Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15159
Title: Comercialização no perímetro irrigado Várzeas de Sousa-PB: um estudo nas culturas do coco e da banana.
Other Titles: Commercialization in the irrigated perimeter of Sousa - PB: a study in coconut and banana crops.
???metadata.dc.creator???: FONTES, Yan Ferreira.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: BARBOSA, Maria de Fátima Nóbrega.
Keywords: Comercialização;Competitividade;Coordenação;Commercialization;Competitiveness;Coordination;Produtos Agrícolas;Agricultural Products
Issue Date: 2016
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: FONTES, Yan Ferreira. Comercialização no perímetro irrigado Várzeas de Sousa-PB: um estudo nas culturas do coco e da banana. 2016. 68fl. – Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. – Sousa/PB – Brasil, 2016.
???metadata.dc.description.resumo???: A comercialização de produtos agrícolas é caracterizada por algumas particularidades como a alta dependência das condições climáticas, vida útil limitada dos produtos agrícolas,sazonalidade no consumo e produção. Este estudo tem como objetivo principal investigar os fatores contributivos para uma comercialização competitiva das culturas do coco e da banana no Perímetro Irrigado Várzeas de Sousa – PB. Esta pesquisa fundamenta-se no conceito de cadeia produtiva com ênfase no seu sistema de comercialização, restringindo-se a entender o processo de comercialização da produção, ou seja, o mercado primário das culturas. Algumas variáveis ganham destaque nesta pesquisa, como entender a formação do preço, quais as dificuldades encontradas no processo de comercialização pelos atores envolvidos e quais os principais mercados consumidores deste produto. O estudo tem como principal instrumento de coleta de dados, o formulário padronizado, que foi aplicado por meio de uma entrevista semi-estruturada com os produtores das culturas visando descrever as principais características deste segmento. O problema foi tratado através de uma abordagem qualitativa.A pesquisa de campo foi realizada entre agosto e setembro de 2016 e foram obtidos os seguintes resultados: Predomínio de chefes de família do sexo masculino, a maioria dos produtores trabalha entre 8 e 9 horas por dia, os mesmos são experientes no cultivo do coco,pois 77,7% declararam trabalhar com o fruto há mais de 5 anos e 88,9% deles tem renda de até 3 salários mínimos. O cultivo do coco verde é predominante em relação a banana, pois apenas 11% dos produtores revelaram não trabalhar com coco como produto principal. As cidades de São Paulo, Brasília e Recife configuraram-se como os principais mercados consumidores. Praticamente não existem contratos formais de comercialização. O setor enfrenta sazonalidade de preço, no verão preços altos e no inverno preços baixos. Em relação às principais dificuldades, a disponibilidade de água, retratada por 88,8% dos entrevistados.Os fatores que podem contribuir para uma comercialização competitiva nas culturas do coco e da banana no perímetro irrigado estão vinculados a existência de uma coordenação entre os diversos atores da cadeia agroindustrial.
Abstract: The agricultural products marketing is characterized by some special particularities such as high dependence on weather conditions, limited shelf life of agricultural products, and seasonality in consumption and production. This study has the main aim of investigate the contributory factors for a competitive marketing of coconut and banana cultivation in the Perímetro Irrigado das Várzeas de Sousa - PB. This research is based on the productive chain concept with an emphasis on the marketing system, restricted to understand the production marketing process, in other words, the primary cultivation market. Certain variables are highlighted in this research, as understand the pricing, what difficulties the involved actors found in the marketing process and which are the main consumer markets of this product. The study has the standardized form as the main data collection instrument, which was applied by means of a semi-structured interview with the cultivation producers, it aimed to describe the main features of this segment. The problem was handled through a qualitative approach. The field research was realized between August and September 2016 and the following results were obtained: the predominance of male heads of household, most of producers work between 8 and 9 hours a day, being experts in coconut cultivation. As 77,7% reported to work with the fruit for more than five years and 88.9% of them with the income of up to three minimum wages. With regard to the banana, the coconut cultivation is predominant, because only 11% of the producers reported not working with the coconut as their main product. As the primary consumer markets were configured the cities of São Paulo, Brasília e Recife. There are virtually no formal marketing contracts. The sector faces price seasonality, as high prices on the summer and the low prices on the winter. Regarding the major difficulties, the water availability was portrayed by 88.8% of the respondents. Factors that may contribute to a competitive market in coconut and banana crops in irrigated area are linked to the existence of coordination between the various actors in the agro-industrial chain.
Keywords: Comercialização
Competitividade
Coordenação
Commercialization
Competitiveness
Coordination
Produtos Agrícolas
Agricultural Products
???metadata.dc.subject.cnpq???: Administração
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15159
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Administração - CCJS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
YAN FERREIRA FONTES - TCC ADMINISTRAÇÃAO 2016.pdfYan Ferreira Fontes - TCC Administração 2016395.3 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.