Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15068
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDVIEIRA, J. R.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6614876043650026pt_BR
dc.contributor.advisor1MORAES, Maristela de Melo.-
dc.contributor.advisor1IDMORAES, M. M.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2704701903980934pt_BR
dc.contributor.referee1SILVA, Alyne Alvarez.-
dc.contributor.referee2OLIVEIRA, Suenny Fonsêca de.-
dc.description.resumoO trabalho em questão disserta sobre o processo de imersão em CAPSad III através das experiências de Estágio Básico Supervisionado e Projeto de Extensão, utilizando-se da observação participante para construção de diagnóstico situacional, e a partir daí, tecer considerações críticas sobre o funcionamento do serviço. Destaca-se o percurso teórico de consolidação da reforma psiquiátrica, que num movimento histórico lança um olhar às pessoas com demandas decorrentes do uso abusivo de substâncias psicoativas, levando à criação e implementação das políticas públicas de atenção integral ofertada a essa parte da população, baseadas na perspectiva da Redução de Danos. Através de um apanhado histórico sobre as representações sociais e lugar da infância e juventude no Brasil, e levando em conta os dados recentes que demonstram o crescente número de crianças e adolescentes fazendo uso de drogas, debate-se o seu lugar na Rede de Atenção Psicossocial e a necessidade de serviços que atendam à esta demanda específica. Neste relato o enfoque recai sobre as práticas de cuidado e tratamento integral vistas em campo, percebendo suas potencialidades e desafios, discutindo também, as possibilidades de intervenção realizadas a partir do que foi encontrado. Ao fim, nota-se que essas práticas encontram-se bastante fragilizadas no cotidiano dos serviços, um problema que remonta a questões da própria estrutura da atenção em saúde mental, porém, com desejo, aposta e investimento, o encontrar novos caminhos com o sujeito torna-se possível.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Biológicas e da Saúde - CCBSpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqPsicologia.-
dc.titleAtenção integral a crianças e adolescentes em CAPSad III: um relato de experiência.pt_BR
dc.date.issued2017-03-30-
dc.description.abstractThis paper discuss the immersion process in a Psychosocial Care Center - Alcohol and other drugs (Centro de Atenção Psicossocial - Álcool e outras Drogas) through the experiences of a Supervised Basic Internship (Estágio Básico Supervisionado) and a Extension Project (Projeto de Extensão) experiences. using the participant observation to make an institutional situational diagnosis, in order to make critical considerations about the operation of the service. It is emphasized the theoretical course that leaded to the psychiatric reform, that in a historical movement visualizes the subjects with demands resulting from abusive use of psychoactive substances, leading to the creation and implementation of the publics politics of integral care offered to this population, based upon the Damage Reduction perspective. Through a historical overview about the childhood and youth social representations in Brazil and considering the recent data that shows a growing amount of children's and adolescents using drugs, it is debated their place in the Network of Psychosocial Care and the need of institutions that serves that specific demand. This report focus on the care practices and integral treatment observed in the institution, understanding its potentials and challenges, also discussing the possibilities of interventions built upon what was found. At last, it is noted the fragilities of this practices in the service routine, a problem that goes back to the mental health care structure, but with desire, bet and investment, it is possible to find new paths with the subject.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15068-
dc.date.accessioned2020-09-09T18:28:23Z-
dc.date.available2020-09-09-
dc.date.available2020-09-09T18:28:23Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEstágio em Psicologia-
dc.subjectExtensão universitária - Psicologia-
dc.subjectCAPS ad III-
dc.subjectObservação participante-
dc.subjectSubstâncias psicoativas - uso abusivo-
dc.subjectPolíticas públicas de atenção a crianças e adolescentes-
dc.subjectCrianças e adolescentes - políticas públicas-
dc.subjectRedução de danos-
dc.subjectInfância e juventude - políticas de atenção-
dc.subjectCrianças viciadas - substâncias psicoativas-
dc.subjectPsychology Internship-
dc.subjectUniversity Extension - Psychology-
dc.subjectPsychoactive substances - abuse-
dc.subjectPublic policies for the care of children and adolescents-
dc.subjectAddicted children - psychoactive substances-
dc.subjectCentro de Atenção Psicossocial de Álcool e outras Drogas-
dc.subjectPasantía en Psicología-
dc.subjectExtensión Universitaria - Psicología-
dc.subjectCAPS anuncio III-
dc.subjectObservación del participante-
dc.subjectSustancias psicoactivas - abuso-
dc.subjectPolíticas públicas de atención a la niñez y la adolescencia-
dc.subjectNiñez y adolescencia - políticas públicas-
dc.subjectReducción de daños-
dc.subjectInfancia y juventud - políticas de cuidado-
dc.subjectNiños adictos - sustancias psicoactivas-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorVIEIRA, Júlia Ramos.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeComprehensive care for children and adolescents in CAPS ad III: an experience report.pt_BR
dc.title.alternativeAtención integral a niños y adolescentes en CAPSad III: relato de experiencia.-
dc.identifier.citationVIEIRA, Júlia Ramos. Atenção integral a crianças e adolescentes em CAPS ad III: um relato de experiência. 2017. 34fl. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Bacharelado em Psicologia, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Campus Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15068pt_BR
dc.description.resumenEl trabajo en cuestión aborda el proceso de inmersión en el CAPSad III a través de las experiencias de Prácticas Básicas Supervisadas y Proyecto de Extensión, utilizando la observación participante para construir un diagnóstico situacional, y a partir de ahí, hacer consideraciones críticas sobre el funcionamiento del servicio. Se destaca el camino teórico de consolidación de la reforma psiquiátrica, que en un movimiento histórico da una mirada a las personas con demandas derivadas del uso abusivo de sustancias psicoactivas, conduciendo a la creación e implementación de políticas públicas de atención integral ofrecidas a esta parte de la población. la población, a partir de una perspectiva de Reducción de Daños. A través de una revisión histórica de las representaciones sociales y del lugar de la infancia y la juventud en Brasil, y teniendo en cuenta datos recientes que demuestran el creciente número de niños y adolescentes que consumen drogas, se discute su lugar en la Red de Atención Psicosocial y la necesidad de los servicios. que satisfagan esta demanda específica. En este informe, el foco está en las prácticas integrales de atención y tratamiento vistas en el campo, percibiendo sus potencialidades y desafíos, discutiendo también las posibilidades de intervención realizadas a partir de lo encontrado. Al final, se nota que estas prácticas son bastante frágiles en el cotidiano de los servicios, problema que se remonta a cuestiones de la estructura misma de la atención a la salud mental, sin embargo, con ganas, compromiso e inversión, encontrar nuevos caminos con el sujeto se hace posible.-
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Psicologia CCBS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JÚLIA RAMOS VIEIRA - TCC PSICOLOGIA CCBS 2017.pdfJúlia Ramos Vieira - TCC Psicologia CCBS 2017338.85 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.