Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15046
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDALVES, A. V. A.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0480688243868544pt_BR
dc.contributor.advisor1MOURA, Flávia Moura de.-
dc.contributor.advisor1IDMOURA, F. M.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3622457607384908pt_BR
dc.contributor.referee1GUSMÃO, Elaine Custódio Rodrigues.-
dc.contributor.referee2COSTA, Haline Mineiro.-
dc.description.resumoA hospitalização pode se apresentar como uma situação estressora e assustadora. Em crianças e adolescentes, o momento da hospitalização mostra-se ainda mais intenso e mobilizador de sentimentos negativos. O adoecimento os coloca diante de situações desconhecidas, em que passam a vivenciar uma realidade diferente, ao mesmo tempo em que são retirados dos espaços que ocupam em seu dia-a-dia. Assim, a Psicologia insere-se na busca pela minimização do sofrimento causado pelo processo de adoecimento e suas consequências. Considerando a importância do atendimento psicológico durante a hospitalização infanto-juvenil, o presente trabalho tem como objetivo discorrer acerca das possibilidades de atuação em psicologia pediátrica, por meio de intervenções lúdicas realizadas durante o estágio curricular de ênfase do curso de Psicologia da Universidade Federal de Campina Grande. Foram utilizados os seguintes recursos lúdicos: papel e lápis, desenhos contendo o ambiente hospitalar, jogos, brinquedos, dedoches, atividades direcionadas, caixinhas de perguntas, vídeos de curta duração e livros infantis que abordavam situações comuns à realidade de hospitalização. Por meio dos atendimentos lúdicos, pode-se prestar suporte psicológico a crianças e adolescentes hospitalizados; e, ao mesmo tempo, ofertar formas de expressão e compreensão dos sentimentos e vivências durante a internação hospitalar. A inserção do lúdico nos atendimentos psicológicos proporcionou para crianças e adolescentes novas maneiras de expressar os significados do adoecimento e da hospitalização; e, evidenciou a necessidade de reinvenção da prática psicológica hospitalar, ofertando cuidado integral e humanizado.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Biológicas e da Saúde - CCBSpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqPsicologia.-
dc.titlePsicologia pediátrica: o lúdico como recurso terapêutico na hospitalização infanto-juvenil.pt_BR
dc.date.issued2015-03-19-
dc.description.abstractHospitalization may be presented as a stressful and frightening situation. the time of hospitalization shows even more intense and mobilizer of negative feelings in children and adolescents. The illness presents unknown situations that children and adolescents need to deal with in which they have to experience a different reality at the same time as they are removed from the spaces they occupy daily. Thus, Psychology is part of the search for minimizing the suffering caused by the disease process and its consequences. Considering the importance of psychological care during children's hospitalization, this study aims to discuss about the possibilities of action in pediatric psychology, through ludic interventions during the curricular internship of emphasis of a graduate in Psychology from Federal University of Campina Grande. The following recreational resources were used: paper and pencil, drawings containing the hospital environment, games, toys, finger puppet, directed activities, small boxes of questions, short videos and children's books that addressed situations common to hospitalization reality. Through ludic care, we can provide psychological support to hospitalized children and adolescents; and at the same time, offer forms of expression and understanding of feelings and experiences during hospitalization. The insertion of ludic in psychological assistance provided new ways for children and adolescents to express the meanings of illness and hospitalization; and highlighted the need for reinventing the hospital psychological practice, offering comprehensive and humanized care.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15046-
dc.date.accessioned2020-09-09T16:06:20Z-
dc.date.available2020-09-09-
dc.date.available2020-09-09T16:06:20Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectPsicologia Pediátrica-
dc.subjectCriança hospitalizada-
dc.subjectPsicologia da criança-
dc.subjectIntegralidade em saúde-
dc.subjectHospitalização infanto-juvenil-
dc.subjectLúdico - recurso terapêutico-
dc.subjectIntervenções lúdicas - Psicologia Pediátrica-
dc.subjectAtendimento lúdico - Psicologia-
dc.subjectRecursos lúdicos - Psicologia-
dc.subjectPediatric Psychology-
dc.subjectChild hospitalized-
dc.subjectChild Psychology-
dc.subjectComprehensiveness in health-
dc.subjectChild and juvenile hospitalization-
dc.subjectPlayful - therapeutic resource-
dc.subjectPlayful interventions - Pediatric Psychology-
dc.subjectPlayful service - Psychology-
dc.subjectPlayful resources - Psychology-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorALVES, Alanne Virgínia Araújo.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativePediatric psychology: play as a therapeutic resource in hospitalization for children and adolescents.pt_BR
dc.identifier.citationALVES, Alanne Virgínia Araújo. Psicologia pediátrica: o lúdico como recurso terapêutico na hospitalização infanto-juvenil. 25f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Bacharelado em Psicologia, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Campus Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15046pt_BR
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Psicologia CCBS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ALANNE VIRGÍNIA ARAÚJO ALVES - TCC PSICOLOGIA CCBS 2015.pdfAlanne Virgínia Araújo Alves - TCC Psicologia CCBS 2015511.63 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.