Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15169
Title: Avaliação neuropsicológica das habilidades metalinguísticas e funções executivas de crianças com dificuldades de aprendizagem: meta-análise.
Other Titles: Neuropsychological assessment of metalinguistic skills and executive functions of children with learning difficulties: meta-analysis.
???metadata.dc.creator???: GADELHA, Tayná Andrade.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: MELO, Monilly Ramos Araujo.
???metadata.dc.contributor.referee1???: AZEVEDO, Regina Lígia Wanderlei de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: BATISTA, José Roniere Morais.
Keywords: Avaliação neuropsicológica;Habilidades metalinguísticas - crianças;Funções executivas - crianças;Psicologia da criança;Psicologia infantil;Dificuldade de aprendizagem - crianças;Meta-análise - Psicologia;Crianças com dificuldade de aprendizagem;Consciência fonológica - crianças;Neuropsychological assessment;Metalinguistic skills - children;Executive functions - children;Child Psychology;Learning disability - children;Meta-analysis - Psychology;Children with learning difficulties;Phonological awareness - children
Issue Date: 22-Aug-2017
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: GADELHA, Tayná Andrade. Avaliação neuropsicológica das habilidades metalinguísticas e funções executivas de crianças com dificuldades de aprendizagem: meta-análise. 24f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Bacharelado em Psicologia, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Campus Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2017.
???metadata.dc.description.resumo???: Diante da problemática relacionada às dificuldades de aprendizagem, há dois elementos de fundamental importância a serem estudados e avaliados, as Funções executivas e as Habilidades metalinguísticas. As funções executivas (FE) referem-se a um conjunto integrado de habilidades que possibilitam ao sujeito planejar, direcionar, monitorar e sequenciar seus comportamentos de maneira independente, a fim de alcançar objetivos específicos. As habilidades metalinguísticas por sua vez, referem-se à capacidade de pensar a própria língua, que incluem as habilidades metalinguísticas sintática, semântica e fonológica. Os processos cognitivos envolvidos na leitura e na escrita estão relacionados, portanto, ao processamento fonológico, incluindo memória e consciência fonológica. Desse modo, a partir de uma revisão sistemática da literatura com meta-análise, objetivamos identificar quais habilidades metalinguísticas e funções executivas se sobressaem no contexto das dificuldades de aprendizagem. Foi realizado uma busca por estudos nas bases de dados PEPSIC, SCIELO, CAPES e BVS-PSI entre os anos de 2003 e 2015.A busca resultou na identificação de 146 estudos, tendo sido incluídas na análise, 24 pesquisas nacionais publicadas em português que abordavam as habilidades metalinguísticas e as FE em crianças com dificuldades de aprendizagem. Empreenderam-se análises estatísticas descritivas e correlacionais a partir do Statistical Package for Social Sciences (SPSS). Os resultados revelaram que falhas nas funções executivas e habilidades metalinguísticas resultam em dificuldades no processo de aprendizagem de crianças e que dentro da temática habilidades metalinguísticas um componente se sobressai em relação a aprendizagem, sendo este a consciência fonológica. Na literatura não existe um consenso teórico acerca de qual elemento da tríade das funções executivas se sobressai, no entanto, partindo dessa revisão sistemática, o controle inibitório se sobressaiu em relação as outras habilidades executivas. Conclui-se que utilizando meta-análise dos estudos, alcança-se um maior aprofundamento e objetividade acerca da temática.
Abstract: Regarding the problem related to learning difficulties, there are two elements of fundamental importance to be studied and evaluated, the Executive Functions and the Metalinguistic Skills. The Executive functions (EF) refers to an integrated set of skills that allows the subject to plan, direct, monitor and sequence their behavior independently, in order to achieve specific goals. The metalinguistic skills, in the other hand, refer to the ability to think the language itself, which include syntactic, semantic and phonological metalinguistic skills. The cognitive processes involved in reading and writing skills are, therefore, related to phonological processing, including memory and phonological awareness. Thus, from a systematic review of the literature with meta-analysis, we aimed to identify which metalinguistic abilities and executive functions stand out in the context of learning difficulties. A search for studies in the databases PEPSIC, SCIELO, CAPES and BVS-PSI between the years 2003 and 2015 was carried out. The search resulted in the identification of 146 studies, and has been included in the analysis 24 studies published in Brazil, using the portuguese language, which dealt with metalinguistic abilities and EFs in children with learning difficulties. Descriptive and correlational statistical analyzes were performed from the Statistical Package for Social Sciences (SPSS). The results revealed that failures in executive functions and metalinguistic skills result in difficulties in the children's learning process, and that within the theme metalinguistic skills a component stands in relation to learning, which is phonological awareness. In the literature there is no theoretical consensus as to which element of the triad of executive functions excels, however, from this systematic review, the inhibitory control excelled in relation to other executive abilities. It is concluded that using meta-analysis in this type of studies, one can reach a greater depth and objectivity in many subjects.
Keywords: Avaliação neuropsicológica
Habilidades metalinguísticas - crianças
Funções executivas - crianças
Psicologia da criança
Psicologia infantil
Dificuldade de aprendizagem - crianças
Meta-análise - Psicologia
Crianças com dificuldade de aprendizagem
Consciência fonológica - crianças
Neuropsychological assessment
Metalinguistic skills - children
Executive functions - children
Child Psychology
Learning disability - children
Meta-analysis - Psychology
Children with learning difficulties
Phonological awareness - children
???metadata.dc.subject.cnpq???: Psicologia.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15169
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Psicologia CCBS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TAYNÁ ANDRADE GADELHA - TCC PSICOLOGIA CCBS 2017.pdfTayná Andrade Gadelha - TCC Psicologia CCBS - 2017. 775.64 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.