Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15183
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDALMEIDA, M. M.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0989307682558804pt_BR
dc.contributor.advisor1OLIVEIRA, Tânia Régia Filgueiras de.-
dc.contributor.advisor1IDOLIVEIRA, T. R.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8611716751922688pt_BR
dc.contributor.referee1Maria Assunção Lima de, PAULO.-
dc.contributor.referee1IDPAULO, Maria de Assunçao Lima de.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8362829612160567pt_BR
dc.contributor.referee2Elisabeth Christina de Andrade, LIMA.-
dc.contributor.referee2IDLIMA, E. C. DE A.pt_BR
dc.description.resumoA presente Dissertação objetivou analisar como a categoria de gênero é trabalhada no Ensino Médio em uma escola pública estadual integral de Ensino Médio no município de Caruaru/PE, com ênfase no ensino de Sociologia. Como métodos de coleta de dados foram utilizados questionários, entrevistas e grupos focais, todos realizados de forma presencial. Como eixos teóricos, fizemos uso das contribuições de alguns autores que têm se aprofundado sobre os estudos de gênero e suas relações de dominação e sobre o Ensino de Sociologia, destacando, entre eles: Louro, Scott, Foucault, Bodart, Handfas, Maçaira e Fraga. Foram utilizados também alguns documentos oficiais que tratam dos regulamentos sobre o ensino de sociologia. Neste trabalho destacamos a importância, cada vez mais acentuada, da compreensão dos aspectos que estão conectados nas relações de gênero, como as formas de controle e dominação, que muitas vezes se repercutem em práticas de violência. Referimo-nos, especialmente, às relações desiguais e conflituosas entre mulheres e homens. Nesse sentido, tendo em vista que a formação dos jovens se inicia na escola, ressaltamos o papel da educação escolar, no ensino básico, como crucial na abordagem sobre gênero, particularmente através do ensino de sociologia. Ao final do nosso trabalho, apresentamos algumas proposições, com base nas reflexões provocadas a partir das leituras e dos resultados da nossa pesquisa, que visam contribuir na sistematização de um trabalho efetivo na escola (especificamente no ensino de sociologia) sobre a temática de gênero.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.programMESTRADO PROFISSIONAL DE SOCIOLOGIA EM REDE NACIONAL - CAMPINA GRANDEpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.subject.cnpqSociologiapt_BR
dc.titleAs possibilidades e os limites das discussões de gênero no ensino de sociologia numa escola da rede estadual em Caruaru-PEpt_BR
dc.date.issued2020-07-31-
dc.description.abstractThe present dissertation aimed to analyze how the gender category is worked in high school in a public state school full of high school in the city of Caruaru / PE, with an emphasis on teaching sociology. As a method of data collection, questionnaires, interviews and focus groups were used, all carried out in person. As theoretical axes, we made use of the contributions of some authors who have deepened on gender studies and their relations of domination and on the Teaching of Sociology, highlighting, among them: Louro, Scott, Foucault, Bodart, Handfas, Maçaira and Fraga. Some official documents dealing with the regulations on teaching sociology were also used. In this work, we highlight the importance, increasingly accentuated, of understanding the aspects that are connected in gender relations, such as the forms of control and domination, which often have repercussions on practices of violence. We refer, in particular, to unequal and conflicting relationships between women and men. In this sense, considering that the training of young people starts at school, we emphasize the role of school education in basic education, as crucial in addressing gender, particularly through the teaching of sociology. At the end of our work, we present some propositions, based on the reflections provoked from the readings and the results of our research, which aim to contribute to the systematization of effective work in school (specifically in the teaching of sociology) on the theme of gender.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15183-
dc.date.accessioned2020-09-12T12:08:25Z-
dc.date.available2020-07-31-
dc.date.available2020-09-12T12:08:25Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEnsino de Sociologiapt_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectJuventudept_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectSociology Teachingpt_BR
dc.subjectGenrept_BR
dc.subjectYouthpt_BR
dc.subjectEnsino Médiopt_BR
dc.subjectEscola Públicapt_BR
dc.subjectHigh schoolpt_BR
dc.subjectPublic schoolpt_BR
dc.subjectMovimento Feminista-
dc.subjectViolência de Gênero-
dc.subjectFeminist Movement-
dc.subjectGender Violence-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorMonica Maria de, ALMEIDA.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe possibilities and limits of gender discussions in the teaching of sociology at a state school in Caruaru-PEpt_BR
dc.identifier.citationALMEIDA, Monica Maria de. As possibilidades e os limites das discussões de gênero no ensino de sociologia numa escola da rede estadual em Caruaru-PE.156f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Programa de Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2020.pt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional - Campus de Campina Grande

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MONICA MARIA DE ALMEIDA – DISSERTAÇÃO (PROFSOCIO) 2020.pdfMonica Maria de Almeida - Dissertação (PROFSOCIO) CH 2020872.38 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.