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dc.creator.IDOLIVEIRA, M. C. O.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4235662077499501pt_BR
dc.contributor.advisor1OLIVEIRA FILHO, Pedro de.-
dc.contributor.advisor1IDOLIVEIRA FILHO, P.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2268597352863613pt_BR
dc.contributor.referee1OLIVEIRA, Suenny Fonsêca de.-
dc.contributor.referee2BATISTA, José Roniere Morais.-
dc.description.resumoA paralisia cerebral (PC) afeta a coordenação motora e muscular na fase infantil. Após o diagnóstico modifica toda a estrutura familiar, gerando dedicação exclusiva de muitas mães, sendo estas as principais cuidadoras, quando não são as únicas, visto a cobrança de uma rotina em diversos atendimentos profissionais e cuidados com locomoção e vigilância. Se fazendo preciso inserir essas mães no processo de cuidado enquanto agente no processo terapêutico de seus (as) filhos (as). O relato de experiência busca apresentar a prática de dois períodos de estágio do curso de Psicologia da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) na cidade de Campina Grande-PB em um grupo interprofissional da psicologia, fisioterapia e fonoaudiologia, com quatro crianças e adolescentes de 10 a 17 anos e suas mães-cuidadoras. O objetivo do relato é pensar o papel da psicologia em um grupo interdisciplinar, quanto aos pontos indispensáveis de uma equipe e o cuidado com as mães-cuidadoras de crianças e adolescentes diagnosticados com paralisia cerebral (CID10-G80). Este foi um trabalho pautado em metodologias participativas como a tenda do conto, roda de conversa, terapia comunitária e técnicas da Psicologia Social Comunitária.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Biológicas e da Saúde - CCBSpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqPsicologia.-
dc.titleA prática da psicologia em um grupo interdisciplinar de apoio a mães de crianças e adolescentes com paralisia cerebral: um relato de experiência.pt_BR
dc.date.issued2017-08-31-
dc.description.abstractCerebral palsy (CP) affects motor and muscle coordination in the infantile phase. After diagnosis, it modifies the whole family structure, generating exclusive dedication of many mothers, these being the main caregivers, when they are not the only ones, since the collection of a routine in several professional care and care with locomotion and vigilance. It is necessary to insert these mothers into the care process as an agent in the therapeutic process of their children. The experience report seeks to present the practice of two periods of the Psychology course of the Federal University of Campina Grande (UFCG), the Association of Parents and Friends of the Exceptional (APAE) in the city of Campina Grande-PB in an interprofessional group of psychology, physiotherapy and speech therapy, with four children and adolescents aged 10 to 17 years and their caretaker mothers. The objective of the report is to think about the role of psychology in an interdisciplinary group, regarding the indispensable points of a team and the care with the mothers-caregivers of children and adolescents diagnosed with cerebral palsy (CID10-G80). This was a work based on participative methodologies such as the tent of the story, talk wheel, community therapy and techniques of Community Social Psychology.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15111-
dc.date.accessioned2020-09-10T18:21:33Z-
dc.date.available2020-09-10-
dc.date.available2020-09-10T18:21:33Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectParalisia cerebral - crianças-
dc.subjectParalisia cerebral - adolescentes-
dc.subjectGrupo interdisciplinar de apoio - Psicologia-
dc.subjectRelato de experiência - Prática psicológica-
dc.subjectPrática psicológica - relato de experiência-
dc.subjectMães de crianças doentes - apoio psicológico-
dc.subjectCuidadoras - mães-
dc.subjectProcesso terapêutico - crianças com paralisia cerebral-
dc.subjectAdolescentes com paralisia cerebral-
dc.subjectPortadores de paralisia cerebral - estrutura familiar-
dc.subjectEstrutura familiar - Portadores de paralisia cerebral-
dc.subjectEstágio em Psicologia-
dc.subjectAssociação de Pais e Amigos dos Excepcionais - APAE - Campina Grande-
dc.subjectGrupo interprofissional - APAE-
dc.subjectMães-cuidadoras-
dc.subjectPapel da Psicologia - grupo interdisciplinar-
dc.subjectCID10-G80-
dc.subjectMetodologias participativas-
dc.subjectTenda do conto-
dc.subjectPsicologia Social Comunitária-
dc.subjectRoda de conversa - Psicologia-
dc.subjectTerapia comunitária - Psicologia-
dc.subjectEquipe interdisciplinar - paralisia cerebral-
dc.subjectCerebral palsy - children-
dc.subjectParalisia cerebral - adolescentes-
dc.subjectInterdisciplinary support group - Psychology-
dc.subjectExperience report - Psychological practice-
dc.subjectMothers of sick children - psychological support-
dc.subjectTherapeutic process - children with cerebral palsy-
dc.subjectCaregivers - mothers-
dc.subjectAdolescents with cerebral palsy-
dc.subjectCerebral palsy patients - family structure-
dc.subjectPsychology Internship-
dc.subjectRole of Psychology - interdisciplinary group-
dc.subjectParticipatory methodologies-
dc.subjectTent of the story-
dc.subjectTale tent-
dc.subjectTalk wheel-
dc.subjectCommunity Social Psychology-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorOLIVEIRA, Marília Cavalcante de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe practice of psychology in an interdisciplinary support group for mothers of children and adolescents with cerebral palsy: an experience report.pt_BR
dc.title.alternativeLa práctica de la psicología en un grupo interdisciplinario de apoyo a madres de niños y adolescentes con parálisis cerebral: relato de experiencia.-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Marília Cavalcante de. A prática da psicologia em um grupo interdisciplinar de apoio a mães de crianças e adolescentes com paralisia cerebral: um relato de experiência. 2017. 28f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Bacharelado em Psicologia, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Campus Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15111pt_BR
dc.description.resumenLa parálisis cerebral (PC) afecta la coordinación motora y muscular en la infancia. Luego del diagnóstico, toda la estructura familiar se modifica, generando dedicación exclusiva de muchas madres, quienes son las principales cuidadoras, cuando no son las únicas, dada la demanda de una rutina en varias asistencias profesionales y cuidados con locomoción y vigilancia. Haciéndose necesaria la inserción de estas madres en el proceso de cuidado como agentes en el proceso terapéutico de sus hijos. El relato de experiencia busca presentar la práctica de dos períodos de prácticas del curso de Psicología de la Universidad Federal de Campina Grande (UFCG), en la Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de la ciudad de Campina Grande-PB en un contexto interprofesional. grupo de psicología, fisioterapia y logopedia, con cuatro niños y adolescentes de 10 a 17 años y sus madres-cuidadoras. El informe tiene como objetivo reflexionar sobre el papel de la psicología en un grupo interdisciplinario, respecto a los puntos indispensables de un equipo y el cuidado a las madres-cuidadoras de niños y adolescentes diagnosticados con parálisis cerebral (CIE10-G80). Este fue un trabajo basado en metodologías participativas como la carpa de cuentos, círculo de conversación, terapia comunitaria y técnicas de Psicología Social Comunitaria.-
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Psicologia CCBS

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