Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15072
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDBESSA, G. A.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0512662073710837pt_BR
dc.contributor.advisor1AZEVEDO, Regina Lígia Wanderlei de.-
dc.contributor.advisor1IDAZEVEDO, R. L. W.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0219739155714055pt_BR
dc.contributor.referee1CARNEIRO, Virginia Teles.-
dc.contributor.referee2LIMA, Flávio Lúcio Almeida.-
dc.description.resumoA formação em Psicologia implica, para além de disciplinas teóricas, a articulação entre teoria e prática, por meio dos estágios supervisionados. É na supervisão que são trabalhados aspectos fundamentais, como a necessidade do estagiário desenvolver uma atitude profissional. A partir desta perspectiva, o presente trabalho teve como objetivo realizar uma revisão da literatura acerca da importância da supervisão na formação profissional do Psicólogo. Destarte, foi realizada uma pesquisa de caráter exploratório e descritivo da bibliografia acerca do assunto, sendo utilizada a base de dados Scielo, Lillacs, PePsic, bem como livros. Os registros trazem os diferentes olhares acerca da orientação, bem como sua forma de manejo, apontando elementos facilitadores e dificuldades presentes no âmbito dos estágios em Psicologia. Por fim, conclui-se, que ainda que não haja um modelo ideal de orientação e supervisão de, ela é um dos principais pilares na prática de estágio, juntamente com ela foi percebida a importância da teoria e dos estagiários estarem em processo de psicoterapia.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Biológicas e da Saúde - CCBSpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqPsicologia.-
dc.titleA importância da supervisão na formação do psicólogo: estado da arte.pt_BR
dc.date.issued2017-08-28-
dc.description.abstractPsychology training implies, in addition to theoretical disciplines, the articulation between theory and practice through the supervised stages. It is in supervision that fundamental aspects are worked out, such as the need for the trainee to develop a professional attitude. From this perspective, the present work had the objective of reviewing the literature about the importance of supervision in the professional formation of the Psychologist. Thus, an exploratory and descriptive study of the bibliography about the subject was carried out, using the Scielo, Lillacs, PePsic database, as well as books. The registers bring the different perspectives about the orientation, as well as its management, pointing out the facilitating elements and difficulties present in the scope of the Psychology internships. Finally, it is concluded that although there is an ideal model of orientation and supervision, it is one of the main pillars in the practice of internship, along with it was realized the importance of theory and the trainees are in the process of psychotherapy.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15072-
dc.date.accessioned2020-09-09T18:52:37Z-
dc.date.available2020-09-09-
dc.date.available2020-09-09T18:52:37Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectFormação do Psicólogo - orientação e supervisão-
dc.subjectProfissional em Psicologia - formação-
dc.subjectFormação profissional - Psicólogos-
dc.subjectPsicólogos - formação profissional-
dc.subjectEstágio supervisionado - Psicologia-
dc.subjectSupervisão de estágio - Psicologia-
dc.subjectOrientação e supervisão - estágio em Psicologia-
dc.subjectEstagiários de Psicologia - Psicoterapia-
dc.subjectPsychologist training - guidance and supervision-
dc.subjectPsychology Professional - training-
dc.subjectProfessional training - Psychologists-
dc.subjectSupervised internship - Psychology-
dc.subjectSupervision of internship - Psychology-
dc.subjectOrientation and supervision - internship in Psychology-
dc.subjectPsychology Interns - Psychotherapy-
dc.subjectPsychology - supervised internship-
dc.subjectFormación de psicólogos - orientación y supervisión-
dc.subjectProfesional en psicología - formación-
dc.subjectFormación profesional - psicólogos-
dc.subjectPsicólogos - formación profesional-
dc.subjectPasantía supervisada - psicología-
dc.subjectSupervisión de prácticas - psicología-
dc.subjectOrientación y supervisión - pasantía en psicología-
dc.subjectPasantes de psicología - psicoterapia-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorBESSA, Graciela de Andrade.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe importance of supervision in the training of the psychologist: state of the art.pt_BR
dc.title.alternativeLa importancia de la supervisión en la formación del psicólogo: estado del arte.-
dc.identifier.citationBESSA, Graciela de Andrade. A importância da supervisão na formação do psicólogo: estado da arte. 2017. 25f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Bacharelado em Psicologia, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Campus Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15072pt_BR
dc.description.resumenLa formación en Psicología implica, además de las disciplinas teóricas, la articulación entre la teoría y la práctica, a través de prácticas supervisadas. Es en la supervisión donde se trabajan aspectos fundamentales, como la necesidad del pasante de desarrollar una actitud profesional. Desde esta perspectiva, el presente trabajo tuvo como objetivo realizar una revisión bibliográfica acerca de la importancia de la supervisión en la formación profesional del Psicólogo. Así, se realizó una investigación exploratoria y descriptiva de la bibliografía sobre el tema, utilizando la base de datos Scielo, Lillacs, PePsic, así como libros. Los registros traen las diferentes perspectivas sobre la orientación, así como su gestión, señalando elementos facilitadores y dificultades presentes en el contexto de las pasantías en Psicología. Finalmente, se concluye que, si bien no existe un modelo ideal de orientación y supervisión, es uno de los principales pilares en la práctica de la pasantía, junto con ello, la importancia de la teoría y la importancia de que los pasantes estén en el proceso de se percibió la psicoterapia.-
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Psicologia CCBS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GRACIELA DE ANDRADE BESSA - TCC PSICOLOGIA CCBS 2017.pdfGraciela de Andrade Bessa - TCC Psicologia CCBS 2017243.47 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.