Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15135
Title: Fatores influentes no processo de ensino e aprendizagem sob a percepção dos discentes do curso de Ciências Contábeis UFCG - Sousa.
Other Titles: Influential factors in the teaching and learning process under the perception of students of the Accounting Sciences course at the Accounting Sciences Academic UFCG - SOUSA.
???metadata.dc.creator???: RODRIGUES, Agacicléia Dantas Braga.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: GUILHERME, Hipónio Fortes Guilherme
???metadata.dc.contributor.referee1???: MOURA, Adriana Sidralle Rolim.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SOUSA, Rozilene Lopes de.
Keywords: Ensino da Contabilidade no Brasil;Ensino - Aprendizagem;Perfil dos Discentes;Relacionamento Positivo;Influência;Tipos de Motivação;Accounting Education in Brazil;Teaching - Learning;Student Profile;Positive Relationship;Influence;Types of Motivation;Professores - Alunos;Teachers - Students
Issue Date: 20-Mar-2017
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: RODRIGUES, Agacicléia Dantas Braga. Fatores influentes no processo de ensino e aprendizagem sob a percepção dos discentes do curso de Ciências Contábeis da UFCG - Sousa. 2017. 88fl. – Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. – Sousa/PB – Brasil, 2017.
???metadata.dc.description.resumo???: O presente estudo teve como objetivo identificar os fatores que influenciam o processo de ensino-aprendizagem sob a percepção dos discentes do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG – Campus de Sousa). Trata-se de uma pesquisa de natureza descritiva e exploratória, com abordagem quali-quantitativa, constituída por uma amostra de 60 alunos de um total de 108 matriculados. O instrumento utilizado para a coleta dos dados, foi um questionário aplicado aos discentes, onde através da escala Likert de 5 pontos foi possível capturar os diversos níveis de concordância, e discordância dos respondentes. Os dados coletados foram tratados com auxílio do software SPSS. As variáveis mais influentes no processo de ensino-aprendizagem, sob a percepção dos discentes, são: “a disponibilização de materiais utilizados nas aulas”; “o bom relacionamento com os alunos” e “o nível das avaliações” (dimensão professor); “o relacionamento positivo com os professores e colegas de sala” e “a preparação para obter um bom resultado nas avaliações” (dimensão aluno); “debates de casos práticos, relacionados com a atualidade além da teoria” e “a apresentação e elaboração dos programas das disciplinas” (dimensão assunto); “as salas com instalações adequadas e equipamentos com recursos audiovisuais” e “a existência de monitores e auxiliares de ensino” (dimensão instituição). As atitudes dos alunos e dos professores que influenciam negativamente no processo ensino-aprendizagem, são: em relação ao professor, o excesso de conteúdo (sem exemplos e sem exercícios); e quanto ao aluno, a interação nas aulas. Dessa forma, infere-se que discussões sobre a melhoria no processo de ensino e aprendizagem em contabilidade podem ser fomentadas a partir da análise das variáveis estudadas.
Abstract: The present study aimed to identify the factors that influence the teaching-learning process under the perception of the students of the Accounting Sciences course of the Federal University of Campina Grande (UFCG - Campus de Sousa). It is a research of descriptive and exploratory nature, with a qualitative-quantitative approach, consisting of a sample of 60 students out of a total of 108 enrolled. The instrument used to collect the data was a questionnaire applied to the students, where through the 5-point Likert scale it was possible to capture the different levels of agreement, and disagreement of the respondents. The data collected were treated using SPSS software. The most influential variables in the teaching-learning process, under the perception of the students, are: "the availability of materials used in class"; "Good relationship with students" and "the level of assessments" (teacher dimension); "Positive relationship with teachers and classmates" and "preparation for a good assessment result" (student dimension); "Practical case debates, related to the actuality beyond the theory" and "the presentation and elaboration of the programs of the disciplines" (subject dimension); "The rooms with adequate facilities and equipment with audiovisual resources" and "the existence of monitors and teaching assistants" (institution size). The attitudes of students and teachers that negatively influence the teaching-learning process are: in relation to the teacher, the excess content (without examples and without exercises); And as for the student, the interaction in class. In this way, it is inferred that discussions about the improvement in the process of teaching and learning in accounting can be fomented from the analysis of the variables studied.
Keywords: Ensino da Contabilidade no Brasil
Ensino - Aprendizagem
Perfil dos Discentes
Relacionamento Positivo
Influência
Tipos de Motivação
Accounting Education in Brazil
Teaching - Learning
Student Profile
Positive Relationship
Influence
Types of Motivation
Professores - Alunos
Teachers - Students
???metadata.dc.subject.cnpq???: Contabilidade
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15135
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Ciências Contábeis - CCJS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AGACICLÉIA DANTAS BRAGA RODRIGUES - TCC C. CONTÁBEIS 2017.pdfAgacicléia Dantas Braga Rodrigues - TCC Ciências Contábeis 2017732.3 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.