperature and emissivity. It was confirmed that there was a significant temperature change in the inner and outer races of groove-type failure bearings. On the other hand, no significant changes were observed in the inner and outer races of the bearing with abrasion wear failure. Finally, it was concluded in this work that the initial hypothesis was partially confirmed, that is, the Thermography can help to detect mechanical failures in groove type failures but not abrasive wear type failures.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/1497-
dc.date.accessioned2018-08-20T12:32:16Z-
dc.date.available2018-08-20-
dc.date.available2018-08-20T12:32:16Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectTermografiapt_BR
dc.subjectFalhaspt_BR
dc.subjectManutençãopt_BR
dc.subjectMetodologiapt_BR
dc.subjectRolamentos Autocompensadores com 2 Carreiras de Esferaspt_BR
dc.subjectThermographypt_BR
dc.subjectFailurespt_BR
dc.subjectMaintenancept_BR
dc.subjectMethodologypt_BR
dc.subjectSelf-aligning ball bearings with 2 ball bearingspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorCABRAL, Adriano de Sousa.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThermographic study for detection of faults by mechanical wear in self-aligning bearings.pt_BR
dc.relationCadersil Industrial Ltda.pt_BR
dc.identifier.citationCABRAL, A. de S. Estudo termográfico de auxílio à detecção de falhas por desgaste mecânico em rolamento autocompensador de esferas. 2017. 112f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) – Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica, Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/1497pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Engenharia Mecânica.

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