Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15079
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDRODRIGUES, L. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2739417587803310pt_BR
dc.contributor.advisor1MELO, Monilly Ramos Araujo.-
dc.contributor.advisor1IDMELO, M. R. A.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3029090915971102pt_BR
dc.contributor.referee1AZEVEDO, Regina Lígia Wanderlei de.-
dc.contributor.referee2BETTI, José Ramim Maria.-
dc.description.resumoDiversos fatores podem interferir no processo de aprendizagem de uma criança como, por exemplo, os fatores neurológicos, cognitivos, sociais, econômicos, culturais, educacionais e motivacionais. Dentre esses fatores, tem se destacado a importância de se estudar a motivação escolar, por estar presente em todo processo que demanda concentração para aprender. Este trabalho teve como objetivo realizar uma revisão sistemática da literatura com metanálise, apresentando o que a literatura traz sobre a relação entre a motivação escolar e as dificuldades de aprendizagem de crianças. Para isso, no mês de maio do corrente ano, foram realizadas buscas nos bancos de dados BVS-PSI, Lilacs, SciELO, PePSIC, LUME-UFRGS e nos periódicos da CAPES, em que foram analisados artigos entre 1999 e 2017. Os critérios de inclusão dos artigos para a análise foram: artigos que abordem a motivação escolar em crianças com dificuldades de aprendizagem; relacionem a motivação escolar com a aprendizagem; estejam disponíveis em português; utilizem o conceito de aprendizagem da psicologia cognitiva; tenham como foco a investigação da população brasileira; apresentem instrumentos (testes e/ou escalas psicológicas) que avaliam a motivação escolar; e terem sido publicados entre os anos de 1999 e 2017. Foram analisados 38 artigos que atendiam aos critérios de inclusão. Para o teste de normalidade dos dados (Kolmogorov-Smirnov) e correlação (Spearman-Brown) das variáveis foi utilizado o software Statistical Package for Social Sciences (SPSS). Observou-se que a maioria dos artigos, que tratam das dificuldades de aprendizagem, abordam problemas cognitivos de memória, leitura, escrita e cálculo. Com relação à motivação, muitos estudos têm demonstrado que a motivação intrínseca estaria mais associada ao bom desempenho do aluno e a motivação extrínseca com o baixo desempenho, sendo esta última a mais estimulada no ambiente escolar.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Biológicas e da Saúde - CCBSpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqPsicologia.-
dc.titleRelação entre motivação escolar e dificuldades de aprendizagem em crianças: uma revisão sistemática com metanálise dos últimos dezoito anos.pt_BR
dc.date.issued2017-
dc.description.abstractSeveral factors can interfere with a child's learning process, such as neurological, cognitive, social, economic, cultural, educational, and motivational factors. Among these factors, it has been emphasized the importance of studying school motivation, because it is present in every process that demands concentration to learn. This work aimed to perform a systematic review of the literature with meta - analysis, presenting what the literature brings about the relationship between school motivation and learning difficulties of children. In order to do this, in May of this year, searches were performed on the BVS-PSI, Lilacs, SciELO, PePSIC, LUME-UFRGS and CAPES journals, and articles were analyzed between 1999 and 2017. The criteria for inclusion of articles for the analyzsis were: papers that address school motivation in children with learning difficulties; to relate school motivation with learning; to be available in Portuguese; to use the cognitive psychology learning concept; to focus on the research of the Brazilian population; to present instruments (tests and / or psychological scales) that evaluate the school motivation; and to have been published between the years 1999 and 2017. Thirty-eight papers were analyzed that met the inclusion criteria. The Statistical Package for Social Sciences (SPSS) software was used for the data normality test (Kolmogorov-Smirnov) and for the correlation (Spearman-Brown) of the variables. It was observed that most of the papers dealing with learning difficulties approaches cognitive problems of memory, reading, writing and calculus. With regard to motivation, many studies have shown that intrinsic motivation would be more associated with good student performance and extrinsic motivation with poor performance, the latter being the most stimulated in the school environment.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15079-
