Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15116
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDBATISTA, M. S. S. B.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6215353551981871pt_BR
dc.contributor.advisor1GALVÃO, Lilian Kelly de Sousa.-
dc.contributor.advisor1IDGALVÃO, L. K. S.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1813864142204954pt_BR
dc.contributor.referee1MOURA, Flávia Moura de.-
dc.contributor.referee2GUSMÃO, Elaine Custódio Rodrigues.-
dc.description.resumoDe acordo com a literatura pertinente, a educação intencional de competências emocionais facilita o desenvolvimento emocional, propicia uma maior flexibilidade diante de situações inesperadas e favorece o aumento da capacidade de enfrentamento a situações estressantes. O objetivo é apresentar intervenções realizadas por uma estagiaria do curso de Psicologia no setor de oncologia pediátrica de um hospital público do estado da Paraíba (Brasil). Serão relatadas experiências com pacientes em tratamento (duas crianças e uma adolescente) e com uma funcionária do hospital, tendo como suporte teórico e metodológico a educação de competências emocionais. Os resultados encontrados revelaram que a utilização intencional da educação de competências emocionais é um recurso profícuo para ser manejado no ambiente hospitalar.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Biológicas e da Saúde - CCBSpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqPsicologia.-
dc.titleEducação emocional na oncologia pediátrica: relato de experiência de estágio em psicologia hospitalar.pt_BR
dc.date.issued2017-08-16-
dc.description.abstractAccording to the relevant literature, an intentional education of emotional competences facilitates the emotional development, provides greater flexibility in the face of unexpected situations and also favors the increase of coping capacity towards stressful situations. This study aimed to show the interventions performed by a Psychology intern in the pediatric oncology ward of a public hospital in the state of Paraíba (Brazil). It will be reported experiences with different patients in undergoing treatment (two children and one teenager) and with a hospital employee, having as theoretical and methodological support the education of emotional competences. The results found revealed that the intentional use of emotional competence education is an useful resource to be managed in the hospital environment. Keywords: emotions; emotional education; pediatric oncologypt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15116-
dc.date.accessioned2020-09-10T18:55:22Z-
dc.date.available2020-09-10-
dc.date.available2020-09-10T18:55:22Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEducação emocional - oncologia pediátrica-
dc.subjectOncologia Pediátrica-
dc.subjectPsicologia Hospitalar-
dc.subjectEducação de competências emocionais-
dc.subjectEducação intencional de competências emocionais-
dc.subjectEstágio em Psicologia - UFCG-
dc.subjectPlano de intervenção à educação emocional-
dc.subjectEstímulos psicológicos - jogos-
dc.subjectJogo da comunicação - Psicologia-
dc.subjectCara de Quê - jogo - Psicologia-
dc.subjectCaixa com perguntas surpresas - jogo - Psicologia-
dc.subjectEmotional education - pediatric oncology-
dc.subjectPediatric Oncology-
dc.subjectHospital Psychology-
dc.subjectEmotional skills education-
dc.subjectIntentional education of emotional competences-
dc.subjectPsychology Internship - UFCG-
dc.subjectEmotional education intervention plan-
dc.subjectPsychological stimuli - games-
dc.subjectEducación emocional - oncología pediátrica-
dc.subjectEducación en habilidades emocionales-
dc.subjectEducación intencional de habilidades emocionales-
dc.subjectPasantía en Psicología - UFCG-
dc.subjectPlan de intervención de educación emocional-
dc.subjectEstímulos psicológicos - juegos-
dc.subjectJuego de comunicación - Psicología-
dc.subjectWhat Face - juego - Psicología-
dc.subjectCaja con preguntas sorpresa - juego - Psicología-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorBATISTA, Mayra Shamara Silva.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeEmotional education in pediatric oncology: report of an internship experience in hospital psychology.pt_BR
dc.title.alternativeEducación emocional en oncología pediátrica: relato de experiencia de pasantía en psicología hospitalaria.-
dc.identifier.citationBATISTA, Mayra Shamara Silva. Educação emocional na oncologia pediátrica: relato de experiência de estágio em psicologia hospitalar. 2017. 22f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Bacharelado em Psicologia, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Campus Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15116pt_BR
dc.description.resumenDe acuerdo con la literatura relevante, la educación intencional de habilidades emocionales facilita el desarrollo emocional, brinda mayor flexibilidad ante situaciones inesperadas y favorece una mayor capacidad para afrontar situaciones estresantes. El objetivo es presentar intervenciones realizadas por un interno de Psicología en el sector de oncología pediátrica de un hospital público en el estado de Paraíba (Brasil). Se relatarán experiencias con pacientes en tratamiento (dos niños y un adolescente) y con un empleado del hospital, utilizando como sustento teórico y metodológico la educación en habilidades emocionales. Los resultados encontrados revelaron que el uso intencional de la educación en habilidades emocionales es un recurso fructífero a ser manejado en el ámbito hospitalario-
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Psicologia CCBS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MAYRA SHAMARA SILVA BATISTA - TCC PSICOLOGIA CCBS 2017.pdfMayra Shamara Silva Batista - TCC Psicologia CCBS 2017719.32 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.