Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/1516
Title: Estudo das relações afetivas e simbólicas dos usuários com o mobiliário popular.
Other Titles: Study of the Affective and Symbolic Relations of Users with Popular Furniture.
???metadata.dc.creator???: LINHARES, Fernando de Oliveira.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: MEDEIROS, Wellington Gomes de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: QUEIROZ, Shirley Gomes.
???metadata.dc.contributor.referee2???: WANDERLEY, Ingrid Moura.
Keywords: Mobiliário popular;Interação significante;Relações afetivas - design;Relação emocional usuário-produto;Dimensão estético-simbólica - Design;Interpretações semânticas - Design;Designe de móveis populares;Popular furniture;Significant Interaction;Affective Relationships - design;Estética do produto;Design Emocional
Issue Date: 15-Jun-2018
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: LINHARES, Fernando de Oliveira. Estudo das relações afetivas e simbólicas dos usuários com o mobiliário popular. 2018. 134f. (Dissertação de Mestrado em Design), Programa de Pós-graduação em Design, Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande – Paraíba – Brasil, 2018.
???metadata.dc.description.resumo???: Esta pesquisa aborda a relação emocional usuário-produto, tendo como objeto de estudo produtos que fazem parte do mobiliário popular, seguindo o princípio de que as relações afetivas que as pessoas desenvolvem com os produtos interferem não só na decisão de compra, mas também no sentimento de bem-estar e apego aos artefatos. Explorando a dimensão estético-simbólica, o estudo indaga sobre a influência da estética dos produtos do mobiliário-popular nas interpretações e associações semânticas e simbólicas dos usuários, objetivando investigar como ocorre a interação e a relação afetiva. Para isso, foi feita análise do público consumidor, considerando o seu perfil, analisando a mudança de hábitos e de consumo que se deu através do aumento significativo da renda e do acesso à informação nos últimos anos, levantando a hipótese de que os usuários e consumidores do mobiliário popular estão mais criteriosos quanto à avaliação do design desses produtos e das relações posteriores que eles desenvolvem com os mesmos. O método estudado abrangeu entrevistas e observações, e utilizou modelo da Interação Significante para classificar e caracterizar as respostas dos usuários nas dimensões prática e emocional. Os resultados do estudo levaram a conclusão de que as pessoas estão insatisfeitas com os produtos do mobiliário popular e, mesmo quando elegem produtos como seus preferidos, para a maior parte dos entrevistados, existe algum tipo de reclamação ou mudança que gostariam de realizar e, na maioria das vezes, essa alteração ou insatisfação está relacionada ao design do produto.
Keywords: Mobiliário popular
Interação significante
Relações afetivas - design
Relação emocional usuário-produto
Dimensão estético-simbólica - Design
Interpretações semânticas - Design
Designe de móveis populares
Popular furniture
Significant Interaction
Affective Relationships - design
Estética do produto
Design Emocional
???metadata.dc.subject.cnpq???: Design.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/1516
Appears in Collections:Mestrado em Design

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FERNANDO DE OLIVEIRA LINHARES - DISSERTAÇÃO PPGDesig 2018..pdfFernando de Oliveira Linhares - Dissertação PPGDesign 2018.9.76 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.