Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15183
Title: | As possibilidades e os limites das discussões de gênero no ensino de sociologia numa escola da rede estadual em Caruaru-PE |
Other Titles: | The possibilities and limits of gender discussions in the teaching of sociology at a state school in Caruaru-PE |
???metadata.dc.creator???: | Monica Maria de, ALMEIDA. |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | OLIVEIRA, Tânia Régia Filgueiras de. |
???metadata.dc.contributor.referee1???: | Maria Assunção Lima de, PAULO. |
???metadata.dc.contributor.referee2???: | Elisabeth Christina de Andrade, LIMA. |
Keywords: | Educação;Ensino de Sociologia;Gênero;Juventude;Education;Sociology Teaching;Genre;Youth;Ensino Médio;Escola Pública;High school;Public school;Movimento Feminista;Violência de Gênero;Feminist Movement;Gender Violence |
Issue Date: | 31-Jul-2020 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | ALMEIDA, Monica Maria de. As possibilidades e os limites das discussões de gênero no ensino de sociologia numa escola da rede estadual em Caruaru-PE.156f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Programa de Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2020. |
???metadata.dc.description.resumo???: | A presente Dissertação objetivou analisar como a categoria de gênero é trabalhada no Ensino Médio em uma escola pública estadual integral de Ensino Médio no município de Caruaru/PE, com ênfase no ensino de Sociologia. Como métodos de coleta de dados foram utilizados questionários, entrevistas e grupos focais, todos realizados de forma presencial. Como eixos teóricos, fizemos uso das contribuições de alguns autores que têm se aprofundado sobre os estudos de gênero e suas relações de dominação e sobre o Ensino de Sociologia, destacando, entre eles: Louro, Scott, Foucault, Bodart, Handfas, Maçaira e Fraga. Foram utilizados também alguns documentos oficiais que tratam dos regulamentos sobre o ensino de sociologia. Neste trabalho destacamos a importância, cada vez mais acentuada, da compreensão dos aspectos que estão conectados nas relações de gênero, como as formas de controle e dominação, que muitas vezes se repercutem em práticas de violência. Referimo-nos, especialmente, às relações desiguais e conflituosas entre mulheres e homens. Nesse sentido, tendo em vista que a formação dos jovens se inicia na escola, ressaltamos o papel da educação escolar, no ensino básico, como crucial na abordagem sobre gênero, particularmente através do ensino de sociologia. Ao final do nosso trabalho, apresentamos algumas proposições, com base nas reflexões provocadas a partir das leituras e dos resultados da nossa pesquisa, que visam contribuir na sistematização de um trabalho efetivo na escola (especificamente no ensino de sociologia) sobre a temática de gênero. |
Abstract: | The present dissertation aimed to analyze how the gender category is worked in high school in a public state school full of high school in the city of Caruaru / PE, with an emphasis on teaching sociology. As a method of data collection, questionnaires, interviews and focus groups were used, all carried out in person. As theoretical axes, we made use of the contributions of some authors who have deepened on gender studies and their relations of domination and on the Teaching of Sociology, highlighting, among them: Louro, Scott, Foucault, Bodart, Handfas, Maçaira and Fraga. Some official documents dealing with the regulations on teaching sociology were also used. In this work, we highlight the importance, increasingly accentuated, of understanding the aspects that are connected in gender relations, such as the forms of control and domination, which often have repercussions on practices of violence. We refer, in particular, to unequal and conflicting relationships between women and men. In this sense, considering that the training of young people starts at school, we emphasize the role of school education in basic education, as crucial in addressing gender, particularly through the teaching of sociology. At the end of our work, we present some propositions, based on the reflections provoked from the readings and the results of our research, which aim to contribute to the systematization of effective work in school (specifically in the teaching of sociology) on the theme of gender. |
Keywords: | Educação Ensino de Sociologia Gênero Juventude Education Sociology Teaching Genre Youth Ensino Médio Escola Pública High school Public school Movimento Feminista Violência de Gênero Feminist Movement Gender Violence |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | Educação Sociologia |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15183 |
Appears in Collections: | Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional - Campus de Campina Grande |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
MONICA MARIA DE ALMEIDA – DISSERTAÇÃO (PROFSOCIO) 2020.pdf | Monica Maria de Almeida - Dissertação (PROFSOCIO) CH 2020 | 872.38 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.