Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15126
Title: Percepção sensorial dos estudantes da UFCG - Campus de Sousa a cerca de um iogurte sabor de coco.
Other Titles: Sensory perception of UFCG - Campus de Sousa students about a coconut flavored yogurt.
???metadata.dc.creator???: MIGUEL, Maurício Abrantes.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: ALVES, Vorster Queiroga.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SILVA, Orlando Gomes da.
???metadata.dc.contributor.referee2???: PEREIRA, Alexandre Wallace Ramos.
Keywords: Marketing;Comportamento do consumidor;Análise sensorial;Marketing;Consumer behavior;Sensory analysis;Empresa de laticínios;Iogurte sabor de coco;Dairy company;Coconut flavor yogurt
Issue Date: 21-Sep-2016
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: MIGUEL, Maurício Abrantes. Percepção sensorial dos estudantes da UFCG-Campus de Sousa a cerca de um iogurte sabor de coco. 2016. 44fl. – Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. – Sousa/PB – Brasil, 2016.
???metadata.dc.description.resumo???: A crescente concorrência vem obrigando as organizações a aumentar o seu nível de competitividade. A tendência é que os clientes e consumidores tornem-se mais informados e exigentes a respeito da qualidade e valor do produto. Neste cenário é importante que as organizações busquem formas para obter informações sobre as preferências dos consumidores a respeito dos seus produtos, com a finalidade de desenvolver as características que compõem o produto, tornando-o mais atrativo e aumentando o valor percebido pelo cliente. Com o objetivo de estudar a percepção dos estudantes da UFCG – Campus de Sousa acerca dos atributos sensoriais de um iogurte sabor de coco produzido por uma empresa de laticínios da cidade de Sousa/PB. No entendimento do assunto abordado a pesquisa foi desenvolvida por meio de uma pesquisa de campo, utilizando o método indutivo para inferir o resultado e informações a respeito do produto. Dentre os resultados obtidos destacam-se a aceitabilidade do produto pelo público entrevistado referente às características sensoriais (gosto, aroma,textura e aparência) do produto, como também observações relevantes para o desenvolvimento do mesmo. Uma das conclusões enfatiza a característica da consistência do produto, que foi afetada pela presença de grandes pedaços de coco, que segundo a opinião de alguns entrevistados, poderiam ser diminuídos.
Abstract: Increasing competition is forcing organizations to increase their level of competitiveness. The trend is that customers and consumers become more informed and discerning about the quality and value of the product. In this scenario it is important that organizations look for ways to get information about consumer preferences regarding their products, in order to develop the characteristics that make up the product, making it more attractive and increasing the value perceived by the customer. This work has as main objective to study the perception of UFCG's students - Sousa's Campus about the sensory attributes of a yogurt flavor coconut produced in a dairy company in the city of Sousa/PB. In understanding the subject matter research was developed through field research, using the inductive method to infer the result and information about the product. Among the results stand out product acceptability by the public interviewed regarding the characteristics (taste, aroma, texture and appearance) of product, as well as observations relevant to the development of the same. One of the conclusions emphasizes the characteristic of the product consistency, which was affected by the presence of large pieces of coconut, which in the opinion of some respondents, could be reduced.
Keywords: Marketing
Comportamento do consumidor
Análise sensorial
Marketing
Consumer behavior
Sensory analysis
Empresa de laticínios
Iogurte sabor de coco
Dairy company
Coconut flavor yogurt
???metadata.dc.subject.cnpq???: Administração
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15126
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Administração - CCJS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MAURICIO ABRANTES MIGUEL - TCC ADMINISTRAÇÃO 2016.pdfMaurício Abrantes Miguel - TCC Administração 2016610.96 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.