Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15169
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDGADELHA, T. A.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1991363656147346pt_BR
dc.contributor.advisor1MELO, Monilly Ramos Araujo.-
dc.contributor.advisor1IDMELO, M. R. A.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3029090915971102pt_BR
dc.contributor.referee1AZEVEDO, Regina Lígia Wanderlei de.-
dc.contributor.referee2BATISTA, José Roniere Morais.-
dc.description.resumoDiante da problemática relacionada às dificuldades de aprendizagem, há dois elementos de fundamental importância a serem estudados e avaliados, as Funções executivas e as Habilidades metalinguísticas. As funções executivas (FE) referem-se a um conjunto integrado de habilidades que possibilitam ao sujeito planejar, direcionar, monitorar e sequenciar seus comportamentos de maneira independente, a fim de alcançar objetivos específicos. As habilidades metalinguísticas por sua vez, referem-se à capacidade de pensar a própria língua, que incluem as habilidades metalinguísticas sintática, semântica e fonológica. Os processos cognitivos envolvidos na leitura e na escrita estão relacionados, portanto, ao processamento fonológico, incluindo memória e consciência fonológica. Desse modo, a partir de uma revisão sistemática da literatura com meta-análise, objetivamos identificar quais habilidades metalinguísticas e funções executivas se sobressaem no contexto das dificuldades de aprendizagem. Foi realizado uma busca por estudos nas bases de dados PEPSIC, SCIELO, CAPES e BVS-PSI entre os anos de 2003 e 2015.A busca resultou na identificação de 146 estudos, tendo sido incluídas na análise, 24 pesquisas nacionais publicadas em português que abordavam as habilidades metalinguísticas e as FE em crianças com dificuldades de aprendizagem. Empreenderam-se análises estatísticas descritivas e correlacionais a partir do Statistical Package for Social Sciences (SPSS). Os resultados revelaram que falhas nas funções executivas e habilidades metalinguísticas resultam em dificuldades no processo de aprendizagem de crianças e que dentro da temática habilidades metalinguísticas um componente se sobressai em relação a aprendizagem, sendo este a consciência fonológica. Na literatura não existe um consenso teórico acerca de qual elemento da tríade das funções executivas se sobressai, no entanto, partindo dessa revisão sistemática, o controle inibitório se sobressaiu em relação as outras habilidades executivas. Conclui-se que utilizando meta-análise dos estudos, alcança-se um maior aprofundamento e objetividade acerca da temática.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Biológicas e da Saúde - CCBSpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqPsicologia.-
dc.titleAvaliação neuropsicológica das habilidades metalinguísticas e funções executivas de crianças com dificuldades de aprendizagem: meta-análise.pt_BR
dc.date.issued2017-08-22-
dc.description.abstractRegarding the problem related to learning difficulties, there are two elements of fundamental importance to be studied and evaluated, the Executive Functions and the Metalinguistic Skills. The Executive functions (EF) refers to an integrated set of skills that allows the subject to plan, direct, monitor and sequence their behavior independently, in order to achieve specific goals. The metalinguistic skills, in the other hand, refer to the ability to think the language itself, which include syntactic, semantic and phonological metalinguistic skills. The cognitive processes involved in reading and writing skills are, therefore, related to phonological processing, including memory and phonological awareness. Thus, from a systematic review of the literature with meta-analysis, we aimed to identify which metalinguistic abilities and executive functions stand out in the context of learning difficulties. A search for studies in the databases PEPSIC, SCIELO, CAPES and BVS-PSI between the years 2003 and 2015 was carried out. The search resulted in the identification of 146 studies, and has been included in the analysis 24 studies published in Brazil, using the portuguese language, which dealt with metalinguistic abilities and EFs in children with learning difficulties. Descriptive and correlational statistical analyzes were performed from the Statistical Package for Social Sciences (SPSS). The results revealed that failures in executive functions and metalinguistic skills result in difficulties in the children's learning process, and that within the theme metalinguistic skills a component stands in relation to learning, which is phonological awareness. In the literature there is no theoretical consensus as to which element of the triad of executive functions excels, however, from this systematic review, the inhibitory control excelled in relation to other executive abilities. It is concluded that using meta-analysis in this type of studies, one can reach a greater depth and objectivity in many subjects.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15169-
