Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15071
Title: O livro didático: seu papel no processo ensino-aprendizagem.
Other Titles: The textbook: its role in the teaching-learning process.
???metadata.dc.creator???: SILVA, Rita de Carcia Sousa.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: ALMEIDA, Maria Alcides Pinto de Macêdo.
Keywords: Educação;Supervisão Escolar;Livro didático;Ensino - aprendizagem;Education;School Supervision;Textbook;Teaching - Learning
Issue Date: Dec-1995
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVA, Rita de Carcia Sousa. O livro didático: seu papel no processo ensino-aprendizagem. 1995. 39f. Relatório de Estágio (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 1995.
???metadata.dc.description.resumo???: Tentarei refletir neste trabalho um pouco do que aprendi sobre livro didático. A minha experiência se deu na escola Estadual de 1° grau Antonio Gomes Barbosa, na Cidade de São José de Piranhas. No primeiro momento os professores ignoraram o tema, mostrando-se indiferentes fazendo-me pensar que não haveria contribuição no sentido de juntos buscarmos uma maneira de trabalhar melhor o livro didático. No segundo momento houve reações de interesses por parte dos professores. Passei assim a acreditar na possibilidade de concretizar esse trabalho. Fazia (1994) destaca que o livro didático e um dos instrumentos que tem privilegio para garantir a ideologia burguesa. Essa ideologia e transmitida muitas vezes das gravuras, das situações, das histórias narradas e principalmente dos conceitos morais e linguísticos etc. Entretanto seja qual for a forma de trabalhar, o livro didático, este assume um papel significativo vez que " e um elemento tão presente na sala de quanto o professor” havendo aqueles professores que chegam a proibir a entrar na sala os alunos que não tinham trazido o livro. O presente trabalho se apresenta uma reflexão crítica da prática com o livro didático no dia-a-dia da escola.
Abstract: I will try to reflect in this work a little of what I learned about textbooks. My experience took place at Antonio Gomes Barbosa State School, in the city of São José de Piranhas. At first, the teachers ignored the theme, being indifferent making me think that there would be no contribution in the sense of together looking for a way to better work the textbook. In the second moment there were reactions of interests on the part of the teachers. So I came to believe in the possibility of doing this work. Fazia (1994) points out that the textbook is one of the instruments that has the privilege to guarantee the bourgeois ideology. This ideology is often transmitted from pictures, situations, narrated stories and mainly from moral and linguistic concepts, etc. However, whatever the way of working, the textbook, this assumes a significant role since "it is an element as present in the classroom as the teacher" with those teachers who even forbid students who had not brought in the room The present work presents a critical reflection of the practice with the textbook in the day-to-day of the school.
Keywords: Educação
Supervisão Escolar
Livro didático
Ensino - aprendizagem
Education
School Supervision
Textbook
Teaching - Learning
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15071
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Relatórios de Estágio

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RITA DE CARCIA SOUSA SILVA. RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGOGIA. CFP 1995.pdfRita de Carcia Sousa Silva. Relatório de Estágio Pedagogia. CFP 1995.7.3 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.