Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15122
Title: Práticas de gestão de finanças pessoais adotadas pelos discentes de graduação concluintes do CCJS - campus Sousa-PB.
Other Titles: Personal finance management practices adopted by graduating undergraduate students at CCJS - Campus Sousa-PB.
???metadata.dc.creator???: ALVES, Marcio dos Santos.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: LEMENHE, Flávio.
Keywords: Educação Financeira;Finanças Pessoais;Planejamento Financeiro;Financial Education;Personal Finances;Financial Planning;Práticas Financeiras;Financial Practices
Issue Date: 2016
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: ALVES, Marcio dos Santos. Práticas de gestão de finanças pessoais adotadas pelos discentes de graduação concluintes do CCJS - campus Sousa-PB. 2016. 75fl. – Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. – Sousa/PB – Brasil, 2016.
???metadata.dc.description.resumo???: A importância da educação financeira é de enorme contribuição para a sociedade, pois oferece conhecimento sobre lições de economia e práticas essenciais para que havendo boas decisões financeiras, haja também uma boa qualidade de vida. Este trabalho busca saber das práticas financeiras em um meio universitário, tornando-se fundamental refletir o atual cenário universitário no tocante a finanças pessoais por parte dos alunos que estão em fase de término de curso no Centro de Ciências Jurídicas Sociais - Campus Sousa - da Universidade Federal de Campina Grande. A pesquisa utilizada foi classificada como descritiva, em relação aos objetivos; bibliográfica e de levantamento, quanto aos procedimentos utilizados. O instrumento de coleta se constituiu como um questionário composto por 21 questões divididas em 2 partes que tinham como objetivo conhecer o perfil dos discentes que já estavam em término de curso e a suas práticas financeiras. As questões eram de fácil resolução e permitia ao respondente assinalar de uma a muitas alternativas. Os resultados mostram que os discentes por maioria são conscientes e fazem os devidos procedimentos de planejamento e de controle que refletem uma educação financeira satisfatória.
Abstract: The importance of financial education is enormous contribution to society, as it provides knowledge about economics lessons and practices essential to having good financial decisions, there is also a good quality of life. This work seeks to know the financial practices in a university environment, making it essential to reflect the current university scenario regarding personal finances by the students who are in the process of completion stage in the Centre for Social Legal Sciences - Campus Sousa - University Federal University of Campina Grande. The research used was classified as descriptive in relation to the objectives; bibliographical and survey, as the procedures used. The instrument was set up as a questionnaire composed of 21 questions divided into 2 parts that aimed to know the profile of students who were already in the process of completion and their financial practices. The issues were easily resolved and allowed the respondent point of many alternatives. The results show that the majority students are aware and make the proper procedures of planning and control which reflect a satisfactory financial education.
Keywords: Educação Financeira
Finanças Pessoais
Planejamento Financeiro
Financial Education
Personal Finances
Financial Planning
Práticas Financeiras
Financial Practices
???metadata.dc.subject.cnpq???: Administração
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15122
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Administração - CCJS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARCIO DOS SANTOS ALVES - TCC ADMINISTRAÇÃO 2016.pdfMarcio dos Santos Alves - TCC Administração 2016467.83 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.