dc.date.accessioned2020-09-11T17:13:59Z-
dc.date.available2020-09-11-
dc.date.available2020-09-11T17:13:59Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectAvaliação neuropsicológica-
dc.subjectHabilidades metalinguísticas - crianças-
dc.subjectFunções executivas - crianças-
dc.subjectPsicologia da criança-
dc.subjectPsicologia infantil-
dc.subjectDificuldade de aprendizagem - crianças-
dc.subjectMeta-análise - Psicologia-
dc.subjectCrianças com dificuldade de aprendizagem-
dc.subjectConsciência fonológica - crianças-
dc.subjectNeuropsychological assessment-
dc.subjectMetalinguistic skills - children-
dc.subjectExecutive functions - children-
dc.subjectChild Psychology-
dc.subjectLearning disability - children-
dc.subjectMeta-analysis - Psychology-
dc.subjectChildren with learning difficulties-
dc.subjectPhonological awareness - children-
dc.subjectEvaluación neuropsicológica-
dc.subjectHabilidades metalingüísticas - niños-
dc.subjectFunciones ejecutivas - niños-
dc.subjectProblemas de aprendizaje - niños-
dc.subjectNiños con dificultades de aprendizaje-
dc.subjectConciencia fonológica - niños-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorGADELHA, Tayná Andrade.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeNeuropsychological assessment of metalinguistic skills and executive functions of children with learning difficulties: meta-analysis.pt_BR
dc.title.alternativeEvaluación neuropsicológica de habilidades metalingüísticas y funciones ejecutivas en niños con dificultades de aprendizaje: metanálisis.-
dc.identifier.citationGADELHA, Tayná Andrade. Avaliação neuropsicológica das habilidades metalinguísticas e funções executivas de crianças com dificuldades de aprendizagem: meta-análise. 2017. 24f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Bacharelado em Psicologia, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Campus Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15169pt_BR
dc.description.resumenFrente al problema relacionado con las dificultades de aprendizaje, existen dos elementos de fundamental importancia a ser estudiados y evaluados, las Funciones Ejecutivas y las Habilidades Metalingüísticas. Las funciones ejecutivas (FE) se refieren a un conjunto integrado de habilidades que permiten al individuo planificar, dirigir, monitorear y secuenciar sus comportamientos de forma independiente, para lograr objetivos específicos. Las habilidades metalingüísticas, a su vez, se refieren a la capacidad de pensar el propio idioma, que incluyen habilidades metalingüísticas sintácticas, semánticas y fonológicas. Los procesos cognitivos involucrados en la lectura y la escritura están por lo tanto relacionados con el procesamiento fonológico, incluyendo la memoria y la conciencia fonológica. Así, a partir de una revisión sistemática de la literatura con metaanálisis, nos propusimos identificar qué habilidades metalingüísticas y funciones ejecutivas se destacan en el contexto de las dificultades de aprendizaje. Se realizó una búsqueda de estudios en las bases de datos PEPSIC, SCIELO, CAPES y BVS-PSI entre los años 2003 y 2015. La búsqueda resultó en la identificación de 146 estudios, incluidos 24 estudios nacionales publicados en portugués que abordaron habilidades metalingüísticas y FE en niños con dificultades de aprendizaje. Se realizaron análisis estadísticos descriptivos y correlacionales utilizando el Paquete Estadístico para Ciencias Sociales (SPSS). Los resultados revelaron que las fallas en las funciones ejecutivas y las habilidades metalingüísticas traen como consecuencia dificultades en el proceso de aprendizaje de los niños y que dentro del tema de las habilidades metalingüísticas se destaca un componente con relación al aprendizaje, que es la conciencia fonológica. En la literatura no existe un consenso teórico sobre qué elemento de la tríada de funciones ejecutivas se destaca, sin embargo, con base en esta revisión sistemática, el control inhibitorio se destacó en relación con otras habilidades ejecutivas. Se concluye que utilizando el meta-análisis de los estudios se logra una mayor profundidad y objetividad sobre el tema.-
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Psicologia CCBS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TAYNÁ ANDRADE GADELHA - TCC PSICOLOGIA CCBS 2017.pdfTayná Andrade Gadelha - TCC Psicologia CCBS 2017459.24 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.