Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15097
Title: Estudo sobre o rendimento acadêmico na graduação do curso de Administração.
Other Titles: Study on academic performance in undergraduate Business Administration.
???metadata.dc.creator???: SOUSA JÚNIOR, José Rildo de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: OLIVERA, Marcos Macri.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SANTOS, Valterlin da Silva.
???metadata.dc.contributor.referee2???: MELO, Wellington Ferreira de.
Keywords: Administração;Variáveis;Ensino superior;Qualidade do ensino;Instituição de ensino superior;Influência;Nível de rendimento;Administration;Variables;University education;Quality of teaching;Higher education institution;Influence;Income level
Issue Date: 2016
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SOUSA JÚNIOR, José Rildo de. Estudo sobre o rendimento acadêmico na graduação do curso de Administração. 2016. 60fl. – Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. – Sousa/PB – Brasil, 2016.
???metadata.dc.description.resumo???: A universidade exerce um papel transformador no desenvolvimento socioambiental e econômico da região onde atua. A expansão do ensino superior foi intensificada pelo grande desenvolvimento econômico da década de 70, com o surgimento das instituições particulares para atender os anseios por qualificação profissional da nova classe média. A relevância da qualidade da educação superior é algo passivo de acompanhamento e regularização para a não banalização do ensino e o reconhecimento da capacitação dos profissionais e instituições de ensino. A verificação do conhecimento é realizada através do nível de aprendizado absorvido pelos estudantes e este pode se relacionar ou não, a variáveis externas ao ambiente acadêmico.O objetivo desse trabalho consiste em investigar a relação entre essas variáveis e o coeficiente de rendimento acadêmico dos alunos do curso de administração da UFCG/CCJS, de modo que se possa evidenciar ou não, alguma correlação entre ambos. Justifica-se a importância dessa pesquisa pela preocupação que a universidade deve ter acerca dos atores que por ventura possam interferir na aprendizagem de seus alunos. A fundamentação teórica se respaldou em três pontos: no contexto histórico do ensino superior no país, em virtude da grande expansão alavancada pela influência que as várias fases vivenciadas pela economia exerceram na formação de diversos profissionais de nível superior ao longo dos anos; no ensino da Administração no Brasil, com o seu início direcionado a atender as demandas do Estado, mas, com o crescente aumento da industrialização, passou a ser um ponto chave para o desenvolvimento econômico do país; e na qualidade do ensino nas IES do Brasil, pela função que a universidade exerce na sociedade e o comprometimento com a qualificação profissional. A pesquisa caracteriza-se como descritiva, buscando descobrir a existência de associações entre variáveis estudadas, classificando-se como revisão de literatura, pois é desenvolvida com material já elaborado acerca do assunto, e de campo, por conta do levantamento de informação junto aos alunos. Constituindo-se como uma pesquisa bibliográfica, em que se utilizou trabalhos já executados como base, os dados levantados como subsídio e ferramentas de comparação que testam a interligação entre as variáveis e o rendimento. Como resultado observou-se que não há evidências de relacionamento entre a maioria das variáveis estudadas com o rendimento dos estudantes, porém, algumas delas,como sexo e escolha de curso desejado, mostraram que exercem influência no nível de rendimento alcançado e dessa forma, abrem campo para novas pesquisas mais detalhadas acerca do assunto.
Abstract: The university plays a transformative role in social, environmental and economic development of the region where it operates. The expansion of higher education has been intensified by the great economic development of the 70s, with the emergence of private institutions to meet the aspirations of professional qualification of the new middle class. The importance of quality of higher education is something passive monitoring and regulation for non trivialization of education and recognition of professional training and education institutions. The assessment of knowledge is accomplished through the learning level absorbed by the students and this can relate or not, the external variables to the academic environment. The aim of this study is to investigate the relationship between these variables and academic performance coefficient of the students of management UFCG / CCJS, so that you can show or not, some correlation between the two. Justifies the importance of this research by concern that the university should have about actors who perchance may interfere with the learning of their students. The theoretical foundation is backed by three points: the historical context of higher education in the country, because of the great expansion leveraged by the influence that the various stages experienced by the economy exercised in the formation of several top-level professionals over the years; in the administration of education in Brazil, with the beginning directed to meet the state's demands, but with the increasing industrialization, has become a key point for the economic development of the country; and the quality of teaching in the university in Brazil, the role that the university plays in society and the commitment to professional qualification. The research is characterized as descriptive, seeking to discover the existence of associations between variables and are classified as literature review, it is developed with material already prepared on the subject, and of course, due to the collection of the information to the students. Establishing itself as an bibliographic research, which used the work already performed based on the data collected as subsidy and comparison tools that test the connection between the variables and performance. As a result it was observed that there is no relationship of evidence among most of the variables with the performance of students, but some of them, such as gender and choose the desired course, showed that influence the achieved level of income and thus open new field for more detailed research on the subject.
Keywords: Administração
Variáveis
Ensino superior
Qualidade do ensino
Instituição de ensino superior
Influência
Nível de rendimento
Administration
Variables
University education
Quality of teaching
Higher education institution
Influence
Income level
???metadata.dc.subject.cnpq???: Administração
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15097
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Administração - CCJS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JOSÉ RILDO DE SOUSA JÚNIOR - TCC ADMINISTRAÇÃO 2016.pdfJosé Rildo de Sousa Júnior - TCC Administração 20161.27 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.