Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15082
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSILVA, E. M.pt_BR
dc.contributor.advisor1DELFINO, Islania Andrade de Lira.-
dc.contributor.advisor1IDDELFINO, I. A. L.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0993777333130230pt_BR
dc.contributor.referee1ALVES, Vorster Queiroga.-
dc.contributor.referee1IDALVES, V. Q.pt_BR
dc.contributor.referee2SOUSA, Rozilene Lopes de.-
dc.contributor.referee2IDSOUSA, R. L.pt_BR
dc.description.resumoO tema gestão de carreira tem enfrentado diversas mudanças em torno de suas concepções ao longo dos últimos anos devido a alguns fatores como à globalização, ao avanço tecnológico,ao desemprego, ao aumento da terceirização, dentre outros. Essa pesquisa teve como objetivo principal conhecer o direcionamento de carreira dos alunos do Curso de Administração da UFCG Campus Sousa a partir das atividades complementares flexíveis. Para tanto, foram elencados conceitos sobre o tema gestão de carreira na perspectiva de diversos autores. Fez parte também do levantamento teórico da pesquisa o processo de gestão de carreira, por meio do autodesenvolvimento, a relevância do curso de administração para o desenvolvimento profissional dos acadêmicos e o conceito de âncoras de carreira. Foi também discutida a importância da tríade ensino, pesquisa e extensão na universidade, e a questão das competências. O caminho metodológico trilhado constituiu-se de uma pesquisa documental nos relatórios elaborados periodicamente pela Comissão de Avaliação das Atividades Complementares Flexíveis do Curso de Administração, analisando para quais atividades complementares os alunos se direcionaram. Em sequência, também foi feita uma análise na Plataforma Lattes, verificando quantos alunos atualizaram o seu currículo entre os anos de 2015 e 2016. Como resultado, foi identificado que a maioria dos alunos do Curso de Administração da UFCG – Campus Sousa direcionou-se para as atividades relacionadas a extensão. Dessa forma, este trabalho irá contribuir para a realização de novos estudos relacionados à gestão de carreira, e incentivar os próximos estudantes do curso a pensar em gerir sua carreira estando ainda na graduação, bem como, realizar pesquisas para verificar os reais motivos que levou os discentes a conduzir suas atividades complementares para a extensão.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJSpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqAdministraçãopt_BR
dc.titleA gestão de carreira no curso de Administração da UFCG Campus Sousa/PB.pt_BR
dc.date.issued2016-
dc.description.abstractThe career management subject has faced many changes around their concepts over the past years due to factors such as globalization, technological advancement, unemployment, increased outsourcing, among others. This research aimed to know the career direction from Administration Course students UFCG Campus Sousa from flexible complementary activities. For this, they were listed concepts of career management issue from the perspective of several authors. It was also part of the theoretical survey research career management process, through self-development, the relevance of the management course for the professional development of scholars and the concept of career anchors. The importance of teaching triad, research and extension at the university, and the issue of skills was also discussed. The methodological way followed consisted of desk research in periodic reports prepared by the Commission of Evaluation of Complementary Activities Flexible Administration Course, analyzing for complementary activities which students were directed. Then, it was also done an analysis in the Lattes Platform, checking how many students have updated their resume between the years 2015 and 2016. As a result, it was identified that most students Administration Course UFCG - Campus Sousa directed them to activities related to extension. Thus, this work will contribute to the realization of new studies related to career management, and to encourage the next course students thinking about managing their career still in undergraduate, as well as, conduct research to verify the real reasons that led the students conduct their complementary activities for the extension.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15082-
dc.date.accessioned2020-09-09T19:50:02Z-
dc.date.available2020-09-09-
dc.date.available2020-09-09T19:50:02Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectGestão de carreirapt_BR
dc.subjectAcadêmicospt_BR
dc.subjectCurso de administraçãopt_BR
dc.subjectAtividades complementarespt_BR
dc.subjectCareer managementpt_BR
dc.subjectAcademicspt_BR
dc.subjectAdministration coursept_BR
dc.subjectAdditional activitiespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Elza Maria da.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeCareer management in the Administration course at UFCG Campus Sousa/PB.pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Elza Maria da. A gestão de carreira no curso de Administração da UFCG Campus Sousa/PB. 2016. 58fl. – Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. – Sousa/PB – Brasil, 2016.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Administração - CCJS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ELZA MARIA DA SILVA - TCC ADMINISTRAÇÃO 2016.pdfElza Maria da Silva -TCC Administração 2016299.77 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.