Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15051
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDGOMES, D. G.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2848643267127538pt_BR
dc.contributor.advisor1OLIVEIRA, Suenny Fonsêca de.-
dc.contributor.advisor1IDOLIVEIRA, S. F.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8823166970900982pt_BR
dc.contributor.referee1NASCIMENTO, Maria Valquíria Nogueira do.-
dc.contributor.referee2CHAVES, Kadígina Alves de Oliveira.-
dc.description.resumoO Programa Saúde na Escola (PSE) consiste em uma política de atenção à saúde escolar, que tem como intuito prevenir doenças e promover saúde e bem estar neste ambiente, proporcionando maior responsabilização dos estudantes e da comunidade escolar sobre aspectos relacionados à saúde. Assim, o presente artigo tem como objetivo relatar uma experiência de estágio de Psicologia realizado no NASF, com vistas a contribuir com a práxis do profissional da Psicologia no Programa Saúde na Escola (PSE). O referido estudo foi desenvolvido através de intervenções realizadas em uma escola da rede pública de ensino localizada no Município de Campina Grande – PB, nas turmas de 6º, 7º e 9º ano a partir das metodologias participativas. Foram realizadas 6 encontros com os temas “sexualidade”, “DST/AIDS” e “métodos contraceptivos” em um grupo de cerca de 50 alunos que tinham idade entre 12 e 22 anos, com atividades realizadas semanalmente. Pode-se visualizar como as metodologias participativas utilizadas pelo psicólogo comunitário, no PSE, podem trazer maior implicação por parte dos sujeitos envolvidos nas atividades, proporcionando a prevenção de doenças e a promoção da saúde, assim como reflexão sobre os temas, facilitando o despertar da consciência crítica e co-responsabilização com a saúde, formando agentes multiplicadores de conhecimentos e informações em seus grupos de pertença. Nas intervenções realizadas é importante destacar a importância do espaço de fala para os sujeitos participantes, espaço terapêutico, que oportunizou o posicionamento de tais sujeitos sobre os temas, amenizando os anseios e preocupações acerca da sexualidade nesta fase da vida.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Biológicas e da Saúde - CCBSpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqPsicologia.-
dc.titlePrograma saúde na escola: um relato de experiência de estágio em psicologia.pt_BR
dc.date.issued2017-03-28-
dc.description.abstractThe Health in School Program (PSE) consists of a health care policy that aims to prevent diseases and promote health and well-being in this environment, giving greater responsibility to students and the school community on aspects related to health. Thus, this article aims to report an experience of Psychology internship in the NASF, with the aim of contributing to the praxis of the Psychology professional in the Health in School Program (PSE). This study was developed through interventions carried out in a public school system located in the city of Campina Grande - PB, in the 6th, 7th and 9th grade classes based on participatory methodologies. Six meetings were held with the themes "sexuality", "STD / AIDS" and "contraceptive methods" in a group of about 50 students aged between 12 and 22 with weekly activities. It can be seen how the participatory methodologies used by the community psychologist in the PSE can bring greater involvement on the part of the subjects involved in the activities, providing prevention of diseases and health promotion, as well as reflection on the themes, facilitating the awakening of Critical awareness and co-responsibility with health, forming agents that multiply knowledge and information in their groups of belonging. In the interventions carried out, it is important to highlight the importance of the speech space for the participants, a therapeutic space, which facilitated the positioning of these subjects on the themes, alleviating the anxieties and concerns about sexuality in this phase of life.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15051-
dc.date.accessioned2020-09-09T16:42:18Z-
dc.date.available2020-09-09-
dc.date.available2020-09-09T16:42:18Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectPrograma Saúde na Escola-
dc.subjectEstágio em Psicologia-
dc.subjectPolítica de atenção à saúde escolar-
dc.subjectNASF - Estágio em Psicologia-
dc.subjectMetodologias participativas - Psicologia escolar-
dc.subjectPsicólogo comunitário-
dc.subjectPromoção da saúde - Psicologia-
dc.subjectEspaço terapêutico - Psicologia escolar-
dc.subjectPsychology Internship-
dc.subjectSchool health care policy-
dc.subjectParticipatory methodologies - School psychology-
dc.subjectPsicologia e saúde na escola-
dc.subjectPrograma de salud escolar-
dc.subjectPasantía en psicología-
dc.subjectPolítica de salud escolar-
dc.subjectNASF - pasantía en psicología-
dc.subjectPromoción de la salud - psicología-
dc.subjectEspacio terapéutico - psicología escolar-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorGOMES, Daienne Gonçalves.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeSchool health program: an account of psychology internship experience.pt_BR
dc.title.alternativePrograma de salud en la escuela: relato de una experiencia de pasantía en psicología.-
dc.identifier.citationGOMES, Daienne Gonçalves. Programa saúde na escola: um relato de experiência de estágio em psicologia. 2017. 25f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Bacharelado em Psicologia, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Campus Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15051pt_BR
dc.description.resumenEl Programa de Salud Escolar (PSE) consiste en una política de atención a la salud escolar, que tiene como objetivo prevenir enfermedades y promover la salud y el bienestar en este entorno, otorgando mayor responsabilidad a los estudiantes y a la comunidad escolar en los aspectos relacionados con la salud. Así, este artículo tiene como objetivo relatar una experiencia de pasantía en Psicología realizada en la NASF, con el objetivo de contribuir a la praxis del profesional de Psicología en el Programa Salud en la Escuela (PSE). Este estudio se desarrolló a través de intervenciones realizadas en una escuela pública ubicada en la ciudad de Campina Grande - PB, en las clases de 6º, 7º y 9º grado a partir de metodologías participativas. Se realizaron seis encuentros con los temas “sexualidad”, “ETS/SIDA” y “métodos anticonceptivos” en un grupo de cerca de 50 estudiantes con edades entre 12 y 22 años, con actividades realizadas semanalmente. Se puede visualizar cómo las metodologías participativas utilizadas por el psicólogo comunitario, en el PSE, pueden traer mayor implicación por parte de los sujetos involucrados en las actividades, propiciando la prevención de enfermedades y la promoción de la salud, así como la reflexión sobre los temas , facilitando el despertar de la conciencia crítica y la corresponsabilidad con la salud, formando agentes multiplicadores de conocimientos e información en sus grupos a los que pertenecen. En las intervenciones realizadas, es importante resaltar la importancia del espacio de habla para los sujetos participantes, un espacio terapéutico, que permitió el posicionamiento de tales sujetos en los temas, aliviando las angustias y preocupaciones sobre la sexualidad en esta etapa de la vida.-
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Psicologia CCBS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DAIENNE GONÇALVES GOMES - TCC PSICOLOGIA CCBS 2017.pdfDaienne Gonçalves Gomes - TCC Psicologia CCBS 2017273.31 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.