Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15051
Title: Programa saúde na escola: um relato de experiência de estágio em psicologia.
Other Titles: School health program: an account of psychology internship experience.
Programa de salud en la escuela: relato de una experiencia de pasantía en psicología.
???metadata.dc.creator???: GOMES, Daienne Gonçalves.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: OLIVEIRA, Suenny Fonsêca de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: NASCIMENTO, Maria Valquíria Nogueira do.
???metadata.dc.contributor.referee2???: CHAVES, Kadígina Alves de Oliveira.
Keywords: Programa Saúde na Escola;Estágio em Psicologia;Política de atenção à saúde escolar;NASF - Estágio em Psicologia;Metodologias participativas - Psicologia escolar;Psicólogo comunitário;Promoção da saúde - Psicologia;Espaço terapêutico - Psicologia escolar;Psychology Internship;School health care policy;Participatory methodologies - School psychology;Psicologia e saúde na escola;Programa de salud escolar;Pasantía en psicología;Política de salud escolar;NASF - pasantía en psicología;Promoción de la salud - psicología;Espacio terapéutico - psicología escolar
Issue Date: 28-Mar-2017
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: GOMES, Daienne Gonçalves. Programa saúde na escola: um relato de experiência de estágio em psicologia. 2017. 25f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Bacharelado em Psicologia, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Campus Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15051
???metadata.dc.description.resumo???: O Programa Saúde na Escola (PSE) consiste em uma política de atenção à saúde escolar, que tem como intuito prevenir doenças e promover saúde e bem estar neste ambiente, proporcionando maior responsabilização dos estudantes e da comunidade escolar sobre aspectos relacionados à saúde. Assim, o presente artigo tem como objetivo relatar uma experiência de estágio de Psicologia realizado no NASF, com vistas a contribuir com a práxis do profissional da Psicologia no Programa Saúde na Escola (PSE). O referido estudo foi desenvolvido através de intervenções realizadas em uma escola da rede pública de ensino localizada no Município de Campina Grande – PB, nas turmas de 6º, 7º e 9º ano a partir das metodologias participativas. Foram realizadas 6 encontros com os temas “sexualidade”, “DST/AIDS” e “métodos contraceptivos” em um grupo de cerca de 50 alunos que tinham idade entre 12 e 22 anos, com atividades realizadas semanalmente. Pode-se visualizar como as metodologias participativas utilizadas pelo psicólogo comunitário, no PSE, podem trazer maior implicação por parte dos sujeitos envolvidos nas atividades, proporcionando a prevenção de doenças e a promoção da saúde, assim como reflexão sobre os temas, facilitando o despertar da consciência crítica e co-responsabilização com a saúde, formando agentes multiplicadores de conhecimentos e informações em seus grupos de pertença. Nas intervenções realizadas é importante destacar a importância do espaço de fala para os sujeitos participantes, espaço terapêutico, que oportunizou o posicionamento de tais sujeitos sobre os temas, amenizando os anseios e preocupações acerca da sexualidade nesta fase da vida.
Abstract: The Health in School Program (PSE) consists of a health care policy that aims to prevent diseases and promote health and well-being in this environment, giving greater responsibility to students and the school community on aspects related to health. Thus, this article aims to report an experience of Psychology internship in the NASF, with the aim of contributing to the praxis of the Psychology professional in the Health in School Program (PSE). This study was developed through interventions carried out in a public school system located in the city of Campina Grande - PB, in the 6th, 7th and 9th grade classes based on participatory methodologies. Six meetings were held with the themes "sexuality", "STD / AIDS" and "contraceptive methods" in a group of about 50 students aged between 12 and 22 with weekly activities. It can be seen how the participatory methodologies used by the community psychologist in the PSE can bring greater involvement on the part of the subjects involved in the activities, providing prevention of diseases and health promotion, as well as reflection on the themes, facilitating the awakening of Critical awareness and co-responsibility with health, forming agents that multiply knowledge and information in their groups of belonging. In the interventions carried out, it is important to highlight the importance of the speech space for the participants, a therapeutic space, which facilitated the positioning of these subjects on the themes, alleviating the anxieties and concerns about sexuality in this phase of life.
???metadata.dc.description.resumen???: El Programa de Salud Escolar (PSE) consiste en una política de atención a la salud escolar, que tiene como objetivo prevenir enfermedades y promover la salud y el bienestar en este entorno, otorgando mayor responsabilidad a los estudiantes y a la comunidad escolar en los aspectos relacionados con la salud. Así, este artículo tiene como objetivo relatar una experiencia de pasantía en Psicología realizada en la NASF, con el objetivo de contribuir a la praxis del profesional de Psicología en el Programa Salud en la Escuela (PSE). Este estudio se desarrolló a través de intervenciones realizadas en una escuela pública ubicada en la ciudad de Campina Grande - PB, en las clases de 6º, 7º y 9º grado a partir de metodologías participativas. Se realizaron seis encuentros con los temas “sexualidad”, “ETS/SIDA” y “métodos anticonceptivos” en un grupo de cerca de 50 estudiantes con edades entre 12 y 22 años, con actividades realizadas semanalmente. Se puede visualizar cómo las metodologías participativas utilizadas por el psicólogo comunitario, en el PSE, pueden traer mayor implicación por parte de los sujetos involucrados en las actividades, propiciando la prevención de enfermedades y la promoción de la salud, así como la reflexión sobre los temas , facilitando el despertar de la conciencia crítica y la corresponsabilidad con la salud, formando agentes multiplicadores de conocimientos e información en sus grupos a los que pertenecen. En las intervenciones realizadas, es importante resaltar la importancia del espacio de habla para los sujetos participantes, un espacio terapéutico, que permitió el posicionamiento de tales sujetos en los temas, aliviando las angustias y preocupaciones sobre la sexualidad en esta etapa de la vida.
Keywords: Programa Saúde na Escola
Estágio em Psicologia
Política de atenção à saúde escolar
NASF - Estágio em Psicologia
Metodologias participativas - Psicologia escolar
Psicólogo comunitário
Promoção da saúde - Psicologia
Espaço terapêutico - Psicologia escolar
Psychology Internship
School health care policy
Participatory methodologies - School psychology
Psicologia e saúde na escola
Programa de salud escolar
Pasantía en psicología
Política de salud escolar
NASF - pasantía en psicología
Promoción de la salud - psicología
Espacio terapéutico - psicología escolar
???metadata.dc.subject.cnpq???: Psicologia.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15051
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Psicologia CCBS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DAIENNE GONÇALVES GOMES - TCC PSICOLOGIA CCBS 2017.pdfDaienne Gonçalves Gomes - TCC Psicologia CCBS 2017273.31 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.