Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15058
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSILVA, V. N.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7415806176109786pt_BR
dc.contributor.advisor1SOUSA, Rozilene Lopes de.-
dc.contributor.advisor1IDSOUZA, R. L.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7255410765448943pt_BR
dc.contributor.referee1MOURA, Adriana Sidralle Rolim de.-
dc.contributor.referee1IDMOURA, A. S. R.pt_BR
dc.contributor.referee2CIRNE, Gianinni Martins Pereira.-
dc.contributor.referee2IDCIRNE, G. M. P.pt_BR
dc.description.resumoOs serviços educacionais têm passado por um acelerado processo de expansão, ocasionando uma expressiva concorrência entre as Instituições de Ensino Superior (IES), exigindo que as mesmas se preocupem cada vez mais com os cursos oferecidos e com a satisfação de seus alunos. Pensando nisso, o estudo objetiva verificar se o grau de satisfação que os discentes têm em relação ao seu curso influencia na forma de como eles interagem no processo de ensino aprendizagem. Metodologicamente a pesquisa foi do tipo exploratória, descritiva e quantitativa. O estudo foi realizado com 85 alunos do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Campina Grande campus de Sousa. O questionário é estruturado com duas etapas: a primeira será composta por 4 perguntas referentes ao perfil do público-alvo; e a segunda conta com 42 perguntas relacionadas ao tema central de satisfação. As perguntas foram analisadas em categorias, baseadas na pesquisa realizada por Paswan e Young. Com relação aos resultados inerentes a pesquisa, observou-se que em sua maioria os estudantes concordam parcialmente acerca do envolvimento do professor, a exigência e organização do curso, como também a respeito da satisfação geral do corpo discente. A partir de tudo que foi abordado, conclui-se que estudos dessa natureza são necessários para o desenvolvimento dos cursos, como é o caso de Ciências Contábeis. De modo que, na medida em que compreendemos a necessidade do corpo discente e docente, bem como, a interação entre eles, como também as limitações e desafios vivenciados pelas universidades, é possível elucidar novas possibilidades e enxergar novos caminhos, buscando otimizar o curso, o conhecimento dos acadêmicos e futuros profissionais e a dinâmica dos professores.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJSpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqContabilidadept_BR
dc.titleSatisfação dos estudantes do curso de Ciências Contábeis em relação ao próprio curso no CCJS/UFCG.pt_BR
dc.date.issued2017-08-15-
dc.description.abstractThe educational services have undergone an accelerated process of expansion, causing a significant competition among the Institutions of Higher Education (IES), requiring that they are increasingly concerned with the courses offered and with the satisfaction of their students. Thinking about this, the study aims to verify if the degree of satisfaction that the students have in relation to their course influences how they interact in the process of teaching learning. Methodologically the research was exploratory, descriptive and quantitative. The study was carried out with 85 students of the course of Accounting Sciences of the Federal University of Campina Grande campus of Sousa. The questionnaire is structured with two steps: the first one will be composed of 4 questions regarding the profile of the target audience; And the second has 42 questions related to the central theme of satisfaction. The questions were analyzed in categories, based on research conducted by Paswan and Young. Regarding the results inherent to the research, it was observed that the majority of students agree partially about the teacher's involvement, the requirement and organization of the course, as well as about the general satisfaction of the student body. From all that was approached, it is concluded that studies of this nature are necessary for the development of the courses, as is the case of Accounting Sciences. So that, insofar as we understand the need of the student body and the teaching staff, as well as the interaction between them, as well as the limitations and challenges experienced by universities, it is possible to elucidate new possibilities and to see new paths, seeking to optimize the course, The knowledge of academics and future professionals and the dynamics of teachers.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15058-
dc.date.accessioned2020-09-09T17:29:42Z-
dc.date.available2020-09-09-
dc.date.available2020-09-09T17:29:42Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectSatisfação dos discentespt_BR
dc.subjectCiências Contábeispt_BR
dc.subjectInteresse do alunopt_BR
dc.subjectEnvolvimento do professorpt_BR
dc.subjectInteraçãopt_BR
dc.subjectEnsino Superior no Brasilpt_BR
dc.subjectExigências do cursopt_BR
dc.subjectStudent satisfactionpt_BR
dc.subjectAccounting Sciencespt_BR
dc.subjectStudent interestpt_BR
dc.subjectTeacher involvementpt_BR
dc.subjectInteractionpt_BR
dc.subjectHigher Education in Brazilpt_BR
dc.subjectCourse requirementspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Vanessa Nascimento da.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeAccounting students' satisfaction with the CCJS / UFCG course itself.pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Vanessa Nascimento da. Satisfação dos estudantes do curso de Ciências Contábeis em relação ao próprio curso no CCJS/UFCG. 2017. 57fl. – Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. – Sousa/PB – Brasil, 2017.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Ciências Contábeis - CCJS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
VANESSA NASCIMENTO DA SILVA - TCC C. CONTÁBEIS 2017.pdfVanessa Nascimento da Silva - TCC Ciências Contábeis 2017559.42 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.