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Title: A qualidade dos serviços ofertados pelo núcleo da beleza Sebrae Sousa-PB na percepção dos clientes.
Other Titles: The quality of services offered by the Sebrae Sousa - PB beauty center in the perception of customers.
???metadata.dc.creator???: CASIMIRO, Roberta Pereira.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: MELO, Wellington Ferreira de.
Keywords: Salão de Beleza;Qualidade em Serviços;Núcleo da Beleza do Sebrae;Beauty Salon;Quality in Services;Sebrae Beauty Center;Formalização das Organizações e dos Profissionais;Profissionais de Beleza;Satisfação dos Clientes;Formalization of Organizations and Professionals;Beauty Professionals;Clients Satisfaction
Issue Date: 2016
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: CASIMIRO, Roberta Pereira. A qualidade dos serviços ofertados pelo núcleo da beleza Sebrae Sousa-PB na percepção dos clientes. 2016. 20fl. – Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. – Sousa/PB – Brasil, 2016.
???metadata.dc.description.resumo???: A procura crescente por serviços de beleza no Brasil, sobretudo nos últimos anos, tem movimentado o setor e tem exigido a formalização das organizações e dos profissionais que atuam na área. Neste contexto, o objetivo da pesquisa foi conhecer a percepção dos clientes quanto à qualidade dos serviços ofertados pelas trinta organizações associadas ao Núcleo da Beleza SEBRAE Sousa-PB. Foi adotado como padrão teórico as dez dimensões para a excelência em serviços exploradas por Zeithaml, Valarie e Parasuraman (2014), quais sejam: elementos tangíveis,confiabilidade,responsividade,competência, cortesia, credibilidade, garantia, acessibilidade, comunicação e entendimento do cliente. Os procedimentos metodológicos adotam caráter exploratório, descritivo e de campo, por meio de levantamento.Foram questionados 150 clientes de 30 salões de beleza da cidade de Sousa-PB. Entre as 10 dimensões, foram melhor avaliadas, na percepção os clientes: cortesia, comunicação e entendimento do cliente. De igual modo, a pesquisa revelou que os salões precisam dar mais atenção para a confiabilidade e para a competência.
Abstract: The growing demand for beauty services in Brazil, especially in recent years, has the sector and has required the formalization of organizations and professionals who operate in the area. In this context, the objective of the research was to know the perception of customers regarding the quality of the services offered by the thirty organizations associated with the Beauty SEBRAE Sousa-PB. The ten dimensions for the excellence in services explored by Zeithaml, Valarie and Parasuraman (2014), which are: tangible elements, reliability, responsiveness, competence, courtesy, credibility, guarantee, accessibility, communication and understanding of the client. The procedures methodological methods adopt an exploratory, descriptive and field character, by means of a survey. 150 customers from 30 beauty salons in the city of Sousa-PB were questioned. Between 10 dimensions, were better evaluated, in the perception of customers: courtesy, communication and customer understanding. Similarly, research has revealed that salons need to give more attention to reliability and competence.
Keywords: Salão de Beleza
Qualidade em Serviços
Núcleo da Beleza do Sebrae
Beauty Salon
Quality in Services
Sebrae Beauty Center
Formalização das Organizações e dos Profissionais
Profissionais de Beleza
Satisfação dos Clientes
Formalization of Organizations and Professionals
Beauty Professionals
Clients Satisfaction
???metadata.dc.subject.cnpq???: Administração
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15127
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