dc.date.accessioned2020-09-09T19:25:03Z-
dc.date.available2020-09-09-
dc.date.available2020-09-09T19:25:03Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectCrianças - dificuldades de aprendizagem-
dc.subjectDificuldades de aprendizagem - crianças-
dc.subjectMotivação escolar-
dc.subjectMetanálise - Psicologia-
dc.subjectProcesso de aprendizagem - crianças-
dc.subjectAprendizagem - Psicologia Cognitiva-
dc.subjectPsicologia Cognitiva - aprendizagem-
dc.subjectStatistical Package for Social Sciences - SPSS - Psicologia-
dc.subjectSPSS - Pesquisa em Psicologia-
dc.subjectTeste de normalidade de dados-
dc.subjectKolmogorov-Smirnov-
dc.subjectTeste de correlação - Spearman-Brown-
dc.subjectSpearman-Brown-
dc.subjectProblemas cognitivos de memória-
dc.subjectChildren - learning difficulties-
dc.subjectSchool motivation-
dc.subjectMeta-analysis - Psychology-
dc.subjectLearning process - children-
dc.subjectLearning - Cognitive Psychology-
dc.subjectCognitive Psychology - Learning-
dc.subjectCognitive memory problems-
dc.subjectPsicologia da criança - aprendizagem-
dc.subjectNiños - dificultades de aprendizaje-
dc.subjectProblemas de aprendizaje: niños-
dc.subjectMotivación escolar-
dc.subjectMotivación escolar-
dc.subjectMetanálisis - Psicología-
dc.subjectProceso de aprendizaje - niños-
dc.subjectAprendizaje - Psicología Cognitivo-
dc.subjectPsicología Cognitiva - aprendizaje-
dc.subjectPsicología infantil - aprendizaje-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorRODRIGUES, Larissa Leal Serafim.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeRelationship between school motivation and learning difficulties in children: a systematic review with meta-analysis of the last eighteen years.pt_BR
dc.title.alternativeRelación entre motivación escolar y dificultades de aprendizaje en niños: una revisión sistemática con metaanálisis de los últimos dieciocho años.-
dc.identifier.citationRODRIGUES, Larissa Leal Serafim. Relação entre motivação escolar e dificuldades de aprendizagem em crianças: uma revisão sistemática com metanálise dos últimos dezoito anos. 2017. 41f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Bacharelado em Psicologia, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Campus Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15079pt_BR
dc.description.resumenVarios factores pueden interferir en el proceso de aprendizaje de un niño, como factores neurológicos, cognitivos, sociales, económicos, culturales, educativos y motivacionales. Entre estos factores se ha destacado la importancia de estudiar la motivación escolar, ya que está presente en todo proceso que demanda concentración para aprender. Este trabajo tuvo como objetivo realizar una revisión sistemática de la literatura con metanálisis, presentando lo que la literatura aporta sobre la relación entre la motivación escolar y las dificultades de aprendizaje de los niños. Para ello, en mayo del año en curso, se realizaron búsquedas en las bases de datos BVS-PSI, Lilacs, SciELO, PePSIC, LUME-UFRGS y en revistas CAPES, en las que se analizaron artículos entre 1999 y 2017. inclusión de artículos para análisis fueron: artículos que abordan la motivación escolar en niños con dificultades de aprendizaje; relacionar la motivación escolar con el aprendizaje; están disponibles en portugués; utilizar el concepto de aprendizaje de la psicología cognitiva; centrarse en la investigación de la población brasileña; presentar instrumentos (tests y/o escalas psicológicas) que evalúen la motivación escolar; y haber sido publicado entre 1999 y 2017. Se analizaron 38 artículos que cumplieron con los criterios de inclusión. Para la prueba de normalidad de datos (Kolmogorov-Smirnov) y correlación (Spearman-Brown) de las variables se utilizó el software Statistical Package for Social Sciences (SPSS). Se observó que la mayoría de los artículos, que tratan sobre dificultades de aprendizaje, abordan problemas cognitivos de memoria, lectura, escritura y cálculo. En cuanto a la motivación, numerosos estudios han demostrado que la motivación intrínseca estaría más asociada al buen rendimiento de los alumnos y la motivación extrínseca al bajo rendimiento, siendo esta última la más estimulada en el ámbito escolar.-
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Psicologia CCBS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LARISSA LEAL SERAFIM RODRIGUES - TCC PSICOLOGIA CCBS 2017.pdfLarissa Leal Serafim Rodrigues - TCC Psicologia CCBS 2017703.14 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.